Comunicantus abre chamada para trabalhos em simpósio de obras corais
O simpósio faz parte das comemorações pelos 50 anos de atividades corais no Departamento de Música da ECA
O Comunicantus: Laboratório Coral realiza seu I Simpósio de Obras Corais, voltado para composições e arranjos, em que estudantes de graduação e pessoas recém-formadas da graduação e pós-graduação, vinculadas ao Departamento de Música (CMU) e ao Programa de Pós-graduação em Música (PPGMUS) poderão apresentar seus trabalhos.
Um simpósio para os 50 anos de atividade coral no CMU
O Simpósio pretende reunir e divulgar as obras corais desses estudantes e musicistas, assim como promover a troca de experiências entre docentes, discentes e pesquisadores. As obras serão apresentadas em sessões de comunicação oral coordenadas por docentes e pesquisadores do CMU ou pessoas convidadas. Ao final de cada sessão haverá uma roda de discussão a respeito das obras.

A realização do I Simpósio Comunicantus de Obras Corais faz parte das atividades do Comunicantus em comemoração aos 50 anos de atividade coral no CMU, que neste período caracterizou-se por manter a vivência artística como aspecto fundamental no ensino de música. Com destaque às estreias de obras de estudantes e professores ao longo de sua história, o Coral da ECA-USP, Coro de Câmara Comunicantus, Coral Escola Comunicantus e Classe de Regência Coral são exemplos da formação em canto coral a partir de aulas práticas, propiciando uma experiência ampla do repertório e de possibilidades de performance.
Sobre o Comunicantus
Comunicantus é o nome do Laboratório Coral do Departamento de Música (CMU) da ECA. O laboratório é responsável pelas práticas dos corais que ensaiam regularmente no CMU e as atividades de extensão e aperfeiçoamento, como cursos, workshops, palestras, seminários e concertos.
Instruções sobre envio dos trabalhos e participação no simpósio
- Serão recebidos trabalhos concluídos nos anos de 2020, 2021 e 2022 de todas as habilitações da graduação e pós-graduação que sejam vinculados ao CMU e ao PPGMUS.
- Devem ser reservados 5 minutos para a audição da obra —que pode ser apresentada por arquivo midi, e 15 minutos para a comunicação oral, que pode ser acompanhada da projeção da partitura e de outras informações.
- Ao final da exposição haverá tempo para discussão e perguntas. As inscrições de trabalhos acontecem do dia 20 de maio a 10 de julho e a divulgação do cronograma das atividades do simpósio será no dia 21 de agosto.
- Para mais informações sobre inscrições e envio dos trabalhos para a comissão do simpósio, acesse o site do Comunicantus.
As atividades corais do CMU são planejadas e desenvolvidas neste laboratório, que reúne professores da área coral e dialoga com docentes e profissionais de outras áreas e de outras instituições ligadas ao canto coral. Além das disciplinas de graduação, o Comunicantus mantém vários grupos corais com perfis diversificados e oferece formação profissional para seus estudantes na área coral.
O Comunicantus também realiza diversos projetos especiais, como cursos, workshops, palestras e seminários. Também recebe diversos profissionais ligados ao canto coral, tanto brasileiros como estrangeiros, objetivando a formação de estudantes e desenvolvimento de pesquisas e atividades artísticas. As atividades são supervisionadas pelos professores Marco Antonio da Silva Ramos, idealizador e colaborador sênior, e Susana Cecilia Igayara-Souza, coordenadora.