ECA define a distribuição de 18 claros para contratação de docentes

Proposta de distribuição foi aprovada em CTA e na Congregação; disciplinas das áreas de Teoria e História da Arte e Trompete serão as primeiras contempladas nos futuros concursos

Vida acadêmica

Os dois colegiados da ECA – o Conselho Técnico-Administrativo (CTA) e a Congregação –  aprovaram nos dias 16 e 25 de outubro, respectivamente, proposta de distribuição de 18 claros docentes de reposição entre os oito Departamentos da Escola.

A proposta foi elaborada por uma comissão interna formada pelas chefias dos Departamentos da ECA e por três representantes discentes, sob a presidência do professor Claudemir Edson Viana, presidente da Comissão de Graduação (CG). Durante todo o mês de setembro, o grupo trabalhou em um plano para a distribuição dos 18 claros docentes de reposição que foram antecipados para a ECA pela Comissão de Claros Docentes (CCD) da USP no final do mês de agosto.

A proposta estabelece quantos docentes cada departamento irá receber, tendo por base a orientação da Reitoria de reposição de 80% das aposentadorias e desligamentos de professores e professoras entre os anos de 2014 e 2022. Também foi definida a ordem de prioridade para a realização dos concursos públicos e a área de atuação de cada docente.

A ECA possui oito departamentos: Artes Cênicas (CAC), Artes Plásticas (CAP), Comunicações e Artes (CCA), Cinema, Rádio e Televisão (CTR), Jornalismo e Editoração (CJE), Informação e Cultura (CBD), Música (CMU) e Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP)

Confira a seguir a proposta de distribuição aprovada:

Ordem de Prioridade Departamento Área de atuação do docente
1 CAP Teoria e História da Arte
2 CMU Trompete e Apreciação Musical
3 CMU Regência Coral e Educação Musical
4 CAP Arte-Educação
5 CRP Relações Públicas
6 CAC História e Teoria das Artes Cênicas
7 CJE Teoria e Pesquisa da Comunicação e História do Jornalismo
8 CRP Publicidade e Propaganda
9 CAC Espacialidade e Visualidades nas Artes Cênicas
10 CJE Laboratório de Jornalismo e Leituras Contemporâneas do Jornalismo
11 CCA Linguagem e Teorias da Comunicação
12 CTR Imagem
13 CAP Fotografia, Intermídia e Multimídia
14 CMU Flauta e Pedagogia da Performance
15 CCA Arte, Educomunicação e Tecnologias
16 CJE Critérios de Seleção; Mercado e Marketing Editorial; Laboratório de Produção Editorial
17 CAC Musicalidade e Sonoridade nas Artes Cênicas
18 CRP Relações Públicas

A proposta segue para a CCD para autorização dos concursos públicos que selecionarão os novos docentes.

Contratação de docentes na ECA

Desde a retomada dos concursos públicos na USP, em 2022, a ECA recebeu oito novos docentes. Em 2023, três concursos foram concluídos e há outros seis em andamento na Escola, para contratação de dez novos docentes até o início de 2024. Os concursos referentes aos 18 claros que acabam de ser aprovados pela ECA estão previstos para ocorrer ao longo de todo o próximo ano.

Saiba como funcionam os concursos públicos para contratar professores para a USP e como está o andamento dos concursos na ECA.

Originalmente publicado no dia 17 de outubro. Atualização: 31 de outubro de 2023
Foto de capa: Mariana Chama