CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

Poema de Álvaro de Campos ganha animação produzida por docente

João Paulo Schlittler, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão, está em residência artística nos EUA para trabalhar no projeto

Vida acadêmica

Desenho em nanquim do rosto de perfil de um homem. Ele usa uma camisa preta e o rosto está desenhado na cor branca, com contornos de ângulos bem marcados. O fundo é repleto de rabiscos sobrepostos que criam um efeito de degradê do preto para o cinza claro. A cabeça do personagem  está aberta e um pequeno trem ocupa o lugar do cérebro.
Uma das ilustrações originais, feita durante o curso de Arquitetura da FAU. Foto: Acervo pessoal

Em 1985, João Paulo Schlittler, ainda aluno da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), escolheu o poema Tabacaria, de Álvaro de Campos - um dos heterônimos de Fernando Pessoa - como objeto de estudo. Usando penas e canetas com tinta nanquim, ele ilustrou cerca de vinte versos da obra e montou uma pequena tiragem de álbuns.

Hoje, como professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), João Paulo foi selecionado para o programa de residência artística no Catwalk Institute, da New York University - Tisch School of Arts, além de receber apoio da ASIFA Hollywood Educators Animators Forum para transformar essas ilustrações em uma animação.

Durante todo o mês de abril, o docente vai trabalhar na transição de suas antigas ilustrações para a produção de um pequeno curta-metragem. Um de seus objetivos é experimentar processos híbridos de animação analógica e digital.

Num primeiro momento ele tentou reproduzir as ilustrações utilizando uma mesa digitalizadora. “Os resultados ficaram bem interessantes visualmente. Mas se fosse produzir a animação completa, quadro a quadro, utilizando essa técnica, calculei que precisaria criar cerca de 7000 desenhos!”, explica.

Poema de Álvaro de Campos ganha animação produzida por docente

Foto do professor João Paulo Schllitler, um homem de pele bronzeada, cabelos grisalhos e ligeiramente calvo. Ele usa uma camisa social azul e calça jeans azul escuro, e está sentado em uma cadeira de madeira em frente à uma bancada de trabalho com utensílios para desenho. Ele gesticula com as mãos e fala olhando em direção a alguém que está por trás da câmera.

O professor João Paulo Schllitler, do CTR, desenvolve projeto de animação no Catwalk Institute, em Nova York (Estados Unidos).

Foto colorida de uma bancada de madeira sobre a qual há uma câmera e tripé posicionados para captar personagens e formas recortadas em papel branco sobre folhas de papel preto. Na bancada também há um computador, um rolo de durex, um alicate e um óculos de grau. Ao lado da bancada há um refletor e ao fundo há uma grande janela com vista para um bosque com árvores sem folhas.

É nesta bancada que o docente tem realizado a captação e edição de imagens para o curta-metragem.

Foto de bancada de madeira sobre a qual há uma série de desenhos feitos em nanquim sobre papel branco. Eles estão organizados em linhas e colunas, como se indicassem uma sequência de cenas. Sobre alguns desenhos, no lado esquerdo da bancada, há um caderno com desenhos ainda inacabados de um storyboard, junto com uma lapiseira e uma borracha.

Desenhos realizados na década de 80 e caderno com storyboard do projeto atual.

O jeito foi experimentar outras formas. Uma delas foi a adaptação das ilustrações para recortes em papel, que são captados com uma câmera e controlados por um software de animação stop motion. As texturas serão produzidas com tinta nanquim e bico de pena e sobrepostas digitalmente.

Estou super animado e feliz pelo reconhecimento de um projeto artístico cujo processo de criação representa uma pesquisa de linguagem visual.

Professor João Paulo Schlittler, do CTR

A proposta inicial era animar o poema na íntegra, utilizando como sonorização a declamação feita pelo diretor de teatro Antônio Abujamra no programa Provocações, da TV Cultura. Mas, segundo João, isso resultaria em cerca de 11 minutos de vídeo, algo inviável para um animador desenvolver sozinho. Sua ideia então é criar um teaser de 1 a 2 minutos e assim buscar recursos para finalizar o projeto.

Após esse período de produção, o docente deve compartilhar os resultados da pesquisa em uma apresentação na Society for Animation Studies, organização internacional dedicada ao estudo da animação que promove anualmente uma conferência para os membros apresentarem seus trabalhos.

Trecho do processo de produção da animação em stop motion. Fonte: Acervo pessoal

Imagem de capa: bancada de trabalho do professor João Paulo Schllitler no Catwalk Institute, da New York University. Foto: João Paulo Schllitler
Descrição da imagem: foto de bancada de madeira sobre a qual há uma série de desenhos feitos em nanquim sobre papel branco. Eles estão organizados em linhas e colunas, como se indicassem uma sequência de cenas. Sobre alguns desenhos, no lado esquerdo da bancada, há um caderno com desenhos ainda inacabados de um storyboard, junto com uma lapiseira e uma borracha.