CMU | Departamento de Música



Novo vídeo da OCAM celebra o encontro de diferentes povos e culturas

Feito em parceria com a Orquestra Mundana Refugi, Raízes Profundas foi lançado no aniversário da cidade de São Paulo

Comunidade
ecaemcasa
notícia
OCAM
música
Cultura
internacional
sociedade

No dia 25 de janeiro, 467º aniversário da cidade de São Paulo, a Orquestra de Câmara da ECA (Ocam) lançou o videoclipe Raízes Profundas. Feito em parceria com a Orquestra Mundana Refugi, formada por imigrantes e refugiados de várias partes do mundo, o trabalho celebra a diversidade étnica e cultural que caracteriza a capital paulista

“Convivemos com pessoas de credos, de costumes e de filosofias diversas nessa cidade, e o Raízes Profundas nada mais é do que a celebração desse encontro”, conta Gil Jardim, maestro da Ocam e professor do Departamento de Música (CMU), em entrevista concedida ao programa De Papo pro Ar, da Rádio USP. 

Fruto de duas colaborações realizadas com a Orquestra Mundana Refugi nos últimos anos, o vídeo é o quarto lançado pela Ocam desde o início da pandemia. Assim como os clipes Temos por Quem LutarEspero que Nomes Consigam Tocar e Pai Grande, o atual trabalho é marcado pelo encontro entre a música erudita e a popular. Além disso, Raízes Profundas também procura dialogar com questões que fazem parte do debate público na conjuntura atual. Segundo Gil, a Ocam tem buscado ser uma “ferramenta de sensibilização das pessoas neste momento de pandemia.”

Na entrevista à Rádio USP, o docente do CMU aborda ainda o processo de composição da obra e os desafios para unir diferentes gêneros musicais eruditos e populares. Acesse a entrevista na íntegra.

Confira a seguir o videoclipe Raízes Profundas. Este e todos os vídeos lançados pela Ocam podem ser vistos no canal da Orquestra no Youtube.

 


 Imagem de capa: Reprodução/Youtube