Institucional



Consulte os concursos em andamento na ECA para contratação de docentes

ECA concluiu três concursos e há outros em andamento neste segundo semestre; saiba como funcionam os concursos para contratar professores para a USP

Vida acadêmica

 A ECA está com concursos públicos em andamento para a contratação de dez novos docentes até o início de 2024. Nove desses “claros docentes” (este é o nome dado à vaga de professor na Universidade) dizem respeito à primeira parcela de claros destinados à ECA e autorizados pela Reitoria para reposição no quadro de professores. Além disso, também está em andamento concurso para contratação de um professor na área de Inteligência Artificial, fruto de um programa da USP de incentivo à inovação.

À medida que os concursos forem concluídos, os novos professores serão contratados, o que deve ocorrer ao longo de todo o segundo semestre de 2023 e no início de 2024. Eles irão se somar aos oito docentes contratados no ano de 2022.

 

Como funciona um concurso público para docente

O concurso público de títulos e provas é o nome do processo de seleção para o preenchimento de vagas de trabalho para professores universitários em órgãos, autarquias — caso da USP — ou empresas públicas. 

insert alt
Aula no Departamento de Comunicações e Artes (CCA). Foto: Mariana Chama.

Os concursos públicos para contratação de docentes na USP são realizados pelas próprias Unidades de Ensino. No caso da ECA, os concursos são organizados pela Assistência Acadêmica, com apoio do Departamento para o qual será realizado o concurso. Cabem à Congregação as aprovações relativas ao concurso (edital, composição de banca, homologações etc.). O colegiado se reúne mensalmente para deliberar sobre assuntos acadêmicos da Escola. Também é possível a convocação de reuniões extraordinárias para atender a assuntos específicos. 

Conforme determina o Regimento Geral da USP, os concursos docentes devem seguir rigorosamente diversas etapas de realização. Caso qualquer etapa seja descumprida, o concurso corre o risco de ser cancelado. São elas:

1. Publicação do edital

Superadas as etapas iniciais de distribuição de vagas e aprovação do plano de trabalho do futuro professor pela Comissão de Claros Docentes (CCD), a ECA dá início à elaboração do edital do concurso que irá selecionar, entre os candidatos inscritos, o novo docente. Constam do edital informações sobre inscrições, fases do concurso, programa da prova, critérios de julgamento etc. O edital deve ser aprovado pela Congregação e, em seguida, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo e no site da ECA.

2. Inscrições dos candidatos e candidatas

Publicado o edital, tem início a fase de inscrições de candidatas e candidatos ao concurso. Conforme o Regimento Geral da USP e por decisão da Congregação da ECA, um concurso para docente deve ter o prazo de 60 dias para as inscrições, uma vez que exige dos candidatos diversos documentos, entre eles, um memorial que apresenta um histórico das atividades realizadas que sejam da pertinência do concurso.

Por decisão do Conselho Universitário, os concursos com edital publicado a partir de 24 de maio de 2023 incluem políticas de ações afirmativas, voltadas a pessoas pretas, pardas e indígenas.

3. Homologação das inscrições 

Encerrado o prazo de inscrições, passa-se então para uma etapa de verificação das candidaturas inscritas, o que é feito por um docente da ECA, membro da Congregação, junto com a equipe técnica da Assistência Acadêmica. 

Feitas as verificações, as candidaturas que atenderam a todas as normas do edital são encaminhadas à Congregação da ECA para aprovação.

4. Aprovação da comissão julgadora

O Departamento para o qual é realizado o concurso indica os membros para a comissão julgadora, seguindo sempre as normas do Regimento Geral da USP. A comissão deverá ser formada por cinco membros, entre docentes da ECA e externos, dos quais um deve ser indicado presidente. A composição da comissão julgadora deve ser aprovada pela Congregação.

5. Realização das provas

Um concurso público para docente na ECA é geralmente realizado em duas fases, podendo ainda ser dividido em mais etapas, a depender da área de especialização. Em geral, consiste de prova escrita, julgamento do memorial e prova didática. As provas são realizadas no Prédio Central da ECA — à exceção das provas práticas, feitas nos Departamentos — e, geralmente, têm duração de uma a duas semanas.

