Cursos e materiais gratuitos possibilitam o estudo e a pesquisa online
USP e outras universidades brasileiras e estrangeiras disponibilizam cursos em várias áreas, que abrangem conhecimentos de nível médio a pós-graduação
Com a suspensão de aulas e demais atividades presenciais em diversas universidades do Brasil e do mundo, estudantes e pesquisadores precisam adaptar-se a uma nova rotina. Para garantir a continuidade da formação e da pesquisa acadêmica durante a quarentena, muitas instituições de ensino superior têm disponibilizado, gratuitamente, uma variedade de opções de cursos e materiais. Confira a seguir:
É possível ter acesso a cursos da USP em quatro plataformas diferentes: o portal e-Aulas, o Canal USP no Youtube, o canal UnivespTV no Youtube e o portal Coursera. Os cursos estão disponíveis em formato de texto, vídeo, áudio e apresentações, e alguns fornecem certificado após o término das aulas.
Além dos conteúdos para estudantes de graduação e pós-graduação, o e-Aulas oferece materiais com foco no vestibular para alunos do ensino médio. Esses cursos são fruto de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e o Cursinho Pré-Vestibular da Poli. Para participar, os interessados devem se inscrever no portal.
Acesse esta página do Jornal da USP para saber mais sobre as opções de cursos online da Universidade.
A USP possui diversos sites e portais que permitem a consulta e o download de teses, dissertações, revistas e livros produzidos por docentes e pesquisadores da Universidade, além de artigos de outros autores publicados em revistas nacionais e internacionais. A Biblioteca da ECA fez um post em seu blog com dicas valiosas para acessar todo este conteúdo de maneira simples e eficiente. Confira no link.
Na hora de colocar os resultados da pesquisa no papel, pode ser desafiador lidar com normas como as da ABNT, citações e o próprio vocabulário acadêmico. Ainda mais em um idioma diferente do português. Pensando nisso, a Agência USP de Cooperação Acadêmica e Internacional (AUCANI) e a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) criaram um programa de tutoria para escrita acadêmica em português, inglês e francês.
A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) lançou uma iniciativa que visa estimular o consumo online de cultura durante o período de quarentena. O USP Cultura em Casa é uma página que reúne diversas opções de entretenimento e conhecimento, com destaque para concertos da Orquestra Sinfônica da USP, o acervo virtual da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e os documentários produzidos pelo Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA). Visite a página e saiba mais.

O site Unesp Aberta traz conteúdos em mais de 70 temas em Ciências Humanas, Exatas e Biológicas. Há vídeos nas áreas de Comunicação, Informação, Educação e Patrimônio Artístico e Cultural. Clique aqui e conheça.
A tradicional instituição inglesa tem um portal de conteúdo aberto com aulas em vídeo e podcasts sobre as mais diversas áreas do conhecimento, incluindo Comunicação e Artes. Todos os materiais são em inglês. Conheça o site.
Fundado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e pela Universidade Harvard, o portal edX reúne cursos em vídeo produzidos por estas e outras prestigiadas instituições de ensino superior do mundo, como o Berklee College of Music, a Universidade de Sorbonne e a Universidade de Kyoto.
Dedicado a todas as áreas do conhecimento, o site possui mais de 2400 cursos gratuitos em diversas línguas, com predominância do inglês. Há emissão de certificado, por meio de pagamento em dólares. Acesse.
A Universidade de Cambridge oferece cursos de inglês por meio da plataforma sem fins lucrativos Cambridge English Language Assessment. Com uma interface elaborada para o público brasileiro, o site disponibiliza conteúdos como lições rápidas, games e testes para todos os níveis de conhecimento do idioma. Clique aqui e conheça.
Já a Unesp tem um curso de escrita em língua inglesa, voltado para as situações sociais de uso do idioma. Além de textos e vídeos, o curso conta com um fórum em que os participantes podem exercitar e aprimorar sua capacidade de diálogo na língua. Saiba mais no link.