CCA | Departamento de Comunicações e Artes



Projetos levam práticas educomunicativas a estudantes do Ensino Médio e agentes de saúde

Estudantes da ETEC Cepam produziram vídeo sobre o Novo Ensino Médio e agentes de saúde foram capacitados para ações de combate à dengue, covid-19 e outras doenças

Comunidade
insert alt
Alunos da ETEC Cepam no projeto Vivências Educomunicativas – Foto: Divulgação/NCE USP.

Desde 2021, foi firmada uma parceria entre a Licenciatura em Educomunicação da ECA USP e a Escola Técnica Estadual (ETEC) do Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam), que fica dentro do campus da Cidade Universitária, no Butantã. O objetivo é fortalecer o ecossistema educomunicativo para a comunidade acadêmica da USP e os estudantes secundaristas através de formação técnica de curta duração. O resultado foi a produção de um vídeo sobre o Novo Ensino Médio, listando as contribuições e contrapontos do novo currículo articulado nas escolas brasileiras. O vídeo Vivências Educomunicativas – ETEC Cepam/ECA está disponível no canal do Youtube da escola.

O trabalho foi produzido no pré-projeto científico Vivências Educomunicativas, com apoio do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da USP, a partir de bolsas na modalidade Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), disponibilizado com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto contou com a participação de três bolsistas estudantes do Ensino Médio, com o auxílio de três estagiários discentes da Licenciatura de Educomunicação da ECA, e apoio de dois professores da ETEC, sob a orientação do professor Claudemir Edson Viana, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA)

A produção foi realizada em 2023, quando os secundaristas usufruíram da estrutura do CCA, como o laboratório de informática e edição. De acordo com Claudemir, a principal proposta da iniciativa dentro da ETEC é promover um mergulho nas práticas e análises educomunicativas, a fim de gerar discussões sobre a temática, com uma perspectiva ativa de diálogo e escuta entre os discentes. “Estamos aprendendo muito com estas experiências, e estamos avançando nos trabalhos de sistematização das aprendizagens e criações para contribuir para o debate nacional sobre como a Educomunicação pode estar no Novo Ensino e Médio e Técnico”, comenta.

O vídeo sobre o Novo Ensino Médio foi gravado pelas estudantes do ensino médio técnico Isabel Sousa (15), Sofia Lima (16) e Ana Carolina durante a primeira edição do projeto (setembro de 2022 a agosto de 2023) e a segunda edição, em andamento desde setembro de 2023, vem contando com o apoio do estudante do ensino técnico Mickael da Silva (26). O material apresenta entrevistas entre os estudantes do Ensino Médio da ETEC Cepam, com a participação de professores e da gestão escolar para apresentarem o seu ponto de vista sobre a nova proposta de ensino ofertada pelo governo federal, listando as contribuições e contrapontos do novo currículo articulado nas escolas brasileiras. 

 

insert alt
Alunos em gravação de vídeo sobre o Novo Ensino Médio – Foto: Divulgação/NCE USP.

 

 

Aprendizado contínuo 

A construção do conhecimento passa por diversos caminhos, entre eles, a prática contínua daquilo que é apresentado como ensino. Esse é um dos aspectos importantes ressaltados pela estudante Isabela Sousa, do 2° ano do ensino médio técnico em Serviços Jurídicos e integrante do projeto. “Eu ingressei no projeto sem saber mexer em uma câmera de filmagem. Mas, ao longo dos meses, eu e minhas duas colegas fomos aprendendo a planejar, coordenar e analisar atividades educativas no nosso próprio meio, a lidar com desafios práticos e a trabalhar em equipe de forma eficaz, através de uma comunicação que também lapidamos juntas”, compartilha Isabela.

Já para a estudante Sofia Maria, do 2° ano do ensino médio técnico em Serviços Públicos, a experiência trouxe a oportunidade de entender a fundo um tema que impacta diretamente na rotina dos estudantes secundaristas. “Um dos meus maiores desafios para abordar o Novo Ensino Médio era que eu não sabia praticamente nada sobre o assunto quando decidimos abordá-lo, então tive que pesquisar e formar uma opinião crítica enquanto desenvolvia o projeto”, comenta a estudante. 

