CMU | Departamento de Música



Biblioteca Brasiliana recebe diversas apresentações do Departamento de Música

Estudantes e docentes se apresentam em programação musical que acontece até dezembro na Sala Villa-Lobos

Comunidade
Foto de uma mulher branca em semi-perfil, com um leve sorriso. Ela tem cabelos pretos, lisos, de comprimento médio e com franja, olhos castanhos e veste lenço vermelho de cetim com detalhes dourados. Atrás dela há um piano de cauda marrom com a tampa entreaberta.
Professora Luciana Sayure. Foto: reprodução/Udesc.

A sala Villa-Lobos, localizada na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), recebe, no segundo semestre de 2024, apresentações de docentes e estudantes do Departamento de Música (CMU) da ECA. Esses recitais fazem parte da avaliação, de projetos de extensão, de pesquisas acadêmicas e contribuem para o crescimento técnico e emocional dos músicos em formação.

A professora Luciana Sayure, que coordena o Laboratório de Piano (LAP) em parceria com o professor Eduardo Monteiro, explica que tocar em ambientes de alto prestígio, com instrumentos de qualidade e com a presença de público funciona como uma motivação para os estudantes, um incentivo para sua dedicação. Essa experiência é uma oportunidade de levarem o que aprenderam para um contexto real:

 

“Isso permite que vivenciem o ato de interpretar uma obra em sua totalidade, indo além da sala de aula e dos ensaios, o que contribui para o amadurecimento artístico. Essa experiência de 'performance completa' é essencial para a formação de um intérprete.”

Lucyana Sayure, docente do CMU e coordenadora do LAP 

 

Luciana comenta que, na disciplina de piano, participar do Laboratório e das atividades promovidas compõe a nota dos estudantes. Além desses recitais na BBM, são realizadas apresentações no próprio CMU e em projetos de extensão. A docente também ressalta a importância desses eventos para a pesquisa acadêmica, tanto na graduação quanto no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS): “Nosso enfoque é o diálogo constante entre prática e pesquisa musical. A performance é um campo que oferece questões que podem ser investigadas academicamente e a pesquisa oferece bases teóricas e metodológicas que enriquecem a performance”

Além do LAP, outros grupos do CMU se apresentam na Sala Villa-Lobos. Neste semestre, o espaço recebe recitais da Classe de Violino, de responsabilidade da professora Eliane Tokeshi, do Percussivo USP, do Grupo de Música Atual (GruMA), orientados pelo professor Ricardo Bologna, e do Laboratório de Música de Câmara (Lamuc), coordenado pelo professor Alexandre Ficarelli. Dentre os eventos previstos para ocorrer na BBM há ainda recitais com professores visitantes de outras universidades e até de outros países, também organizados por Alexandre Ficarelli. 

 

Serviço

Programação do Departamento de Música na Biblioteca Brasiliana

Laboratório de Piano (LAP)

  • Data: 7 de outubro e 5 de dezembro de 2024
  • Horário: 12h30

Classe de violino

  • Datas: 10 de outubro e 9 de dezembro e 2024
  • Horário: 12h30

Percussivo USP

  • Datas: 17 de outubro e 12 de dezembro de 2024
  • Horário: 12h30

Laboratório de Música de Câmara (Lamuc)

  • Datas: 31 de outubro, 5, 7 e 21 de novembro de 2024
  • Horário: 12h30

Grupo de Música Atual (GruMA)

  • Data: 25 de novembro
  • Horário: 12h30

Recital com professor visitante dos EUA

  • Data: 28 de novembro
  • Horário: 12h30

Local: Sala Villa-Lobos, Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo, SP.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Foto de capa: Susana Narimatsu / LAC ECA USP.