CMU | Departamento de Música

ECA e Departamento de Música lamentam a morte de Teca Alencar de Brito

Docente e pesquisadora deixa legado de referência para a educação musical no Brasil

Vida acadêmica

Faleceu no dia 19 de agosto, aos 68 anos, Maria Teresa Alencar de Brito, a Teca, professora aposentada do Departamento de Música (CMU) da ECA-USP. Pianista de formação e mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, atuou desde o início da carreira no campo da educação musical.

Foto de fileiras de mulheres de mãos dadas, aparentemente dançando ciranda. No primeiro plano, destaca-se Teca  Alencar, uma mulher branca de cabelos curtos e castanho escuros. Ela usa um colar preto e uma blusa de manga curta com estampa floral.
Cena do documentário A Escuta das Crianças (2023), sobre Teca Alencar e a Oficina de Música. Imagem: Youtube/ Gabriel Levy

“Com as crianças, importa garantir a possibilidade de exercitarem sua relação com o mundo. Através dos sons podem expressar seu modo de perceber, sentir, pensar. Podem vivenciar questões significativas, importantes em sua vida, já que a música é linguagem que torna sonora nossa própria forma, quem somos, como percebemos, como sentimos”, escreveu Teca no artigo Ferramentas com brinquedos: a caixa da música, publicado na Revista da Associação Brasileira de Educação Musical.

Na Teca Oficina de Música, criada por ela em 1974, crianças, jovens e adultos tiveram acesso à educação musical. Parte do trabalho desenvolvido com estes estudantes pode ser conferido nos álbuns Canto do Povo Daqui; Nós que Fizemos; Música pra Todo Lado; Ondas e Passarinhada e Outros Voos. A docente e pesquisadora publicou também diversos livros, com destaque para Um Jogo Chamado Música: escuta, experiência, criação e educação; Música na Educação Infantil e De Roda em Roda, que reúne brincadeiras musicais de diferentes regiões do Brasil. O documentário A Escuta das Crianças, lançado em 2023, conta a história de Teca e da Oficina de Música.

Teca atuou na área de Licenciatura do CMU e no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) de 2008 a 2019. O departamento manifesta sua tristeza pela partida da educadora na nota a seguir:

"Prezados docentes, discentes e funcionários do CMU,

É com grande pesar que o Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP informa o falecimento da Profa. Dra. Maria Teresa Alencar de Brito (Teca), no dia 19 de agosto de 2023. A Profa. Teca era Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Foi integrante da Junta Diretiva do FLADEM (Fórum Latinoamericano de Educación Musical) e integrou o Comitê Permanente do Movimento Latino-Americano e Caribenho da Canção Infantil. Fundadora da “Teca Oficina de Música”, publicou diversos livros e atuou nos cursos de licenciatura e pós-graduação em música da ECA/USP, sendo responsável pela formação de gerações de educadores e pesquisadores em música. Teca foi uma das maiores referências no campo da educação musical no Brasil e deixa um legado inestimável.

O Departamento manifesta suas condolências e sentimentos a toda a família."

Departamento de Música da ECA

Com informações da Revista Concerto