CMU | Departamento de Música



Docente do CMU recebe prêmio para novas lideranças em pesquisa

Premiação é concedida pela Pró-reitoria de Pesquisa para docentes de até 40 anos que se destacaram em 8 áreas do conhecimento


O professor Mario Rodrigues Videira Júnior, do Departamento de Música (CMU), recebeu em cerimônia realizada no dia 8 de novembro o prêmio Excelência para Novas Lideranças em Pesquisa na USP, concedido pela Pró-reitoria de Pesquisa. O docente foi o escolhido na grande área do conhecimento de Linguística, Letras e Artes, uma das oito que constavam no edital. 

Mario Videira recebeu o prêmio devido à sua “singular contribuição para o desenvolvimento e consolidação do campo da Filosofia da Música no panorama acadêmico brasileiro”. Professor do CMU desde 2012, Videira desenvolve pesquisas sobre práticas interpretativas, estética musical, filosofia e literatura alemãs. Atualmente, também é vice-presidente da Comissão de Pós-Graduação da ECA.

O prêmio Excelência para Novas Lideranças em Pesquisa contempla docentes de no máximo 40 anos de idade que se destacam pelo impacto de suas pesquisas. Além de um certificado, os docentes selecionados recebem um prêmio no valor de 15 mil reais, concedido em parceria com o Banco Santander. 

Os docentes premiados e os dirigentes da Universidade na cerimônia. Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A comissão avaliadora foi composta por 24 pesquisadores externos, representantes de todas as áreas do conhecimento.  Para definir os premiados, foram levados em consideração o impacto científico ou social e a relevância das atividades de pesquisa para o desenvolvimento de seu campo de estudos, para a visibilidade da pesquisa realizada na Universidade e para a interação da USP com a sociedade.

Ao todo, foram 37 inscritos e 8 premiados nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Linguística, Letras e Artes. Para saber mais sobre os contemplados e a cerimônia de premiação, clique aqui. 

No vídeo abaixo, o professor Mario Videira dá mais detalhes sobre seus trabalhos de pesquisa.