CMU | Departamento de Música

Músicos da ECA e de outras instituições se unem em espetáculo audiovisual on-line

Vídeo do projeto Vocci in Mvsica na Rede une diferentes obras musicais em mensagem de solidariedade e esperança diante da pandemia

Comunidade

Como transformar o desespero de ver o Brasil batendo recordes na pandemia, com mais de 2 mil mortos por dia? Como levar esperança e solidariedade e reivindicar um governo que garanta melhores condições de saúde, natureza e humanidade? Com esse questionamento, 30 músicos da USP, Teatro Municipal, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e Theatro São Pedro fundaram o grupo Vocci in Musica e lançaram o projeto Vocci in Mvsica na Rede. Em 31 minutos e 58 segundos, jovens estudantes e profissionais sintetizam um ano de trabalho, reflexão e confinamento no primeiro concerto on-line que o projeto está lançando.

“As vozes tentam despertar o alento e resgatar os sonhos de todos”, explica Pietro Barbosa, coordenador do projeto e aluno de Regência do Departamento de Música (CMU) da ECA. “Esse programa leva a nossa solidariedade a todos que perderam amigos e familiares para a covid 19. Fundamos o Vocci in Mvsica oficialmente em 2020. Mas tudo começou no final de 2019, quando tivemos a ideia de executar algumas peças de Gustav Mahler, meu compositor favorito, com alunos do nosso departamento.”

Com a pandemia logo depois das férias do ano passado, o que era para ser um pequeno madrigal na USP foi se transformando e crescendo com a adesão de cantores e músicos profissionais de universidades e teatros da cidade. Com a disposição de jovens entre 20 e 30 anos, o projeto ganhou força. Formou-se o projeto Vocci in Mvsica na Rede e esse primeiro concerto audiovisual recebeu o incentivo da Lei Aldir Blanc da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

“Nessa narrativa nós vemos o processo que todos estamos passando. Há os picos de emoção, altos e baixos, os momentos de tristeza profunda, de solidariedade. Mas o mais importante de tudo é a mensagem de esperança que está no final do vídeo”, diz Ivy Szot, cantora lírica do Theatro São Pedro, bacharel com habilitação em Canto e Arte Lírica pela USP. Ivy fez o roteiro do audiovisual procurando transmitir a mensagem de todos os artistas. “Esperamos que um futuro promissor renasça de tudo isso que estamos passando com melhor governo, melhores condições de vida, de trabalho e de humanidade. E a música é o retrato perfeito para transmitir tudo que desejamos.”

Confira a reportagem do Jornal da USP na íntegra.

Edição: Amanda Ferreira
Originalmente publicado pelo Jornal da USP.