CMU | Departamento de Música



"Temos por quem lutar": OCAM faz clipe para estimular a união na luta contra o coronavírus

Vídeo foi exibido no Fantástico, da TV Globo. Confira outras produções da Orquestra durante o período pandêmico

Comunidade

Entre as informações mais atualizadas sobre a pandemia do coronavírus e os últimos atos do governo, o noticiário parece ser repleto de pessimismo. Ainda assim, há um esforço em trazer um pouco de alegria e esperança. O Fantástico, da TV Globo,  exibiu o clipe produzido pela Orquestra de Câmara da ECA (OCAM), com um arranjo de Trenzinho Caipira, de Heitor Villa-Lobos, cheio de referências à música popular brasileira. Uma mensagem para estimular a fé, a coragem e a união na luta contra a covid-19.

Coordenados pelo maestro e professor do Departamento de Música (CMU), Gil Jardim, os músicos gravaram, cada um, em suas casas. Depois, todas as contribuições foram sincronizadas e editadas para compor o resultado final. 

"Em linguagem poética, a criação audiovisual inicia com uma delicada mensagem sobre o momento de pandemia e mostra toda gente brasileira pela qual devemos lutar", diz a OCAM em nota em sua página do Facebook

Assista ao vídeo na página da OCAM no Facebook. 

 

Descubra as demais produções da OCAM na pandemia

Com base no projeto Inumeráveis e com a participação de músicos como Chico César e Bráulio Bessa, a OCAM lançou o clipe Espero que nomes consigam tocar!, uma homenagem a todos que perderam suas vidas por conta da covid-19.

 

 

A orquestra também produziu o Olho da Rua, uma iniciativa de arrecadação de fundos para a Pastoral do Povo da Rua, do padre Júlio Lancellotti, e de incentivo à solidariedade frente ao aumento da desigualdade social.

 

 

O videoconcerto de final de ano da USP de 2020, uma homenagem ao artista Milton Nascimento, contou com a participação da Orquestra da Câmara da ECA e trouxe trechos de músicas do homenageado.

 

 

No dia do aniversário da cidade de São Paulo, 25 de janeiro, foi lançado o vídeo Raízes Profundas, fruto de uma parceria da OCAM com a Orquestra Mundana Refugi. A colaboração celebra a diversidade étnica e cultural que é marca da capital paulista.

 

 


Imagem de capa: Reprodução/Facebook