CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão



Ex-aluna comanda roteiro em sucesso nacional da Netflix

Andrea Midori Simão, formada em Audiovisual, coordena equipe responsável pela dramaturgia da série Temporada de Verão 

Comunidade
notícia
eca usp
audiovisual
audiovisual brasileiro
série
ficção
dramaturgia
ex-alunos
egressos
​  Pôster da série Temporada de Verão. Em primeiro plano está o elenco da série, composto por nove rapazes e garotas de cores e aparência diversas e um homem na casa dos trinta anos. Ao fundo, uma praia paradísiaca. Na parte superior da imagem, em letras na cor laranja, o nome da série. Na parte inferior, em letras brancas, a data de estreia da série: 21 de janeiro. Ao lado, na cor vermelha, o logotipo da Netflix.
Foto: Netflix. 

Desde sua estreia na Netflix em 21 de janeiro último, a série brasileira Temporada de Verão tem se mantido quase sempre no ranking diário das dez maiores audiências da plataforma de streaming no Brasil. Na sua segunda semana de exibição, a série ganhou repercussão junto ao público e emplacou um lugar entre as produções mais assistidas no mundo todo, graças principalmente ao seu desempenho em territórios francófonos. Segundo dados revelados pela Netflix, Temporada de Verão foi a oitava produção de língua não-inglesa de maior audiência em todo o mundo, vista durante 11,4 milhões de horas. Com todos os oito episódios de cerca de cinquenta minutos de duração de sua primeira temporada já disponíveis, a série acompanha a trajetória de um grupo de jovens que trabalha durante a temporada de verão em um resort paradisíaco em Florianópolis.

Criada por Michel Carvalho, Ana Pacheco e Natalia Piserni, Temporada de Verão conta com uma ex-aluna do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) da ECA em uma função de extrema importância: Andrea Midori Simão é a chefe de roteiro. Séries de televisão costumam ser escritas por um grande número de roteiristas diferentes, no processo colaborativo conhecido como “sala de roteiro”, cuja eficiência depende muito de quem a chefia. Andrea tem grande experiência na função, que já exerceu em séries para TV Cultura, Discovery Kids, Fox, Nickelodeon e History Channel.

Formada no Curso Superior do Audiovisual, Andrea vem conquistando cada vez mais espaço e prestígio no complexo mercado de roteiristas audiovisuais. Foi roteirista de programas como Cocoricó e Deu Paula na TV, da TV Cultura, e A Vida de Rafinha Bastos, da Fox, de reality shows, como Low Rider Brasil e Águias da Cidade, e de séries ficcionais como Brilhante, da TV Brasil, Desprogramados, do Multishow, Pedro e Bianca, da TV Cultura, e 3%, da Netflix. Também roteirizou episódios das séries de animação Oswaldo, Vivi Viravento e Papaya Bull – sendo que nesta última assumiu a função de chefe de roteiro na segunda temporada – e colaborou nos longas-metragens Terra Vermelha, de Marcos Bechis, Nome Próprio, de Murilo Salles, e Xingu, de Cao Hamburger.

Fotografia colorida de Andrea Midori Simão, uma mulher de traços asiáticos e cabelos pretos e lisos na altura dos ombros. Ela usa óculos de armação quadrada na cor preta, um batom rosado e blusa preta. Ao fundo, levemente desfocado, o ambiente de uma sala com cadeira, estante de livros e lareira.
Foto: acervo pessoal. 

Juntamente com seu marido Thiago Faelli, também egresso do CTR/ECA-USP, é sócia da empresa Depto. Ficcional, que presta consultoria na área de criação audiovisual e desenvolve projetos como Um dia de Chef – reality show culinário com Emmanuel Bassoleil. Também foi professora de roteiro no curso de pós-graduação em cinema da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e na Academia Internacional de Cinema (AIC); e frequentemente oferece cursos e palestras sobre roteiro. Confira a participação de Andrea como convidada do projeto MIS em Casa – do Museu da Imagem e do Som de São Paulo – em novembro de 2021.