6. Homologação do resultado

Logo após a conclusão das provas, a comissão julgadora atribui notas aos candidatos e indica a pessoa aprovada no concurso. Terminado o concurso, cabe à Congregação da ECA a aprovação do relatório para que seja feita a homologação do resultado final.

Após a homologação do resultado, a pessoa aprovada em primeiro lugar é convocada para apresentar os documentos necessários para a contratação e realização de exames médicos. Só então, toma posse do cargo para dar início às suas atividades como docente da ECA.

 

Andamento dos concursos na ECA

Os concursos docentes são organizados por área de especialidade. Todas as etapas acontecem no Prédio Central da ECA, salvo as provas práticas, que são realizadas nos Departamentos. É possível acompanhar as etapas de cada concurso na página da Assistência Acadêmica, em “Concursos em Andamento”.

Confira cada concurso em andamento na ECA:

Turismo: Meios de Hospedagem e Hospitalidade (CRP)

O concurso do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) foi concluído e teve resultado das provas divulgado no dia 24 de agosto. O concurso foi homologado pela Congregação da ECA no dia 27 de setembro.

Editoração, Educação e Políticas de Leitura (CJE)

O concurso do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) foi concluído e teve resultado das provas divulgado no dia 1º de setembro. O concurso foi homologado pela Congregação da ECA no dia 27 de setembro.

insert alt
Aula no Departamento de Artes Cênicas (CAC). Foto: Mariana Chama.

Pedagogia das Artes Cênicas (CAC)

O concurso que irá contratar dois professores para o Departamento de Artes Cênicas (CAC) teve resultado homologado pela Congregação da ECA no dia 27 de setembro.

Relações Públicas e Comunicação Organizacional: Gestão, Processos e Sociedade (CRP)

O concurso do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) teve inscrições homologadas e comissão julgadora aprovada pela Congregação. A realização das provas já tem data definida: 6 a 10 de novembro.

Montagem e Edição Audiovisual (CTR)

Outro concurso com datas das provas definidas é o do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR): 4 a 8 de dezembro.

Alteridade, Comunicação, Diversidade, Subjetividades e Intersecções (CCA)

O concurso do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) encerrou as inscrições no dia 14 de setembro, totalizando 55 candidaturas. Agora, está em definição a comissão julgadora.

Canto (CMU)

O concurso do Departamento de Música (CMU) encerrou as inscrições no dia 19 de setembro. Assim como o concurso do CCA, será definida a comissão julgadora do concurso.

Multimídia e Intermídia (CAP)

O concurso do Departamento de Artes Plásticas (CAP) encerrou as inscrições no dia 19 de outubro. Há 13 candidaturas inscritas no concurso.

Inteligência Artificial (CTR)

O concurso, voltado para novas disciplinas que foram criadas na ECA para estudos nesta área, está com inscrições abertas até o dia 16 de novembro.

 

Nova etapa de reposição de professores

Em paralelo à realização desses concursos, em agosto, outros 18 claros docentes foram antecipados pela Reitoria, a pedido da ECA, para contratação de novos professores. Uma comissão formada por docentes e estudantes da Escola elaborou uma proposta de distribuição desses 18 claros de reposição entre os Departamentos, que foi aprovada na Congregação e no Conselho Técnico-Administrativo (CTA) no último mês de outubro.

Além da distribuição, deve ser apresentado para cada claro um Plano de Trabalho Individualizado, em que constem as atividades que serão desenvolvidas pelo novo professor (disciplinas que serão ministradas, projetos de pesquisa etc.). Após aprovação nos colegiados da ECA, os planos de trabalho serão encaminhados à CCD para aprovação. Uma vez aprovados, a ECA dará início aos concursos públicos para seleção dos novos docentes.

 

 


Originalmente publicado em 23 de setembro. Atualizado em 31 de outubro de 2023
Imagem de capa: Amanda Ferreira/LAC ECA USP