Últimos dias para se inscrever no processo seletivo da Escola de Arte Dramática

Tradicional escola de formação de atores e atrizes recebe inscrições até 4 de novembro às 12h; ao menos 20% das vagas são para pessoas autodeclaradas PPI

Comunidade

De 1º de outubro até 4 de novembro de 2024, ao meio-dia, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo 2024-2025 da Escola de Arte Dramática (EAD). São 20 vagas para a 77ª turma do curso de Formação de Atores, que é de nível técnico e tem duração de oito semestres. Para se inscrever é preciso ter no mínimo Ensino Médio completo ou equivalente. 

Ao menos 20% das vagas são reservadas para candidatas e candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI). A autodeclaração será submetida à confirmação pela Comissão de Heteroidentificação, composta por professores e funcionários da EAD. 

O processo seletivo terá três etapas eliminatórias, todas realizadas presencialmente. São elas: 

  • Exame de interpretação, com base em uma cena de livre escolha da pessoa candidata; 
  • Exame público de interpretação, com base em cena extraída de textos indicados no edital; 
  • Práticas coletivas e atuação, etapa composta por atividade teórica e práticas específicas do trabalho do ator, definidas a critério da banca examinadora.

Para participar do processo seletivo é necessário preencher a ficha de inscrição e pagar uma taxa no valor de 100 reais. Não serão aceitos pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição, independentemente do motivo. 

Saiba mais sobre as inscrições e o processo seletivo no edital

 

Foto de um grupo de pessoas em um palco, ao redor de uma mesa, examinando um grande papel com uma planta. Ao centro, uma pessoa fala e gesticula apontando para o papel, enquanto todas olham. Uma delas faz anotações em um bloco. No topo da imagem, os refletores no teto.
Ensaio do espetáculo Doze Cabeças e Uma Sentença, da turma 74 da EAD. Foto: Amanda Ferreira / LAC ECA USP. 

 

Sobre a Escola de Arte Dramática

A Escola de Arte Dramática, a EAD,  é uma escola técnica de formação de atores e atrizes, fundada em 1948 por Alfredo Mesquita, no contexto de um movimento de transformação institucional e cultural instaurado em São Paulo, mas como um projeto de alcance nacional,  iniciado com a fundação da USP em 1934, e ganhando forma no âmbito artístico com a abertura do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) em 1948 e da Companhia Vera Cruz de Cinema, em 1949. 

Desde então, a Escola se estabeleceu como plataforma para gerações de artistas que deixaram sua marca no teatro, no cinema e na televisão brasileiras. No esforço de compreender e produzir condições para a cena, a EAD de Alfredo Mesquita abriu-se também ao campo da crítica, da dramaturgia, da cenografia e do figurino. De sua primeira turma, saíram artistas que participaram da fundação do Teatro de Arena, um dos mais importantes grupos teatrais das décadas de 50 e 60.

Em 1969 a EAD foi integrada à USP, participando da formação da então Escola de Comunicações Culturais (ECC), atual Escola de Comunicações e Artes (ECA), e fornecendo alguns dos elementos que conformariam o então Departamento de Teatro, atual Departamento de Artes Cênicas (CAC), que sedia o curso de Artes Cênicas da ECA, de nível superior. No entanto, a formação de atores e atrizes oferecida pela EAD permanece até hoje em nível técnico, de modo a garantir à Escola de Arte Dramática a especificidade de seu trabalho. 

 

 

Atualizado em 1 de novembro para mudança do título.

 

 


Imagem de capa: ensaio da peça Entre o Chão e o Céu Existe um Abismo, espetáculo de formatura da turma 73 da EAD. Foto: Amanda Ferreira / LAC ECA USP.