Enquanto o desafio era ingressar em um mundo novo, compreendendo a criticidade sobre o assunto e também as ferramentas para conseguir promover esse criticismo para outros colegas dentro e fora da escola, as estudantes receberam o apoio dos estagiários da Licenciatura em Educomunicação no projeto, que executaram as etapas ao lado delas, auxiliando em toda a construção do projeto. 

 

insert alt
Atividades fazem parte de projeto de pré-iniciação científica – Foto: Divulgação/NCE USP.

 

Segundo Andrew Urbano, discente da licenciatura em Educomunicação da ECA e estagiário do projeto, a proposta de discutir o tema do novo ensino médio partiu diretamente das estudantes secundaristas. “Tivemos um trabalho de pesquisa, com uma oficina para capacitar as estudantes, para que entendessem aspectos mais técnicos de uma gravação. Como manejar uma câmera, como operar o gravador de som. Posteriormente, realizamos a edição em conjunto. Desse jeito, tivemos essa construção do processo com elas do início ao fim do vídeo”, conta. 

Para o estagiário e estudante da licenciatura em Educomunicação Vinicius Casemiro, a experiência foi enriquecedora, principalmente com a diversidade de olhares de estudantes de diferentes cursos para a construção do projeto. “Realizamos reflexões junto com essas três estudantes do Cepam de diferentes turnos do ensino médio e assim elas foram afunilando até chegar a esse tema do Novo Ensino Médio e da realização de um video”, afirma Vinicius.

Com um olhar direcionado para as práticas educomunicativas, o estagiário e discente da Licenciatura em Educomunicação Danilo Restaino, que esteve presente ao longo de todo o projeto com as bolsistas, reforça a importância de compreender o cenário para a execução de toda a proposta apresentada. “O processo completo, que demandou mais do que só o produto, foi essencial para também criar essa relação com os estudantes, com os professores, com a administração da escola, com a geração do produto. Então, é preciso criar mesmo esse ecossistema comunicativo que nem sempre vai ser como planejado. É essencial cuidar de algumas etapas para conseguir realizar esse produto final por meio de um processo educomunicativo”, explana. 

Veja abaixo o vídeo Vivências Educomunicativas – ETEC Cepam/ECA:

 

 

Práticas educomunicativas na promoção da saúde pública

Desde 2019, o projeto Educom.Saúde - SP capacita profissionais de saúde em práticas educomunicativas com o objetivo de fortalecer o combate a doenças como dengue e covid-19. A iniciativa é resultado de  uma parceria entre a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, o Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da ECA USP e a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom)

Por meio de aulas ministradas à distância e alguns encontros presenciais, agentes de saúde de diversas cidades paulistas aprendem a utilizar princípios e ferramentas da educomunicação nas ações de vigilância em saúde que realizam junto à população. O curso é elaborado e realizado por docentes da ECA e outros profissionais e  pesquisadores da área de Educomunicação.

Segundo Ismar de Oliveira Soares, docente sênior do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), “o projeto busca fornecer subsídios e metodologias para que os agentes de saúde, principalmente os que trabalham na base, nos municípios, possam adquirir metodologias de como articular as informações com a comunidade, especialmente com crianças, adolescentes e com os adultos que trabalham reunidos em grupos como associações de moradores, associações de cultura, igrejas e escolas, para que se alinhem na política do estado, no sentido da defesa da saúde pública como interesse comum.” O professor Claudemir Edson Viana, também do CCA, complementa: “Educação como objetivo e comunicação como eixo de prática formativa e em serviço desses profissionais.”

Ao longo da formação, os cursistas elaboram um plano de ações educomunicativas para implementar em seus municípios, que podem abranger a produção de vídeos, podcasts e outros conteúdos junto com os munícipes, além de outras atividades. Após o término do curso, os agentes de saúde ainda contam com suporte e consultoria do projeto durante a implementação do plano. 

O Educom.Saúde-SP  ganhou um  vídeo produzido por Bruna Cantuária, Jade Castilho, Leticia Barros, Patricia Jatobá, Vinícius Casimiro e Raquel Gattermeyer  como trabalho final da disciplina Estratégias de Produção Audiovisual em Projetos Educomunicacionais, da Licenciatura em Educomunicação. Confira o resultado e saiba mais sobre o projeto:

 

 

 

Trecho sobre o projeto Vivências Educomunicativas publicado originalmente no Jornal da USP.

 

 

Imagem de capa: projeto Vivências Educomunicativas e Educom.Saúde - SP. Divulgação/NCE ECA USP.