Vida acadêmica on-line
Nesta seção, você fica sabendo como foi a adaptação ao ensino e trabalho remoto em diferentes frentes de atuação: relatos de experiências de ensino, desafios do trabalho em casa, alternativas ao intercâmbio tradicional e uma retrospectiva dos principais eventos online realizados durante a pandemia.
adaptação ao ensino e trabalho remoto

Cursos e materiais gratuitos possibilitam o estudo e a pesquisa online

Docentes da ECA compartilham experiências sobre o ensino remoto
Em toda a USP foram necessários, em média, até dois meses para a adaptação do corpo docente ao ensino remoto. Em meio a tantas novidades e dificuldades, os professores precisaram traçar novas rotas para o desenvolvimento das aulas e repensar os métodos de avaliação dos estudantes. Para compartilhar essas experiências e estratégias, a Diretoria da ECA promoveu o encontro Ensino Remoto em Tempos de Pandemia.
Conheça estratégias e experiências do corpo docente da ECA para as aulas online.

Como é ser mulher na ECA durante uma pandemia
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) da ECA promoveu uma roda de conversa entre mulheres para compartilhar experiências e pensamentos durante o duro período da pandemia. Ficou evidente, segundo a CDH, o desejo de mobilização das alunas, professoras e funcionárias para o combate às desigualdades de gênero.

Cursos de artes adaptam provas específicas do vestibular
Para ingressar em alguns cursos de Artes da ECA pela Fuvest, os vestibulandos costumavam realizar provas de habilidades específicas, além das duas fases teóricas. Porém, com a pandemia, esse sistema de avaliação foi afetado, e cada curso precisou se adaptar ao novo momento, seja cancelando as provas, seja tornando essa etapa digital.

E o intercâmbio?
A paralisação dos editais de intercâmbio foi inevitável durante a pandemia de covid-19. A deliberação da Comissão de Relações Internacionais (CRInt) da ECA levou em conta a gravidade da pandemia dentro e fora do país e procurou priorizar a saúde física e mental dos estudantes. Confira mais detalhes sobre a decisão.
Preparando-se para o retorno, a CRInt realizou uma pesquisa entre os discentes para identificar dúvidas sobre intercâmbio. Em 2022, a mobilidade foi finalmente retomada. Saiba quais são os convênios da ECA com instituições estrangeiras.

A ECA e os desafios do "futuro agora"
Neste texto, a diretora da ECA Brasilina Passarelli comenta alguns dos projetos realizados na Escola durante a pandemia. A docente comenta algumas de suas percepções e destaca a atuação do instituto na construção de um ambiente de aprendizagem, experimentação e desenvolvimento de projetos de intervenção social. Ela acredita que, com as parcerias necessárias, é possível expandir novas maneiras de aprender, ensinar e criar.
migrando para o online

Cultura brasileira foi tema de workshops para estudantes estrangeiros
A série de workshops Culturas Brasileiras: Comunicação e Artes foi elaborada pela CRInt para potencializar a internacionalização da Escola durante a pandemia. Com aulas online e ministradas em inglês, os cursos abordaram temas como cinema brasileiro, mídia e gênero, teatro, música e outros.

Na pandemia, empresa júnior acelera inserção digital
A ECA Jr. é a empresa júnior desenvolvida pelos estudantes do CRP, o Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo. Com o início da pandemia, todas as atividades da agência deixaram de ser realizadas na ECA e passaram a ser feitas remotamente pelos estudantes, que estavam espalhados por todo país. Mesmo com a distância, os "juniores" foram capazes de manter o crescimento da empresa e ampliar seu alcance.

O desafio de desenvolver uma campanha para recepção online
“A USP transforma você transforma a USP” foi o lema de boas-vindas aos calouros de 2021. Elaborado por estudantes de Publicidade e Propaganda, o projeto destaca a relação bilateral entre estudantes e a Universidade, que se complementam das mais diversas maneiras. A campanha também valoriza as diferenças regionais-culturais e as políticas inclusivas de ingresso.
Conheça a campanha criada por estudantes da ECA para receber os ingressantes de toda a USP.
retrospectiva

2020: o ano dos eventos online
Foi através das telas que mais de 8 mil pessoas acompanharam a programação elaborada pela ECA para os dois dias da Feira da USP voltada aos vestibulandos. Durante as transmissões, membros de diversas áreas e departamentos da Escola conversaram com os espectadores, apresentaram os cursos e tiraram dúvidas sobre a Universidade. Leia a opinião de docentes que participaram da Feira e assista às exposições na íntegra.
Além da Feira, a ECA organizou outros eventos virtuais em 2020. Dentre outros, a Escola realizou o Fazendo e Desfazendo Gênero, o Obitel 2020, o Encontro Nacional de Professores de Jornalismo e o Seminário Impactos da Pandemia no Turismo.
Confira os principais eventos online organizados pela ECA em 2020.

2021: eventos online ampliam alcance de público
Em 2021, um mundo híbrido foi instaurado. Nesse cenário, a ECA prosseguiu com os eventos digitais iniciados em 2020 e, conforme as restrições sanitárias eram flexibilizadas, deu os primeiros passos rumo à volta ao presencial. Em abril, por exemplo, a Semana de Recepção aos calouros foi 100% online. Já em novembro, a Orquestra de Câmara da ECA-USP finalmente retornava aos palcos.
Conheça outras palestras, cursos, concertos e peças teatrais organizados pela Escola em 2021.

ECA em Números traz panorama das atividades da ECA
583 produções intelectuais foram cadastradas no Dedalus. 150 e-books foram lançados. 377 bolsas concedidas. 96 eventos organizados. Esses e outros dados foram reunidos no levantamento ECA em Números de 2020, que buscou fazer constatações sobre o desenvolvimento da Escola durante a pandemia. Sobre esse período, publicamos reportagens sobre as pesquisas da ECA que foram notícia no site e lembramos algumas das publicações de docentes e estudantes. Em 2021, a digitalização se manteve presente: o site da ECA teve mais de 620 mil visualizações e a escola já soma mais de 48 mil seguidores nas redes sociais.
Tenha acesso aos números da ECA nas edições de 2020 e de 2021 do anuário ECA em Números.