CMU | Departamento de Música

Posicionamento do Departamento de Música da ECA/USP em defesa da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Os docentes, funcionários e alunos do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo expressam sua profunda preocupação com a situação atual da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais (OFMG). Através da imprensa, temos acompanhado informações contraditórias que não asseguram o futuro da OFMG e sua permanência na Sala Minas Gerais, algo fundamental para as atividades musicais de excelência que a orquestra tem desenvolvido ao longo dos últimos 16 anos.

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, amplamente reconhecida no cenário artístico nacional e internacional, desenvolveu-se em um ambiente que valorizou e proporcionou condições ideais para suas atividades. A Sala Minas Gerais, concebida e inaugurada como sede da Filarmônica, tem oferecido à orquestra um palco permanente para ensaios e apresentações. Dotado de uma acústica meticulosamente projetada, o espaço foi especialmente pensado para destacar a riqueza e a profundidade sonora de cada instrumento, proporcionando uma experiência auditiva excepcional para o público.

A Sala Minas Gerais é o centro das atividades da orquestra, garantindo um ambiente acústico otimizado e uma atmosfera adequada para o exercício musical profissional. Além disso, a sala de concertos cria uma identidade visual e emocional para a OFMG, fortalecendo seus laços e sua presença na sociedade. Sua localização estratégica e acessibilidade permitem que pessoas de todas as camadas sociais tenham a oportunidade de participar e apreciar as apresentações da OFMG, promovendo assim a inclusão social através da música.

A valorização e garantia do acesso à cultura é um dos deveres do Estado, que possui a responsabilidade de fornecer e manter seus espaços culturais. As atividades desenvolvidas pela OFMG na Sala Minas Gerais não apenas enriquecem o cenário musical local, como também promovem a preservação e difusão da produção musical brasileira, fomentam o intercâmbio cultural, além de contribuir para o desenvolvimento dos artistas emergentes e para a formação de plateias. Desse modo, a gestão da Sala Minas Gerais deve atuar para a preservação do projeto original de desenvolvimento musical e artístico que a OFMG representa, em seu trabalho de destaque em prol da música sinfônica e da cultura brasileira.

Expressamos nosso apelo às autoridades para que reavaliem as decisões que concernem à gestão da Sala Minas Gerais e implicam diretamente nas atividades da OFMG. Esperamos que o governo promova diálogos para solucionar a questão o mais breve possível, dada a gravidade que tal decisão poderá causar ao futuro artístico da OFMG.

Cordialmente,
Departamento de Música da ECA/USP