Além das disciplinas: o que não pode faltar na graduação ecana

Atividades de monitoria e intercâmbio, empresas juniores e grupos de pesquisa fazem parte da vida acadêmica; atividades culturais também transformam a experiência universitária

Vida acadêmica

Ingressar na universidade é um momento de alegria que costuma vir acompanhado de ansiedade e confusão. As informações chegam muito rápido e de uma vez. Matrícula, carteirinha, circular, disciplinas, diferentes unidades. No meio desse turbilhão de novidades, dúvidas como “o que é essencial para a formação no meu curso?” ou “o que eu não posso deixar de aproveitar na USP?” podem surgir.

Pensando nisso, o Laboratório Agência de Comunicação conversou com os coordenadores e coordenadoras dos cursos de graduação da ECA e ouviu quais dicas eles dariam para os recém-chegados. Cada área tem as suas singularidades, mas em todas elas existem pontos de encontro que se tornam diferenciais para uma formação completa.

Entre as atividades recomendadas estão a imersão em grupos de pesquisa, empresas juniores, laboratórios de produção e bolsas de intercâmbio, além das atividades de estágio

É nesses espaços que os estudantes têm a possibilidade de colocar em prática toda a teoria aprendida nas aulas, tendo, dentro da universidade, um primeiro contato com as possibilidades de trabalho de cada área.

Uma oportunidade interessante é tentar bolsas de monitoria e pesquisa, que permitem diferentes experiências de formação e de relacionamento com docentes, e podem ser especialmente relevantes para estudantes que desejam seguir a carreira acadêmica.

Outro destaque é a participação em editais de bolsas de intercâmbio, pois o contato com outras culturas enriquece não apenas a visão de mundo do estudante, mas também a sua trajetória acadêmica.

A graduação é um momento de experimentação e as escolhas feitas nela influenciam a identidade de futuros profissionais.

Arte de Susana Sato e Mariano Moreno sobre fotos de Mariana Chama.

Vivendo a USP

“A USP é muito mais que suas salas de aulas, ateliês e laboratórios”, é o que afirma a professora Sumaya Mattar, da Licenciatura em Artes. Quem está chegando vai passar boa parte do tempo no campus, por isso é bom começar a conhecer as diversas atividades que a universidade oferece.

Os estudantes podem aproveitar as práticas esportivas organizadas pelo CEPEUSP e participar da vida cultural universitária, conhecendo os museus e teatros, o CINUSP, as orquestras, as bibliotecas e os diversos eventos realizados em toda a USP.

Para complementar a formação acadêmica, a dica é cursar disciplinas em outras unidades de ensino, participar de palestras, congregações científicas e simpósios, além dos cursos de extensão e de idiomas, como o NELE, organizado por estudantes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).

Além disso, as três universidades estaduais paulistas (USP, Unesp e Unicamp) possuem um convênio que possibilita aos seus estudantes cursarem algumas disciplinas de graduação em quaisquer das três instituições.

Outra recomendação dos coordenadores é a integração com atividades desenvolvidas pelos próprios estudantes. A ECA possui o Centro Acadêmico Lupe Cotrim, entidade representativa dos estudantes, a ECAtlética e a BaterECA, além dos coletivos Opá Negra, Camaleoa e Coletivo Feminista, entre outros grupos.

A universidade é um mundo de possibilidades e, no começo, pode ser difícil se encontrar. Para a professora Sumaya, o estudante deve conectar suas vivências à academia e “ficar atento ao que faz sentido para si e pode trazer alegria durante os anos em que vai habitar esse espaço.”