CMU | Departamento de Música



Com vídeo novo, OCAM lança campanha de arrecadação para moradores de rua

Iniciativa beneficiará acolhidos pela Pastoral do Povo da Rua, coordenada pelo Padre Júlio Lancellotti

Comunidade

A Orquestra de Câmara da ECA (OCAM) acaba de lançar Olho da Rua, um curta-metragem que visa chamar atenção para o aumento da desigualdade social na pandemia e incentivar ações de solidariedade, principalmente para a população de rua. O vídeo tem concepção e direção artística do maestro Gil Jardim, diretor da Orquestra e professor do Departamento de Música (CMU). 

Após o lançamento, em 2020, de Temos Por Quem Lutar, Inumeráveis, Pai Grande e Raízes Profundas, vídeos sobre o atual cenário do país, Gil Jardim percebeu que a OCAM poderia ir além. “Foi quando decidi fazer essa campanha para angariar fundos para a população em situação de rua, cada vez maior em nossa cidade”, afirma o docente. A campanha se destina a arrecadação de fundos, alimentos e agasalhos para os cidadãos acolhidos pela Pastoral do Povo da Rua, coordenada pelo padre Júlio Lancellotti e que atua há anos na defesa dos direitos dos moradores de rua. 

O curta combina depoimentos e trechos de rap e poesia a obras dos compositores brasileiros Valéria Bonafé, Alexandre Lunsqui e Yugo Sano Mani, e à composição Dies Irae (Dias de Ira, em latim), que integra o Réquiem em Ré Menor (KV 626) de Mozart. Como os demais trabalhos lançados pela OCAM, o vídeo explora o encontro entre a música erudita e a cultura popular e conta com diversas participações especiais: o Coral Paulistano Mário de Andrade, o rapper Kamau, o MC Lucas Afonso, as poetas de slam Luz Ribeiro e Mel Duarte, dançarinos e o padre Júlio Lancelotti. 

Confira o vídeo no Canal da OCAM no Youtube:

 

As doações para a campanha podem ser feitas via PIX ou depósito em conta bancária: 

Pix: 63.089.825/0097-96

Dados para depósito: 

Banco Bradesco

Agência 0299

Conta Corrente 034857-0

CNPJ 63.089.825/0097-96 (Paróquia São Miguel Arcanjo da Mitra Arquidiocesana de São Paulo)

 

Saiba mais na reportagem publicada pelo Jornal da USP.  

 


Imagem de capa: OCAM