CBD | Departamento de Informação e Cultura



Teixeira Coelho, pensador e agente da cultura

Teixeira Coelho é um ser modelado no permanente estado do entre... da dúvida, do ceticismo, da angústia, da inquietação, da crítica, da reflexão no espaço-tempo, no aqui-agora

Vida acadêmica
Foto mostra José Teixeira Coelho Netto, um homem idoso, branco, de cabelos grisalhos curtos e óculos sem aro. Vestido de camisa e blazer pretos e uma calça marrom, ele está agachado em meio a molduras de fotos preto e branco em diversos tamanhos, dispostas sobre caixas de papelão abertas sobre o piso. Ele sorri enquanto manuseia a foto O Violino de Ingres, que mostra uma mulher jovem e branca, que usa turbante na cabeça e está sentada nua sobre uma cama, com as aberturas em f do violino pintadas em sua região lombar.
Teixeira Coelho manuseia a fotografia O Violino de Ingres (1924), do artista estadunidense Man Ray. Foto: Nilton Fukuda/Estadão. 

Teixeira Coelho é um ser modelado no permanente estado do entre... da dúvida, do ceticismo, da angústia, da inquietação, da crítica, da reflexão no espaço-tempo, no aqui-agora. Atento e avesso ao lugar comum, às mesmices dos discursos disciplinares, aos pontos de vista normativos. Um ser que reflete e compartilha sua presença sensível no mundo em sua dinâmica incessante. Um ser que procura ampliar constantemente, e de forma plural, a esfera da sua presença sensível no mundo com o firme propósito de partilhar essa experiência criando condições que objetivem a ampliação da esfera de presença significativa das demais pessoas, em coletividade, na cultura. Investe, como contador de histórias — como escritor, teórico, curador, filósofo — em operações que visam a transcendência do patrimônio da cultura material incitando, crítica e esteticamente, não só o imaginário individual, mas o da humanidade, da coletividade. Promove um permanente questionamento poético relacionado ao que nos une no mundo dos objetos, no mundo das coisas, no mundo da imaginação, da criatividade, da ideação, operando, em especial, na esfera da arte, da cultura e do conhecimento. Essa sua volição suscita o questionamento, a problematização, a complexidade, o novo, o deslocamento, elementos fundamentais nesse constante trânsito que fazemos, em nossa existência, entre sociedade, conhecimento, arte e cultura.

 

“[...] define-se a ação cultural como o processo de criação ou organização das condições necessárias para que as pessoas e grupos inventem seus próprios fins no universo da cultura.”

 

(COELHO, 1999, p. 33)

 

Como caracterizar esse sujeito modelado no permanente estado de ser no entre?

Teixeira explora sua existência no mundo pela perspectiva, pela experiência de um terceiro corpo, um usuarius modernus (1). O terceiro corpo seria, metaforicamente, um asteroide que não tem uma relação exclusiva gravitacional com um só planeta, traçando assim uma trajetória relacionada a diferentes forças gravitacionais.

Isso é da ordem da instabilidade, do caos, da complexidade.

Seu espírito não somente depende do poder gravitacional de um grande planeta, seja Saturno (melancolia/serenidade, cautela e reserva) ou Júpiter (vida, optimismo, a esperança e o sentido de justiça), uma vez que é uma figura errante, fugaz, entre o passado e o futuro, um angelus novus.

 

 

obs.: texto extraído e re-trabalhado daquele presente em livro editado como resultado do encontro “Ampliação da Esfera de Presença do Ser: Reflexões sobre a Obra de Teixeira Coelho”, organizado por Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira e realizado pela ECA-USP por ocasião da outorga do título de professor emérito a José Teixeira Coelho Netto, em 23 de setembro de 2015.
GROSSMANN, M. "Um encontro em quatro atos" IN OLIVEIRA, Lúcia Maciel Barbosa de (Org.). Ampliação da esfera de presença do ser: reflexões em torno da obra de Teixeira Coelho. 1. ed. São Paulo: Edições Barbatana, 2016. v. 1. pp 66-68
(1) GROSSMANN, Martin, Museum Imaging: modelling Modernity, PhD Thesis, Liverpool University, 1993, pp. 418

 

Publicado originalmente no site do Fórum Permanente

 

 


Imagem de capa: Luis Ushirobira/ Valor.