CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão



Curta de estudantes é selecionado para catálogo da Globoplay

Edital Meu Olhar ofereceu bolsa-produção para 120 curtas, sendo 3 deles de estudantes da ECA; além da Globoplay, outros curtas ecanos podem ser vistos no Youtube

Comunidade

A Organização dos Estados Iberoamericanos, a Fundação Roberto Marinho (FRM) e a Spcine lançaram juntas o edital Meu Olhar - Filmes curtos feitos pela Juventude Periférica de São Paulo. O projeto permitiu que diversos jovens, entre eles estudantes da ECA, produzissem curta-metragens a serem exibidos pelo canal Futura no Youtube. 

A iniciativa teve como objetivo capacitar mil jovens periféricos na área do audiovisual e incentivar o desenvolvimento de curtas-metragens que valorizassem a cultura e a criatividade. Durante o curso, os jovens escolhidos desenvolveram projetos e foram avaliados pelos professores, que elegeram e contemplaram 120 curtas com bolsas de 3 mil reais para a produção.

 

A imagem contém o logo da iniciativa Meu Olhar. O nome é escrito todo em letras minúsculas pretas, a palavra “meu” está na linha de cima e “olhar” na linha de baixo. Ao lado da palavra “meu” há dois círculos incompletos e um pequeno círculo completo um dentro do outro. O maior semicírculo é da cor roxa, o do meio é da cor rosa e o círculo completo é da cor amarela. 
O edital Meu olhar possibilitou que 24 curtas fizessem parte do catálogo da Globoplay. Imagem: reprodução/ Canal Futura.

 

Dentre os 120 curtas selecionados, as produções A Entrevista, Entre Raízes e Tremular contaram com a participação de estudantes da ECA em seu desenvolvimento. Os curtas também participaram de uma votação aberta para concorrer à exibição na plataforma de streaming da Globo e no canal Futura. 

Sobreviver na cidade

Fotografia de um rapaz jovem de cabelos enrolados e castanhos. Ele está de perfil, usa óculos, sorri e segura uma câmera fotográfica e veste camiseta preta de mangas longas e gravata cor de rosa. Ao fundo, algumas pessoas aparecem desfocadas.
Gabriel Almeida, diretor de A Entrevista. Foto: acervo pessoal.

A Entrevista foi um dos curtas selecionados para fazer parte do catálogo da Globoplay por meio do júri técnico. A produção conta a história de Jonas, um jovem à procura de emprego na cidade.

O diretor do curta e graduando do curso de Audiovisual no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), Gabriel Almeida, de 19 anos, conta que a ideia surgiu ao observar a cidade de São Paulo durante um feriado. A invisibilidade e a pressa são elementos fundamentais do filme, que também teve influência da música Construção, de Chico Buarque.

Além da direção de Gabriel e da produção de Gustavo Lacerda e Ricardo Lousada, também estudantes no CTR, toda a equipe e elenco de A Entrevista são compostos por discentes da ECA e as cenas foram gravadas nas dependências da Universidade. Gabriel menciona como foi importante ter o apoio de seus colegas durante a produção e a alegria de poder contar para a equipe que o curta entraria para o catálogo da Globoplay. “Ver as pessoas acreditando no seu projeto, para mim, é uma das melhores sensações”. 

 

Mulheres em foco

Fotografia de  um homem negro de pele clara, cabelo e barba curtos, enrolados e castanhos. Ele veste uma camiseta branca e usa uma corrente prateada no pescoço. No fundo, cartazes em laranja, verde, marrom e azul com o texto “Recriar”.
Alex Brito, diretor do curta Tremular. Foto: acervo pessoal.

Os outros dois curtas com estudantes ecanos em suas produções estão disponíveis no Canal Futura no Youtube. Os filmes têm em comum protagonistas femininas e exploram, cada um em sua particularidade, a relação delas com o mundo.

O filme Tremular aborda uma história pessoal, baseada na vida do próprio diretor, Alex Brito, que cursa Audiovisual. Léia, a protagonista, é inspirada na mãe do diretor, que passou pelo sistema penitenciário. Para Alex, transformar uma história tão pessoal em uma obra de ficção foi um desafio, mas a Universidade o ajudou a aceitar sua história e entendê-la como parte de si mesmo. 

O curta, após contar em um formato documental a história de Léia, capta imagens da personagem expressando, através da dança, sua liberdade recém-conquistada. Castilho, ex-alune* da ECA, formade pela Escola de Artes Dramáticas (EAD), foi quem coreografou a cena. Alex conta que indicou apenas as emoções que gostaria que a coreografia passasse e deixou o restante por conta de Castilho e de João Campos, que cuidou da fotografia da produção. A atriz que protagonizou o curta também teve participação no processo criativo,  improvisando nas gravações.

Fotografia de uma mulher entre 20 e 30 anos, de pele clara e cabelos castanhos e lisos um pouco acima dos ombros. Ela veste malha de gola alta vermelha e usa colar dourado e óculos de armação redonda.
Sara Ellen, produtora de Entre Raízes e Tremular. Foto: acervo pessoal.

Já o curta Entre Raízes, que também tem uma mulher no papel principal, busca explorar a temática das mulheres trans no mercado de trabalho. Sara Ellen, produtora de Tremular e de Entre Raízes e estudante do curso de Audiovisual no CTR, explica que a ideia surgiu após conversas com uma atriz da ECA sobre suas vivências como mulher trans. A produtora fala da importância de filmes com essas temáticas. “Acho muito importante a gente incentivar a produção cultural nessa área justamente porque os filmes também são signos. Eles atuam diretamente na forma que a gente vê o mundo, a forma que a gente percebe, então eles são influenciados e têm influência no mundo.”

 

Novos olhares

Os três estudantes salientam a importância de iniciativas como a de Meu Olhar para que mais jovens possam adentrar o mundo do audiovisual já que, além do curso de capacitação, o edital ainda proporcionou que parte dos alunos pudesse ter suas produções exibidas no streaming e na televisão. “É extremamente importante para pensar em novos formadores dentro do audiovisual, considerando que é uma área que, historicamente, tem favorecido pessoas brancas e pessoas de classe média”, ressalta Alex.

Assista Entre Raízes e Tremular no Canal Futura no YoutubeA Entrevista já está disponível no Globoplay.

 

 

*Utilizamos pronomes neutros a pedido de Castilho.

 

 

*Atualizado em 14 de março de 2024 para inclusão de link para o curta A Entrevista no Globoplay.
 

 


Imagem de capa: montagem com trechos dos curtas retirados do Youtube