CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

Até dia 15, Cinusp recebe inscrições para curso sobre realismo no cinema

As aulas são gratuitas e não é necessário ter vínculo com a USP para participar

Comunidade

Em homenagem ao aniversário de 30 anos do Cinusp Paulo Emílio, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU) promove o curso de difusão Do Não-Cinema ao Cinema Total: um percurso realista. O curso abordará o realismo no modo como os filmes são feitos e, tendo como base filmes clássicos e contemporâneos, investigará a hipótese de que o realismo é atemporal e inerente ao cinema desde seu surgimento.

Foto de duas pessoas, um homem e uma mulher, olhando na mesma direção. Ambos estão levemente virados para a esquerda da câmera. O homem é branco, tem cabelos curtos escuros, olhos escuros e cavanhaque grisalho. Ele usa óculos pretos redondos e veste uma camisa azul escuro e um casaco preto. A mulher é branca, tem cabelos curtos escuros, olhos escuros e usa um batom cor-de-rosa. Ela veste uma blusa de manga longa preta e um colar vermelho. Atrás deles, está uma parede branca e estão penduradas duas bandeiras, sendo uma delas do Brasil.
Lúcia Nagib, professora do curso, e Samuel Paiva, que participará de uma das aulas, são os diretores de Passagens (2019). Imagem: Divulgação/OGrito!

Os encontros acontecem nos dias 17, 19 e 20 de outubro, das 15h às 18h, na sala do antigo Cinusp. As inscrições para as 100 vagas se encerram no domingo, dia 15. Para se inscrever, basta acessar o sistema Apolo e preencher com seus dados. Não é necessário pagar e nem ser vinculado à USP.

As aulas serão ministradas por Lúcia Nagib, professora de Cinema na Universidade de Reading, no Reino Unido, e autora de livros sobre realismo cinematográfico e intermidialidade. Confira a programação do curso:

• Aula 1: Os filmes proibidos de Jafar Panahi - Aborda o “não-cinema”, ou um cinema que questiona o dispositivo cinematográfico, procurando se fundir com a vida real e desconstruir o poder do cinema de manipular os fenômenos do mundo real. Haverá projeção da obra Isto não é um filme (Jafar Panahi e Mojtaba Mirtahmasb, 2011).
  • Aula 2: Passagens intermidiáticas - A partir do cinema de Pernambuco e de São Paulo, aborda filmes que utilizam outras artes e mídias como um canal para representar a realidade histórica e política. Haverá participação de Samuel Paiva e projeção do filme Passagens (Lúcia Nagib e Samuel Paiva, 2019).
  • Aula 3: A realidade da arte - Aborda o “cinema total”, ou filmes movidos por um impulso totalizante, seja em direção à obra de arte total, à história total ou a paisagens universalizantes. A análise da ambição pelo “cinema total” acontece a partir da obra Obsessão (Luchino Visconti, 1943), explorando sua construção realista amparada na ópera e na música.
Foto de um homem segurando um celular na horizontal na altura de seu rosto. Ele está em pé em uma varanda, que está cercada por grades, onde estão pendurados diversos vasos com flores. Ao fundo, estão vários prédios, alguns em obras. O homem tem cabelos curtos e veste calça e camiseta, mas não é possível ver detalhes porque ele está contra a luz, o que deixa sua imagem escura.
Cena de “Isto não é um filme”. Imagem: Reprodução/Incinerrante.

Curso Do Não-Cinema ao Cinema Total: um percurso realista

Data: 17, 19 e 20 de outubro

Local: Sala do antigo Cinusp

Endereço: Rua do Anfiteatro, 181, favo 4, Cidade Universitária, São Paulo, SP