CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão



Curta-metragem de discentes do curso de Audiovisual recebe prêmio internacional

Como Respirar Fora d’Água foi considerado o melhor filme de ficção da América Latina em premiação de associação de escolas de cinema
 

Vida acadêmica
cinema
curta-metragem
prêmio
ctr

No dia 16 de agosto, foram anunciados os vencedores do 17º Prêmio CILECT, criado pela Associação Internacional das Escolas de Cinema, Audiovisual e Mídia (CILECT). A premiação envolve produções de discentes de todas as escolas de cinema associadas ao redor do mundo. Nessa edição, um curta-metragem de estudantes do Departamento de Cinema, Rádio Televisão (CTR) foi contemplado com um importante prêmio. 

Janaína, moça negra de pele retinta e cabelos curtos e crespos, está deitada e apoia a cabeça no colo de outra moça, com tom de pele mais claro e de quem só vemos o colo e parte dos braços e mãos. Ela acaricia o braço direito de Janaína, que está com um hematoma.
Cena de Como Respirar Fora D'Água. Foto: Divulgação.

Como Respirar Fora d’Água foi eleito o melhor filme de ficção latino-americano, conquistando o troféu CIBA/CILECT, entregue à associação CILECT Ibero American Association (CIBA), da qual fazem parte as instituições da América-Latina. A obra é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso de Júlia Fávero e Victoria Negreiros, responsáveis por roteiro e direção. Ricardo Santos produziu o curta, enquanto Luiza Garzeri Freire e Giuliana Lanzoni Tambellini, assinaram, respectivamente, a montagem e a direção de fotografia. 

O curta completa um ano em circulação por vários festivais e mostras, onde ganhou outros prêmios. No ano passado, foi escolhido um dos dez filmes favoritos do público no Curta Kinoforum - Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Também foi agraciado com o prêmio de melhor roteiro na Mostra Apneia de Artes Integradas, no Espírito Santo. 

Confira a sinopse de Como Respirar Fora d’Água:

Na volta de um dos seus treinos de natação, Janaína é enquadrada violentamente por policiais. Já em casa e livre do perigo, ela enfrenta a relação com seu pai, Júlio, também policial militar, com outros olhos.

 

 

Imagem de capa: Divulgação