CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

Animações de estudantes da ECA são exibidas em Los Angeles

Cinco discentes da disciplina de Introdução à Animação tiveram seus trabalhos selecionados para conferência internacional sobre computação gráfica

Comunidade

As animações de cinco estudantes do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) foram escolhidas para fazer parte do Faculty Submitted Student Work, um arquivo online com trabalhos desenvolvidos em instituições de ensino ao redor do mundo. Todas as obras foram exibidas em Los Angeles, na conferência da SIGGRAPH (sigla em inglês para Grupo de Interesse Especial em Gráficos de Computador e Técnicas Interativas), cujo objetivo é possibilitar um espaço para que educadores compartilhem ideias de projetos das disciplinas e tenham contato com novas propostas educacionais.

Disciplina de Introdução à Animação

A disciplina oferecida no CTR busca proporcionar ao estudante conhecimento teórico e prático para a criação e produção de animações, explorando tanto as técnicas analógicas quanto as digitais. Para isso, são abordados temas como a evolução histórica do cinema de animação; técnicas como 2D, 3D, stop-motion, sem câmera, trucagem e desenho animado; efeitos especiais e ferramentas de composição digital.

O trabalho final da disciplina é a produção de um curta-metragem de animação e, como atividade de extensão, a exibição desse material, pensando principalmente na comunidade externa à USP.

Na ECA, o professor João Paulo Schlittler, que ministra a disciplina Introdução à Animação, foi o responsável por submeter os trabalhos dos estudantes Giordano Gadelha, Giovanna Bars, Manoella Rodrigues, Thais Tanaka e Thales Mansur. Para ele, as animações têm características artísticas diversas e experimentais que exploram diferentes técnicas. “Os roteiros são bastante originais e criativos e os resultados bem impressionantes por serem realizados individualmente em um semestre”, pensa.

Além das produções da ECA, foram selecionados projetos de outras 20 universidades dos EUA, Canadá e México. Para o professor João Paulo, é muito importante que as escolas de animação do Brasil mantenham um diálogo com o resto do mundo. Apesar de haver um “crescente interesse em conteúdos ‘descolonizados’ ”, ainda há pouca participação brasileira nas grandes associações de animação, de acordo com o docente. Nesse sentido, os festivais ajudam a abrir espaço para produções brasileiras no universo acadêmico e trazem visibilidade junto aos distribuidores, avalia João Paulo.

A SIGGRAPH, patrocinadora do evento e da exibição desses trabalhos, é uma organização sem fins lucrativos que atua globalmente no desenvolvimento da computação gráfica e de técnicas interativas. A conferência promovida por ela, que leva o mesmo nome, acontece anualmente desde 1974. Confira cenas dos curta-metragens produzidos por ecanos:

Animações de estudantes do CTR apresentadas na SIGGRAPH

Cena do curta-metragem. Ao fundo, há um palco com uma faixa branca com “Assembleia dos Talheres” escrito em preto. No palco, estão uma colher, um garfo, uma faca e um prato. Todos têm olhos e boca. Na plateia, virados para eles, estão grupos de colheres, garfos e facas carregando bandeiras. As paredes e o chão são de madeira.

Assembleia (Manoella Rodrigues), disponível no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=6mzc09l2YCk. Imagem: reprodução/ LAC ECA USP.

Cena do curta-metragem Asteroides. Ao fundo, há um palco com cortinas vermelhas e uma placa escrita “Asteroides”. No palco, estão três dinossauros: um é verde e segura um violão, outro é amarelo e toca bateria e o terceiro é azul e olha para trás da cortina. Na plateia, é possível ver apenas sombras e silhuetas.

Asteroides (Giovanna Bars), disponível no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=z0KGPjEDRWk. Imagem: reprodução/ LAC ECA USP.

Cena do curta-metragem joana faz um café. Há o desenho do contorno de um bule, que despeja café em uma xícara. O fundo é vinho, as linhas são vermelhas e o café é marrom.

joana faz um café (Giordano Gadelha), disponível no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=2MKoV5_j_tE. Imagem: reprodução/ LAC ECA USP.

Cena do curta-metragem Metamorfose. O cenário é composto pelas paredes de três casas: uma bege, uma azul e uma rosa. Na casa do meio, que é azul, há uma criança com semblante triste olhando pela janela. O menino é branco, tem cabelos escuros e veste uma camiseta marrom. Na parede desta casa há marcas de tijolos, outra janela e uma porta.

Metamorfose (Thais Tanaka), disponível no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=YbsJRLqU7Gk. Imagem: reprodução/ LAC ECA USP.

Cena do curta-metragem Paraíso Tropical. Paisagem de uma praia, na qual estão um guarda-sol, uma cadeira de praia e um castelo de areia. Há muita vegetação ao redor. No fundo, há montanhas com pedras e árvores. O céu é azul claro, com algumas nuvens.

Paraíso Tropical (Thales Mansur), disponível no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=vpkCgSOVtwU. Imagem: reprodução/ LAC ECA USP.

Imagem de capa: cena do curta-metragem Asteroides, de Giovanna Bars. Reprodução: LAC ECA USP.