CMU | Departamento de Música



Série Internacional de Música USP retoma concertos de música erudita na Biblioteca Mindlin


AGENDA

Concerto do mês de junho tem dueto formado pela flautista Sara Lima e pela premiada pianista Theresa Bogard

 

Duas mulheres sentadas lado a lado com um piano à frente. Em cima do piano, repousa uma flauta transversal. À esquerda, Sara Lima tem cabelos longos e castanhos, veste uma blusa preta; à direita, Theresa Bogard tem cabelos curtos e grisalhos, levemente ondulados. Veste uma blusa de listras pretas e brancas.
Sara Lima e Theresa Bogard fazem a abertura da temporada 2022 do SIM-USP. Foto: Divulgação

A Série Internacional de Música USP (SIM-USP) – série de concertos mensais gratuitos no campus da USP – retoma as apresentações no próximo dia 7 de junho, terça-feira, na Sala Villa-Lobos do prédio da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM). Após dois anos suspensa devido à pandemia de Covid-19, a SIM-USP inicia a temporada 2022 com o duo formado pela flautista Sara Lima, primeira flauta da Orquestra Sinfônica de Goiânia, e pela pianista americana Theresa Bogard, professora da Universidade de Wyoming.

Artista Steinway, a norte-americana Theresa Bogard é professora de piano na University of Wyoming. A artista já se apresentou nos cinco continentes, com destaque para suas performances no Weill Recital Hall do Carnegie Hall e no Ravinia Steans Institute com o violoncelista Misha Quint. Sua extensa discografia apresenta trabalhos que abrangem peças para piano solo e música de câmara, compostas desde o período barroco, representando sua especialidade, o fortepiano, até trabalhos escritos por compositores da atualidade.  Sara Lima é spalla da Banda Sinfônica de Goiás e primeira flautista da Orquestra Sinfônica de Goiânia. Já passou por outras orquestras importantes como a Orquestra de Câmara Goyazes, como chefe de naipe dos sopros, e a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP), como primeira flautista.


No concerto da Biblioteca Mindlin, as artistas apresentam repertório de obras de quatro compositores brasileiros: Carmargo Guarnieri, Estércio Marquez Cunha, Liduino Pitombeira e Brenno Blauth. Confira o programa:

 

CARMARGO GUARNIERI (1907-1993)
Sonatina para flauta e piano
Allegro
Melancólico
Saltitante

ESTÉRCIO MARQUEZ CUNHA (1941)
Sonata para flauta e piano

LIDUINO PITOMBEIRA (1962)
Sonata para flauta e piano n. 2
Prólogo
Serenata
Epilogo

BRENNO BLAUTH (1931)
Sonata T. 5 para flauta e piano
Allegro
Andante
Allegro con brio

 

A Série Internacional de Música USP (SIM-USP) promove concertos com convidados internacionais de destaque no cenário musical em apresentações solo ou em parceria com artistas brasileiros. Os concertos são mensais e acontecem até o final do ano na sala Villa-Lobos da BBM. A série é uma iniciativa da Escola de Comunicações e Artes (ECA) em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP e conta com o apoio do Instituto Italiano di Cultura e da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano.

A curadoria é do pianista Eduardo Monteiro e da clarinetista Mônica Lucas, ambos professores do Departamento de Música (CMU).

 

Serviço:

Série Internacional de Música USP – Sara Lima e Theresa Bogard

Data: 7 de junho

Horário: 12h30

Local: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP

Endereço: Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo, SP

Mais informações: www.sim-usp.com


 

Agenda de Eventos