Curta de estudantes é selecionado para catálogo da Globoplay
Edital Meu Olhar ofereceu bolsa-produção para 120 curtas, sendo 3 deles de estudantes da ECA; além da Globoplay, outros curtas ecanos podem ser vistos no Youtube
A Organização dos Estados Iberoamericanos, a Fundação Roberto Marinho (FRM) e a Spcine lançaram juntas o edital Meu Olhar - Filmes curtos feitos pela Juventude Periférica de São Paulo. O projeto permitiu que diversos jovens, entre eles estudantes da ECA, produzissem curta-metragens a serem exibidos pelo canal Futura no Youtube.
A iniciativa teve como objetivo capacitar mil jovens periféricos na área do audiovisual e incentivar o desenvolvimento de curtas-metragens que valorizassem a cultura e a criatividade. Durante o curso, os jovens escolhidos desenvolveram projetos e foram avaliados pelos professores, que elegeram e contemplaram 120 curtas com bolsas de 3 mil reais para a produção.
Dentre os 120 curtas selecionados, as produções A Entrevista, Entre Raízes e Tremular contaram com a participação de estudantes da ECA em seu desenvolvimento. Os curtas também participaram de uma votação aberta para concorrer à exibição na plataforma de streaming da Globo e no canal Futura.
Sobreviver na cidade
A Entrevista foi um dos curtas selecionados para fazer parte do catálogo da Globoplay por meio do júri técnico. A produção conta a história de Jonas, um jovem à procura de emprego na cidade.
O diretor do curta e graduando do curso de Audiovisual no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), Gabriel Almeida, de 19 anos, conta que a ideia surgiu ao observar a cidade de São Paulo durante um feriado. A invisibilidade e a pressa são elementos fundamentais do filme, que também teve influência da música Construção, de Chico Buarque.
Além da direção de Gabriel e da produção de Gustavo Lacerda e Ricardo Lousada, também estudantes no CTR, toda a equipe e elenco de A Entrevista são compostos por discentes da ECA e as cenas foram gravadas nas dependências da Universidade. Gabriel menciona como foi importante ter o apoio de seus colegas durante a produção e a alegria de poder contar para a equipe que o curta entraria para o catálogo da Globoplay. “Ver as pessoas acreditando no seu projeto, para mim, é uma das melhores sensações”.
Mulheres em foco
Os outros dois curtas com estudantes ecanos em suas produções estão disponíveis no Canal Futura no Youtube. Os filmes têm em comum protagonistas femininas e exploram, cada um em sua particularidade, a relação delas com o mundo.
O filme Tremular aborda uma história pessoal, baseada na vida do próprio diretor, Alex Brito, que cursa Audiovisual. Léia, a protagonista, é inspirada na mãe do diretor, que passou pelo sistema penitenciário. Para Alex, transformar uma história tão pessoal em uma obra de ficção foi um desafio, mas a Universidade o ajudou a aceitar sua história e entendê-la como parte de si mesmo.
O curta, após contar em um formato documental a história de Léia, capta imagens da personagem expressando, através da dança, sua liberdade recém-conquistada. Castilho, ex-alune* da ECA, formade pela Escola de Artes Dramáticas (EAD), foi quem coreografou a cena. Alex conta que indicou apenas as emoções que gostaria que a coreografia passasse e deixou o restante por conta de Castilho e de João Campos, que cuidou da fotografia da produção. A atriz que protagonizou o curta também teve participação no processo criativo, improvisando nas gravações.
Já o curta Entre Raízes, que também tem uma mulher no papel principal, busca explorar a temática das mulheres trans no mercado de trabalho. Sara Ellen, produtora de Tremular e de Entre Raízes e estudante do curso de Audiovisual no CTR, explica que a ideia surgiu após conversas com uma atriz da ECA sobre suas vivências como mulher trans. A produtora fala da importância de filmes com essas temáticas. “Acho muito importante a gente incentivar a produção cultural nessa área justamente porque os filmes também são signos. Eles atuam diretamente na forma que a gente vê o mundo, a forma que a gente percebe, então eles são influenciados e têm influência no mundo.”
Novos olhares
Os três estudantes salientam a importância de iniciativas como a de Meu Olhar para que mais jovens possam adentrar o mundo do audiovisual já que, além do curso de capacitação, o edital ainda proporcionou que parte dos alunos pudesse ter suas produções exibidas no streaming e na televisão. “É extremamente importante para pensar em novos formadores dentro do audiovisual, considerando que é uma área que, historicamente, tem favorecido pessoas brancas e pessoas de classe média”, ressalta Alex.
Assista Entre Raízes e Tremular no Canal Futura no Youtube. A Entrevista já está disponível no Globoplay.
*Utilizamos pronomes neutros a pedido de Castilho.
*Atualizado em 14 de março de 2024 para inclusão de link para o curta A Entrevista no Globoplay.
Imagem de capa: montagem com trechos dos curtas retirados do Youtube