Retrospectiva 2021: produção bibliográfica ampla e diversa

Relembre algumas das publicações lançadas por ecanos ao longo do ano passado; obras incluem resultados de pesquisas, ensaios, biografias e ficção
 

Vida acadêmica

Ainda em meio às dificuldades trazidas pela pandemia de covid-19, os docentes e integrantes de grupos de pesquisa da ECA não interromperam seus trabalhos em 2021. Ao longo do ano passado, os livros de autoria ecana ganharam destaque ao enfocar diferentes temáticas nos campos das Comunicações, Artes e Informação. Confira:

 

Capa de Comunicação e Mediações: novas perspectivas. O livro apresenta um degradê preto e branco, com título e subtítulo em letras brancas sobre retângulos pretos com cantos arredondados
Capa de Comunicação e Mediações: novas perspectivas. [Imagem: Reprodução]
Conexão São Paulo-Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte: uma comunicação com muitos sotaques

A obra Comunicação e Mediações: novas perspectivas, organizada por Eneus Trindade Barreto Filho,  professor do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), Luciano Maluly, docente do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), Maria Ângela Pavan (UFRN) e Mario Luiz Fernandes (UFMS), apresenta os usos e expressões comunicacionais de diferentes regiões do Brasil. O livro também aborda e interpreta mudanças comunicacionais da atualidade brasileira, proporcionando reflexões sobre os contextos social, político e cultural das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, que expõem como aspectos comunicacionais e culturais são apropriados nas diversas realidades do país.

 

Comunicação e Mediações: novas perspectivas está disponível para download gratuito no Portal Livros Abertos da USP.

 

 

Capa do livro Racismo Estrutural, de Dennis de Oliveira. Na parte superior, título e nome do autor estão em letras pretas sobre um fundo branco. Na parte inferior, uma ilustração de peças que se encaixam como um quebra-cabeças, com as peças em tons mais escuros ocupando a base da estrutura e as peças em tom claro ocupando o topo
Capa do livro Racismo Estrutural, de Dennis de Oliveira. [Imagem: Divulgação/Editora Dandara]
Uma análise crítica sobre o racismo estrutural e transformações sociais

A obra Racismo estrutural: uma perspectiva histórico-crítica, de autoria do professor Dennis de Oliveira, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), teve inspiração na repercussão do assassinato de George Floyd, em 2020, nos Estados Unidos, e no consequente aumento da visibilidade da luta contra o racismo. A publicação busca compreender e discutir o conceito de racismo para além dos comportamentos tipicamente vistos como preconceituosos, considerando sua relação com a ideologia capitalista e seus desdobramentos.

Capa do livro Racismo Estrutural, de Dennis de Oliveira. [Imagem: Divulgação/Editora Dandara]

 

Racismo estrutural: uma perspectiva histórico-crítica está disponível para compra no site da Editora Dandara

 

 

Capa do livro Turismo no Vale Histórico Paulista. Na parte central, destaca-se uma fotografia colorida que mostra duas pessoas durante passeio em uma região montanhosa e com árvores. Título em letras brancas sobre um retângulo azul, no canto superior direito da capa. No canto inferior direito, as logomarcas da ECA USP, CETES e CNPq
Capa do livro Turismo no Vale Histórico Paulista. Imagem: reprodução/ Portal 
O turismo como agente contador da História

Organizado pela professora Clarissa Gagliardi, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), Turismo no Vale Histórico Paulista: debatendo experiências integradas de ensino, pesquisa e extensão é resultado de um trabalho de planejamento turístico realizado no Vale Histórico, na região do Vale do Paraíba, interior de São Paulo. O objetivo do estudo foi propor perspectivas de análise sobre processos de patrimonialização, governança, gestão e planejamento turístico na área.
Um dos temas abordados pela publicação são as estratégias discursivas utilizadas em antigas fazendas cafeeiras. Segundo a pesquisa, há um apagamento da vivência dos escravizados, em contraste com um enfoque maior na arquitetura e aspectos visuais desses locais.

Clique e leia na íntegra o livro Turismo no Vale Histórico Paulista: debatendo experiências integradas de ensino, pesquisa e extensão.

 

Capa do livro A superindústria do imaginário. Ao fundo, há destaque para as palavras "superindústria" e "imaginário", que aparecem em tamanhos grandes. Título e nome do autor em letras pretas sobre um semicírculo amarelo.
Capa da obra A Superindústria do Imaginário. [Imagem: Imagem: Divulgação/Editora Autêntica]
Como as transformações sofridas pelo capital têm impactado o nosso comportamento?
 
A Superindústria do Imaginário: como o capital transformou o olhar em trabalho e se apropriou de tudo que é visível, do professor Eugênio Bucci, do Departamento de Informação e Cultura (CBD), analisa transformações sofridas nos modos de produção e consumo a partir da segunda metade do século XX sob uma perspectiva multidisciplinar, envolvendo cultura, política, economia e vida social. Para o docente, uma tendência do capitalismo nos últimos anos é a conversão de mercadorias concretas em imagens de mercadorias, dentro de uma lógica onde o olhar desempenha papel central na fabricação de valor.  
 

A Superindústria do Imaginário: como o capital transformou o olhar em trabalho e se apropriou de tudo que é visível está disponível para compra no site da Livraria da Vila. Você também pode ler o epílogo da obra neste link.

 

Capa do livro Reflexões sobre a Cor. Título, nome do organizador e do grupo de pesquisa em letras pretas sobre um retângulo amarelo, sobreposto a um fundo azul.
Capa do livro Reflexões sobre a Cor. [Imagem: Reprodução/Jornal da USP]
As cores para além da física, filosofia, antropologia e arte
Reflexões sobre a Cor, organizado pelo professor Marco Giannotti, do Departamento de Artes Plásticas (CAP), discute a compreensão da cor como forma de linguagem. Os ensaios de integrantes do Grupo de Pesquisas Cromáticas da ECA  incluem abordagens da cor como manifestação subjetiva e objetiva, sua relação com a luz e sua presença na arquitetura, entre outros temas. 
Segundo o docente, a leitura da obra permite pensar a cor em diferentes contextos, a partir de diferentes práticas, além de conhecer um panorama amplo sobre os fenômenos cromáticos.

 

Reflexões sobre a Cor está disponível para compra no site da editora WMF Martins Fontes.

 

Mais lançamentos de 2021