CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

HQ de ex-aluno da ECA ganha maior prêmio literário do país

Marcelo Saravá recebeu o Prêmio Jabuti de 2021 com narrativa policial que explora a metalinguagem no universo dos quadrinhos

Comunidade

O ex-aluno da ECA Marcelo Saravá ganhou o Prêmio Jabuti de 2021, considerado o mais importante da literatura brasileira, na categoria quadrinhos. META: Depto. de Crimes Metalinguísticos, a história vencedora, trata da investigação de um assassinato peculiar: os suspeitos de matarem a vítima, um ilustrador, são os personagens criados por ele.

Capa da HQ mostrando cenas da história (uma mulher gritando, um homem supreso, a mesma mulher com um revólver e um outro homem de aparência suspeita) entre um espiral retangular.
Capa da HQ META: Depto. de Crimes Metalinguísticos, produção que utiliza os recursos dos quadrinhos para criar diversas camadas metalinguísticas e explora a relação entre artista e arte. Foto: Divulgação/ Zarabatana Books

A criação foi realizada em parceria com André Freitas (arte), Omar Viñole (cores) e Dayvison Manes (design e tipografia), com apoio financeiro do Programa Rumos Itaú Cultural. Apesar de ter sido publicada em 2020 pela editora Zarabatana Books, Saravá relata que a história nasceu em 2010 e foi necessária mais de uma tentativa para concretizar a obra. “Nenhum dos editais em que eu fui contemplado eu ganhei de primeira. Então, confiar na sua ideia e ser persistente é super importante.”

Formado em 2006 pelo Curso Superior do Audiovisual, Saravá fez Teatro Escola Célia Helena em paralelo à graduação. “Minha ideia sempre foi trabalhar com vários tipos de narrativa”. Focado em roteiro, ele aproveitou o curso para estudar dramaturgia e literatura. “Talvez [...] o embrião do META foi na matéria do Waldomiro Vergueiro, porque o meu trabalho de fim de curso foi a respeito de metalinguagem em histórias em quadrinhos”, ele relembra, citando o professor da ECA que é referência no estudo de HQs.

Saravá conta também que sua obra foi desenvolvida aos poucos, se aproveitando do crescente cenário de produção digital no país. Como não era ilustrador, suas primeiras tiras eram sem desenho, e deram origem à sua primeira publicação independente, a Revista Mil Palavras. Chegou a trabalhar na TV Gazeta e acabou tornando-se publicitário. “Eu acho que a faculdade é para a gente se encontrar. E não necessariamente você vai terminar a faculdade e se encontrar, às vezes você demora ainda mais tempo. Uma hora você se encontra e segue o seu caminho.”

Esse é o primeiro Prêmio Jabuti da Zarabatana Books, que publicou outra história em quadrinhos de Saravá, intitulada Aos Cuidados de Rafaela. Feita em parceria com Marco Oliveira e inspirada em Nelson Rodrigues, essa narrativa também recebeu aclamação da crítica em seu lançamento. Em seu site, Saravá expõe alguns de seus trabalhos artísticos, incluindo um curta-metragem. Para o futuro do META, o artista e seus colaboradores prevêem um segundo volume e a publicação internacional da, agora, renomada HQ.

Você pode ler o primeiro capítulo da história no site do Itaú Cultural. Confira também a reportagem do Jornal da USP sobre a obra