CMU | Departamento de Música

ECA oferece cursos livres de diversos instrumentos musicais

Com duração de março a novembro, cursos são gratuitos e visam o aperfeiçoamento de músicos e estudantes de música; inscrições abertas até 15 de fevereiro

Comunidade
Foto de um homem branco, de cabelos grisalhos, sentado e tocando uma viola erudita. Ele veste uma camisa clara de mangas curtas e calça escura. De frente para ele está uma pessoa de costas para a foto, ao lado de uma partitura. A sala é branca e há uma lousa de vidro com linhas de partitura.
Professor de viola Marcelo Jaffé, Foto: Mariana Chama.

Anualmente, o Departamento de Música da ECA USP dá oportunidade para que músicos e estudantes de música participem de cursos gratuitos de instrumento, voltados para quem deseja se aperfeiçoar na prática musical. As aulas são presenciais, com duração de março a novembro, e são acompanhadas diretamente por um professor da USP. Para concorrer a uma vaga, a pessoa interessada deve fazer a sua inscrição até o dia 15 de fevereiro no site de cursos de extensão da USP.

Em 2024, serão oferecidos cursos nas seguintes modalidades:

• Clarone, com o professor Luis Afonso Montanha;
  • Oboé, com o professor Alexandre Ficarelli;
  • Percussão, com o professor Ricardo Bologna;
  • Trombone, com o professor Donizeti Aparecido Lopes Fonseca;
  • Trompa, com o professor Luis Afonso Montanha;
  • Viola, com o professor Marcelo Jaffé;
  • Pedagogia da Performance do Violino, com a professora Eliane Tokeshi.

Para concorrer a uma das vagas, é necessário preencher alguns requisitos, que variam de acordo com a modalidade escolhida, e participar de um teste para seleção de candidatos. As pessoas selecionadas para participar do curso terão uma aula semanal, agendada diretamente com o professor. As aulas irão desenvolver, entre outras competências, os fundamentos técnicos da performance do instrumento, além de familiarizar o estudante com os princípios da prática interpretativa, seja no repertório para instrumento solista, de câmara ou orquestral. A avaliação inclui frequência mínima e outros critérios a serem definidos pelos próprios professores.

Para mais informações sobre os cursos, as inscrições e o processo de seleção, acesse a página do Departamento de Música.

Cursos de Difusão Cultural em Música na ECA USP

Inscrições: até 15 de fevereiro no Sistema Apolo - sistema de inscrições nos cursos de extensão da USP

Local: Departamento de Música da ECA USP. Rua da Reitoria 215, Cidade Universitária, São Paulo, SP.

Contato: telefone: 3091-4137, e-mail: cmu.difusao@usp.br

Imagem de capa: Naipe de metais da Orquestra de Câmara da ECA (OCAM). Foto: Mariana Chama.