CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

Curta de ex-aluna do Audiovisual concorre à Palma de Ouro

Céu de Agosto, de Jasmin Tenucci, foi selecionado para a mostra competitiva do Festival de Cannes

Comunidade

A organização do Festival de Cannes, maior e mais importante festival de cinema do mundo, divulgou no dia 15 de junho os nomes dos curtas-metragens selecionados para disputar a Palma de Ouro da categoria.  Dentre os títulos indicados, dois são brasileiros – e um deles, Céu de Agosto, foi dirigido por uma ex-aluna do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), Jasmin Tenucci.

Apenas  dez filmes de todo o mundo são escolhidos para a mostra competitiva de curtas-metragens, dentre os mais de três mil e setecentos avaliados pelo comitê de seleção. Entre os demais selecionados, a competição pela Palma de Ouro de Melhor Curta-Metragem contará, pela primeira vez, com obras de Kosovo e Macedônia, além de representantes da Dinamarca, China, França, Hong Kong, Irã e Portugal. O outro brasileiro no páreo é Sideral, de Carlos Segundo, coprodução franco-brasileira gravada no Rio Grande do Norte com equipe local.

A presença brasileira em Cannes este ano ainda inclui o curta-metragem Cantareira, de Rodrigo Ribeyro, selecionado para a mostra Cinéfondation, cujo foco são estudantes e seus primeiros filmes, o documentário de longa-metragem O Marinheiro das Montanhas, de Karim Aïnouz, que terá uma exibição especial fora de competição, e o longa-metragem de ficção Medusa, de Anita Rocha da Silveira, selecionado para a Quinzena dos Realizadores do prestigiado festival francês.

Cena do curta-metragem Céu de Agosto
Cena de Céu de Agosto, curta-metragem de Jasmin Tenucci selecionado para a mostra competitiva do Festival de Cannes. Foto: Substância Filmes.

Roteirista de séries de TV como As Five, Vida de Estagiário, Que Monstro te Mordeu?, Oswaldo e Historietas Assombradas, Jasmin Tenucci é formada no Curso Superior do Audiovisual e tem em seu currículo também outros trabalhos em curtas-metragens nas funções de diretora, roteirista, diretora de fotografia, produtora e montadora.

Céu de Agosto é uma coprodução Brasil-EUA e traz como protagonista uma mulher grávida que frequenta uma igreja neopentecostal, cuida de sua avó doente e lida constantemente com a ansiedade em uma atmosfera poluída pelo efeito das queimadas. Estrelada pela atriz e cantora potiguar Badu Moraes, a produção teve sua estreia em janeiro deste ano na 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

A 74ª edição do Festival de Cannes será realizada de 6 a 17 de julho, na França, com eventos presenciais e on-line, depois de uma edição apenas simbólica em 2020 por conta da pandemia de covid-19.