CMU | Departamento de Música

Formado por artistas da ECA e de outras instituições, Vocci in Mvsica lança novo vídeo sobre a pandemia

Vídeo reúne músicos e cantores líricos do Departamento de Música da ECA e de outras importantes escolas e entidades artísticas e musicais de São Paulo

Comunidade

Maio de 2021. Nessa semana, o Brasil ultrapassou a marca de 420 mil óbitos causados pela covid-19. Diante de tal cenário, ações culturais que buscam transformar o desalento em conscientização e esperança tornam-se ainda mais importantes. É com esse olhar que o projeto Vocci in Mvsica reúne artistas de diversas origens em seus concertos e vídeos.

Surgido em 2019, o projeto foi idealizado por estudantes do Departamento de Música (CMU), juntamente com músicos do Teatro São Pedro, Coro Jovem do Estado de São Paulo (Emesp Tom Jobim), Coro Acadêmico da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Escola Municipal de Música de São Paulo (EMMSP) e Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Um de seus principais focos é a divulgação do repertório coral e a formação de cantores líricos.

Em março de 2021, estreou o primeiro concerto Vocci in Mvsica na rede, trazendo uma narrativa sobre os picos de emoção vividos por muitos na pandemia, em que momentos de tristeza e revolta se alternam à empatia e esperança. “Esperamos que um futuro promissor renasça de tudo isso que estamos passando, com melhor governo, melhores condições de vida, de trabalho e de humanidade. E a música é o retrato perfeito para transmitir tudo que desejamos”, diz Ivy Szot, cantora lírica do Theatro São Pedro e bacharel com habilitação em Canto e Arte Lírica pelo CMU. Ivy produziu o roteiro do audiovisual procurando transmitir a mensagem de todos os artistas participantes do concerto. Pietro Barbosa, coordenador do Vocci in Mvsica e aluno de Regência do CMU, completa: “esse programa leva a nossa solidariedade a todos que perderam amigos e familiares para a covid 19".

Salmo 22 é o mais novo lançamento do projeto

O Vocci in Mvsica acaba de lançar seu mais novo vídeo, Salmo 22. Com composição de Cláudia Helena Alvarenga, o apelo sobre a situação brasileira toca ainda mais fundo. O vídeo combina as imagens dos músicos e cantores com reproduções de notícias e outros registros que refletem as várias facetas da tragédia pandêmica, no momento em que o número de casos e de mortes atingiu o auge desde a chegada do coronavírus ao país. “É impossível não se manifestar de alguma forma e, com isso, o Vocci in Mvsica lançou esse vídeo um dia após o Brasil atingir a marca de 400.000 mortos pela covid-19”, afirma Pietro.

Confira o vídeo a seguir:

Imagem de capa: Reprodução/Youtube