Curta-metragem de discentes do curso de Audiovisual recebe prêmio internacional
Como Respirar Fora d’Água foi considerado o melhor filme de ficção da América Latina em premiação de associação de escolas de cinema
No dia 16 de agosto, foram anunciados os vencedores do 17º Prêmio CILECT, criado pela Associação Internacional das Escolas de Cinema, Audiovisual e Mídia (CILECT). A premiação envolve produções de discentes de todas as escolas de cinema associadas ao redor do mundo. Nessa edição, um curta-metragem de estudantes do Departamento de Cinema, Rádio Televisão (CTR) foi contemplado com um importante prêmio.

Como Respirar Fora d’Água foi eleito o melhor filme de ficção latino-americano, conquistando o troféu CIBA/CILECT, entregue à associação CILECT Ibero American Association (CIBA), da qual fazem parte as instituições da América-Latina. A obra é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso de Júlia Fávero e Victoria Negreiros, responsáveis por roteiro e direção. Ricardo Santos produziu o curta, enquanto Luiza Garzeri Freire e Giuliana Lanzoni Tambellini, assinaram, respectivamente, a montagem e a direção de fotografia.
O curta completa um ano em circulação por vários festivais e mostras, onde ganhou outros prêmios. No ano passado, foi escolhido um dos dez filmes favoritos do público no Curta Kinoforum - Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Também foi agraciado com o prêmio de melhor roteiro na Mostra Apneia de Artes Integradas, no Espírito Santo.
Confira a sinopse de Como Respirar Fora d’Água:
Na volta de um dos seus treinos de natação, Janaína é enquadrada violentamente por policiais. Já em casa e livre do perigo, ela enfrenta a relação com seu pai, Júlio, também policial militar, com outros olhos.