CMU | Departamento de Música

Comunicado da Chefia e CoC-Música sobre as aulas do 1° Semestre 2022

Prezados (as) alunos (as),

A Chefia, a CoC (Comissão de Graduação do CMU) e a Secretaria desejam, inicialmente, boas-vindas aos ingressantes e um excelente retorno aos que estão regressando às aulas de graduação do Departamento de Música da ECA – USP para iniciar o ano letivo de 2022.

Seguindo as diretrizes da Reitoria da USP publicadas na Portaria Gr 7687, de 23 de dezembro de 2021, informamos que o CMU voltará a realizar disciplinas práticas de Graduação e atividades musicais ligadas às disciplinas da Graduação e à Pós-graduação PRESENCIALMENTE. Dessa forma, é imprescindível que os discentes tomem as devidas providências para permitir a presença nas aulas e atividades relacionadas.

No entanto, observando que “o uso de experiências de ensino mediada por tecnologia digital” está previsto na referida Portaria, foi deliberado pela Chefia e CoC (com a anuência da Secretaria e Representação Discente), que as disciplinas coletivas e expositivas permanecessem REMOTAS para que a Secretaria e a CoC pudessem designar salas maiores para as disciplinas e atividades práticas presenciais. No documento anexo, listamos as disciplinas e os formatos através dos quais serão ministradas até o fim do mês de abril. Essa designação foi feita considerando a natureza das atividades e das disciplinas e a dimensão das turmas, assim como em decorrência da infraestrutura do Departamento de Música, tentando evitar contágios e surtos nesse primeiro momento.

Entendemos que a situação sanitária ainda requer cuidados e esperamos que compreendam que, com essa decisão, estamos evitando o uso de salas grandes para aulas expositivas, a presença de turmas de mais de 8 pessoas e o fluxo excessivo de pessoas nos corredores do CMU. Ainda que seja compreensível que alguns queiram o retorno imediato das disciplinas expositivas para a forma presencial, consideramos que devemos regressar de forma cautelosa, progressiva e consciente.

Essa decisão será reavaliada em abril e, a depender da situação sanitária de então e de questões pedagógicas que surjam nesse processo, mais disciplinas poderão ser ministradas presencialmente.

As informações referentes às salas de estudo serão enviadas em um novo comunicado específico.

Lembramos que, conforme Artigo 5º da Portaria Gr 7687, de 23 de dezembro de 2021– “É obrigatória a comprovação de vacinação contra a Covid-19 (esquema vacinal completo) e de eventuais doses de reforço em todas as atividades desenvolvidas nos campi da Universidade”, além do uso correto de máscaras e higienização das mãos em atendimento às orientações das autoridades sanitárias.

Contamos com a compreensão de todas e todos para que façamos um retorno gradual da forma mais segura possível.

Chefia, CoC-Música e Secretaria do CMU.