CMU | Departamento de Música

Conheça a nova chefia do Departamento de Música

Ricardo Ballestero e Alexandre Ficarelli, respectivamente chefe e vice-chefe, assumem a gestão pelos próximos dois anos

Vida acadêmica

Eleições realizadas em 16 de maio decidiram a nova chefia que estará à frente do Departamento de Música (CMU) pelos próximos dois anos. Os professores Luiz Ricardo Basso Ballestero e Alexandre Fontainha Ficarelli são os chefe e vice-chefe da gestão que teve início em 15 de junho.

Foto em preto e branco do rosto de um homem branco dentro de um círculo. Ele é branco, tem pouco cabelo, olhos escuros e veste uma camisa listrada.
Imagem: reprodução/Artes do Canto

Luiz Ricardo Basso Ballestero é pianista e atua na ECA como docente em disciplinas relacionadas à performance vocal, instrumental e músico-teatral. Além de sua graduação em Música, na USP, tem mestrado pela Westminster Choir College e é doutor pela Universidade de Michigan, ambas nos Estados Unidos.

Ballestero foi pianista ensaiador da Houston Grand Opera e  professor visitante na Universidade do Colorado-Boulder, também nos EUA. Dentre suas atividades acadêmicas e artísticas, destacam-se ainda recitais, palestras e cursos nos EUA, na Itália e na Alemanha.

Sua pesquisa é voltada para questões interdisciplinares relacionadas à pedagogia da performance musical e à performance vocal, instrumental e músico-teatral em contextos colaborativos.

Foto em preto e branco do rosto de um homem branco dentro de um círculo. Ele é branco, tem cabelos curtos e escuros, sobrancelhas grossas e veste uma camisa escura.
Imagem: reprodução/Theatro Municipal de São Paulo

Alexandre Fontainha Ficarelli leciona Oboé, Música de Câmara e Seminário de Execução Musical e Performance. Fez Bacharelado e Mestrado na Escola Superior de Música e Artes Dramáticas de Stuttgart (Alemanha). Além disso, formou-se como Mestre e Doutor pela USP.

O coordenador do Laboratório de Música de Câmara (LAMUC)  do CMU apresenta-se como solista e camerista no Brasil, Argentina, Europa, Estados Unidos e Austrália, destacando importantes obras do repertório brasileiro para oboé e corne-inglês.

Foi ganhador do Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) em 2010 por sua atuação no Camerata Aberta, grupo dedicado à música contemporânea, e o 8º Prêmio Bravo! de Música em 2012, pelo melhor CD de música erudita.

Imagem de capa: Mariana Chama