CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

Estreia nos cinemas documentário de professor da ECA sobre Jair Rodrigues

Dirigido por Rubens Rewald, atual chefe do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão, Jair Rodrigues: Deixa que Digam entrou em cartaz em São Paulo no dia 27 de abril

insert alt
Reprodução/ Confeitaria de Cinema

Depois de ter sido exibido no 26º É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, e no 24º Inffinito Brazilian Film Festival, maior festival de cinema brasileiro realizado no exterior, em 2020, no 13º In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical, em 2021, e de ter conquistado o prêmio de Melhor Filme pelo voto do público no XIII Brazilian Film Festival, em Chicago, em 2022, o longa-metragem Jair Rodrigues: Deixa que Digam chega nesta quinta-feira aos cinemas brasileiros, com distribuição da Elo Studios.

Produzido pela Confeitaria de Cinema, fundada no início da década de 1990 por profissionais que se conheceram enquanto eram alunos da ECA-USP, Jair Rodrigues: Deixa que Digam é o mais novo filme dirigido por Rubens Rewald, professor e atual chefe do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) da ECA, e estreia menos de um mês depois de seu longa anterior, o drama Segundo Tempo, ter saído de cartaz em São Paulo. O responsável pelo som do documentário é outro professor do Departamento, João Godoy. O roteiro foi escrito por Rewald e Rodolfo Moreno, ex-aluno do CTR, que também assina a produção do filme.

Pautado por imagens de arquivo e entrevistas com personalidades como Rappin’ Hood, Raul Gil, Roberta Miranda, Hermeto Pascoal, Simoninha e Zuza Homem de Mello (musicólogo falecido em 2020), Deixa que Digam retrata a trajetória de Jair Rodrigues (1939-2014), seus sucessos como cantor, sua participação emblemática como apresentador no programa de TV O Fino da Bossa, ao lado de Elis Regina, sua relação com a ditadura militar e com a cultura afro-brasileira e sua vida familiar. Claudine Rodrigues, sua viúva, Jairo Rodrigues, seu irmão, e Luciana Mello, sua filha, dão depoimentos, enquanto seu filho Jairzinho é visto também interpretando o próprio pai em cenas que dramatizam passagens de sua vida.

“Eu tinha como objetivo buscar um conflito, pesquisar se era um mito ele ser tido como o homem mais feliz do mundo. Queria encontrar uma zona de sombra no personagem, mostrar que a alegria era uma máscara social. Perguntamos a todos os entrevistados se já tinham visto Jair aparentar tristeza ou mau humor e ninguém nunca viu. O homem era pura alegria! Então resolvemos fazer um longa que mostrasse o espírito de Jair, essa pessoa que representa um país alegre, otimista, que já não existe mais. Assistir ao filme reforça a sensação de que vivemos num país que se perdeu e está tentando se recuperar”, comenta o diretor em nota divulgada para a imprensa.

Paralelamente à sua atividade docente e acadêmica, Rewald vem construindo uma sólida carreira como realizador, na qual se destacam Segundo Tempo, recentemente exibido nos cinemas, Super Nada, vencedor do prêmio de Melhor Ator no Festival de Gramado de 2012, do Prêmio Especial do Júri e do de Melhor Filme na Mostra Novos Rumos no Festival do Rio 2012, e do Prêmio FIESP nas categorias Melhor Direção e Melhor Ator Coadjuvante, e Corpo, codirigido por Rossana Foglia e selecionado para vários festivais nacionais e internacionais, incluindo a Mostra Internacional de São Paulo de 2007, o Palm Springs Festival de 2008 e o Method Fest, em Los Angeles, onde conquistou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro também em 2008. Em parceria com Jean-Claude Bernardet, Rewald escreveu e dirigiu #eagoraoque, exibido, entre outros, na Mostra Internacional de SP, no Festival de Cinema Latino de Toulouse, no ForumDoc BH, e na Mostra de Tiradentes. Jair Rodrigues – Deixa que digam é seu terceiro documentário de longa-metragem, depois de dois outros feitos em parceria com Tales Ab’Sáber: Intervenção – Amor Não Quer Dizer Grande Coisa e Esperando Telê.

Em São Paulo, Jair Rodrigues – Deixa que Digam estreia nas seguintes salas: Cine Petra Belas Artes, Espaço Itaú Frei Caneca, Reserva Cultural, Cine Marquise e Cinesystem Morumbi Town. O Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA convida a todos para ir aos cinemas conferir mais este trabalho de nosso docente.

Saiba mais sobre o filme na entrevista que Rubens Rewald concedeu ao Jornal do Brasil, na matéria publicada no jornal Correio do Povo e na matéria da Revista de Cinema.

Imagem de capa: reprodução/ Confeitaria de Cinema