CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

Ex-aluna comanda roteiro em sucesso nacional da Netflix

Andrea Midori Simão, formada em Audiovisual, coordena equipe responsável pela dramaturgia da série Temporada de Verão

Comunidade
​  Pôster da série Temporada de Verão. Em primeiro plano está o elenco da série, composto por nove rapazes e garotas de cores e aparência diversas e um homem na casa dos trinta anos. Ao fundo, uma praia paradísiaca. Na parte superior da imagem, em letras na cor laranja, o nome da série. Na parte inferior, em letras brancas, a data de estreia da série: 21 de janeiro. Ao lado, na cor vermelha, o logotipo da Netflix.
Foto: Netflix.

Desde sua estreia na Netflix em 21 de janeiro último, a série brasileira Temporada de Verão tem se mantido quase sempre no ranking diário das dez maiores audiências da plataforma de streaming no Brasil. Na sua segunda semana de exibição, a série ganhou repercussão junto ao público e emplacou um lugar entre as produções mais assistidas no mundo todo, graças principalmente ao seu desempenho em territórios francófonos. Segundo dados revelados pela Netflix, Temporada de Verão foi a oitava produção de língua não-inglesa de maior audiência em todo o mundo, vista durante 11,4 milhões de horas. Com todos os oito episódios de cerca de cinquenta minutos de duração de sua primeira temporada já disponíveis, a série acompanha a trajetória de um grupo de jovens que trabalha durante a temporada de verão em um resort paradisíaco em Florianópolis.

Criada por Michel Carvalho, Ana Pacheco e Natalia Piserni, Temporada de Verão conta com uma ex-aluna do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) da ECA em uma função de extrema importância: Andrea Midori Simão é a chefe de roteiro. Séries de televisão costumam ser escritas por um grande número de roteiristas diferentes, no processo colaborativo conhecido como “sala de roteiro”, cuja eficiência depende muito de quem a chefia. Andrea tem grande experiência na função, que já exerceu em séries para TV Cultura, Discovery Kids, Fox, Nickelodeon e History Channel.

Formada no Curso Superior do Audiovisual, Andrea vem conquistando cada vez mais espaço e prestígio no complexo mercado de roteiristas audiovisuais. Foi roteirista de programas como Cocoricó e Deu Paula na TV, da TV Cultura, e A Vida de Rafinha Bastos, da Fox, de reality shows, como Low Rider Brasil e Águias da Cidade, e de séries ficcionais como Brilhante, da TV Brasil, Desprogramados, do Multishow, Pedro e Bianca, da TV Cultura, e 3%, da Netflix. Também roteirizou episódios das séries de animação Oswaldo, Vivi Viravento e Papaya Bull – sendo que nesta última assumiu a função de chefe de roteiro na segunda temporada – e colaborou nos longas-metragens Terra Vermelha, de Marcos Bechis, Nome Próprio, de Murilo Salles, e Xingu, de Cao Hamburger.

Fotografia colorida de Andrea Midori Simão, uma mulher de traços asiáticos e cabelos pretos e lisos na altura dos ombros. Ela usa óculos de armação quadrada na cor preta, um batom rosado e blusa preta. Ao fundo, levemente desfocado, o ambiente de uma sala com cadeira, estante de livros e lareira.
Foto: acervo pessoal.

Juntamente com seu marido Thiago Faelli, também egresso do CTR/ECA-USP, é sócia da empresa Depto. Ficcional, que presta consultoria na área de criação audiovisual e desenvolve projetos como Um dia de Chef – reality show culinário com Emmanuel Bassoleil. Também foi professora de roteiro no curso de pós-graduação em cinema da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e na Academia Internacional de Cinema (AIC); e frequentemente oferece cursos e palestras sobre roteiro. Confira a participação de Andrea como convidada do projeto MIS em Casa – do Museu da Imagem e do Som de São Paulo – em novembro de 2021.