Jordan Alexander, egresso do curso de Música, vence concurso de piano em Brasília
O jovem pianista acumula prêmios em concursos nacionais e internacionais
No dia 27 de setembro, Jordan Alexander, graduado em 2024 no curso de Música, conquistou o primeiro lugar no 1° Concurso Nacional de Piano do Instituto Pedro Gordilho, em Brasília (DF).

O concurso teve início em junho e a primeira etapa, eliminatória, foi o envio de vídeos performando a peça Prelúdio Nº 2, de Sergei Rachmaninoff. No dia 27 de setembro, ocorreu a etapa final. Jordan apresentou as obras 3 Estudos em Forma de Sonatina, de Lorenzo Fernandez, Paráfrase de Concerto de Rigoletto de Verdi, de Franz Liszt, e uma de suas favoritas, Sonata Nº 2, de Sergei Rachmaninoff.
O júri foi presidido pelos pianistas Ligia Moreno, Alexandre Dias, Anastasiya Evsina, Bruno Belthoise e pela crítica Ana Paula Gordilho Pessoa. A idade foi um dos critérios: só podiam participar pianistas com até 27 anos. O prêmio ao primeiro lugar do concurso foi de 15 mil reais.
O pianista diz que escolheu o repertório com muito carinho:“[as obras] representam tanto minha evolução técnica quanto minha interpretação musical”. Jordan também foi destaque em outro concurso recentemente, o 1° Concurso de Piano Toriba Musical, em agosto, conquistando o terceiro lugar. Ele relata que, pela proximidade dos concursos, a preparação para ambos foi intensa e exigiu muita disciplina. Isso porque ele apresentou repertórios completamente diferentes em cada um e, ao mesmo tempo, estava envolvido em outros trabalhos, como a preparação dos cantores da ópera Uma Longa Ceia de Natal, de Hindemith, do 3º Festival de Ópera de Guarulhos, e trabalhos de correpetição.
Nessa jornada, o apoio que Jordan recebeu foi fundamental. O vencedor salienta a importância de seu professor Lucas Gonçalves, da Sociedade de Cultura Artística — que também foi premiado no 1° Concurso de Piano Toriba Musical — e da estrutura dessa instituição, na qual é bolsista. “Serei eternamente grato a ambos”, comenta. Também ressalta o apoio do Departamento de Música (CMU), já que as peças que apresentou foram trabalhadas durante sua graduação: “durante o meu bacharel, tive um suporte fundamental do meu mestre, professor Eduardo Monteiro, que sempre foi minha inspiração como músico desde criança, além das salas de estudo que também pude usufruir. Esse resultado com certeza só foi possível pela soma desses fatores”.
O músico comenta que decidiu se inscrever no concurso por seu caráter desafiador, pela oportunidade de colocar suas habilidades à prova e para conquistar visibilidade.
“Ganhar o prêmio representa o reconhecimento de todo o trabalho e dedicação ao longo dos anos. É uma validação do meu esforço como músico e um incentivo para continuar perseguindo minhas metas artísticas.”
Jordan Alexander, pianista
Jordan acumula prêmios: já ganhou o Concurso Nacional Villa-Lobos, o Concurso de Piano Souza Lima, o Concurso de Piano Guiomar Novaes, Chopin International Piano Competition e outros mais. Quando fala sobre o futuro na profissão, ele comenta que pretende participar de mais concursos internacionais e aprimorar suas habilidades musicais, além de “expandir minha atuação como solista e correpetidor e continuar desenvolvendo minha carreira acadêmica e artística”.
Foto de capa: reprodução/ PRCEU