CMU | Departamento de Música

Docente da ECA dirige série de espetáculos no Theatro São Pedro

Ricardo Ballestero, do Departamento de Música, dirige "Além da Canção", série de quatro espetáculos cênico-musicais

Comunidade
Foto de um homem branco olhando para a câmera. Ele tem olhos castanhos, quase metade do rosto coberto por uma sombra e pouco cabelo
Ricardo Ballestero, professor do CMU. Foto: Santa Marcelina Cultura

O Theatro São Pedro recebe uma série de quatro espetáculos intitulada Além da canção, que tem a direção de Ricardo Ballestero, pianista e professor de repertório vocal no Departamento de Música (CMU). As apresentações acontecem de 24 a 27 de agosto.

Ricardo Ballestero é doutor em Música pela Universidade de Michigan, onde estudou Piano Colaborativo e Música de Câmara. Estudou também no Westminster Choir College (mestrado) e na Universidade de São Paulo (bacharelado). Como pianista e diretor musical, tem explorado novas formas de apresentação da canção e da música de câmara.

Em Além da Canção, o músico explora diferentes olhares e escutas sobre e a partir do repertório da canção, passando pela música de câmara, ópera, música pop e spirituals.

Imagem dividia em quatro. Em cada quadro, uma mulher, em um palco, cantando. No primeiro quadro, uma mulher branca, de cabelos ondulados e com flores sobre a cabeça, ela olha, séria, para baixo. No segundo quadro, uma mulher branca, de cabelos castanhos, presos para trás. Ela usa um vestido longo e branco. Está de braços abertos e olha para baixo enquanto canta. No terceiro quadro, uma mulher branca, de vabelos ondulados e castanhos. Ela veste uma calça, top e paleto na cor verde claro. Ela tem as mãos para cima. No quarto quadro, o mais à direita, uma mulher preta, de cabelos de tamanho medio e cacheados, ela usa um vestido longo e estampado, em que predominam as cores creme e marrom. Ela tem uma das palmas das mãos voltadas para cima e o olhar baixo.
Da esquerda para a direita, as solistas de "Além da Canção": Manuela Freua, Luciana Bueno, Camila Provenzale Titinger e Erika Muniz. Foto: Heloisa Bortz/Theatro São Pedro

Saiba mais sobre cada programa da série:

Reais e imaginárias - 24 de Agosto de 2023, 20h

Com participação da soprano Manuela Freua, o espetáculo apresenta a estreita relação entre canção e literatura, trazendo um repertório de personagens  e ambientes  reais e imaginários.

Solista: Manuela Freua, soprano

Pauline, uma biografia musical - 25 de Agosto de 2023

Apresentação criada a partir da biografia da compositora, cantora e pianista Pauline Viadort-Garcia. O repertório inclui canções e árias de ópera e, a partir dele, pretende-se criar uma trajetória biográfica musical da artista.

Solista: Luciana Bueno, mezzo-soprano

Clara e Fanny - 26 de Agosto de 2023, 16h

Camila Provenzale, soprano, e músicos da Orquestra do Theatro São Pedro participam da apresentação, que apresenta duas compositoras que, para o professor Ballestero, não foram devidamente estudadas nas escolas de música e nem apreciadas nas salas de concerto com a frequência e atenção que merecem. O espetáculo apresenta  obras instrumentais das artistas, que tinham na música de câmara um lugar central em suas produções.

Solistas: Camila Provenzale Titinger, soprano

I, too, sing America - 27 de Agosto de 2023, 17h

O programa apresenta a produção transcultural de mulheres negras, com obras de Tania León, de Cuba, e Florence Price e John Carter dos Estados Unidos. A ideia é propor o diálogo entre a poesia contemporânea, os textos e melodias de tradição oral, técnicas musicais eurocêntricas e o jazz americano. Com participação da soprano Erika Muniz e de músicos da Orquestra do Theatro São Pedro.

Solistas: Erika Muniz, soprano

Série de espetáculos “Além da canção”, com direção de Ricardo Ballestero

Data: 24 a 27 de agosto

Horário: 24 e 25 de agosto às 20h, 26 de agosto às 16h e 27 de agosto às 17h

Local: Theatro São Pedro

Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n, São Paulo, SP

Ingressos: Os ingressos variam de 15 reais (meia entrada) a 30 reais (inteira). Para mais informações, consulte o site de vendas.