CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

Site discute a circulação cultural transatlântica nos séculos XIX e XX

Transatlantic Cultures é fruto de parceria da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas com universidades francesas; docentes da ECA integram equipe brasileira

Vida acadêmica

Resultado de uma parceria entre a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e as universidades Paris-Saclay e Sorbonne Nouvelle (França), o site Transatlantic Cultures reúne artigos e ensaios sobre as trocas históricas e culturais que envolvem os países banhados pelo Oceano Atlântico.

Lançado oficialmente no final de abril, o projeto é coordenado pela professora Gabriela Pellegrino Soares, do Departamento de História da FFLCH, e pelos docentes Anaïs Fléchet (Paris-Saclay) e Olivier Compagnon (Sorbonne Nouvelle), integrantes da equipe francesa.

Ele conta ainda com outros colaboradores do Brasil e da França, além de Suíça, Bélgica, Inglaterra, Áustria, Espanha, Alemanha, Turquia, Estados Unidos, Colômbia, Argentina e Senegal.

Um olhar descentralizado para o cinema

Entre os brasileiros da equipe estão os professores do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), Henri Arraes Gervaiseau, Mateus Araujo e Eduardo Victorio Morettin, que ficou responsável por coordenar a seção temática sobre cinema.

Para Eduardo, o portal se destaca por expor narrativas descentralizadas. “Algo que temos hoje nos treze textos que compõem a seção Cinema são produções que pensam o cinema de um ponto de vista não-hegemônico,” ele afirma.

Print de imagens utilizadas no artigo sobre o cineasta Glauber Rocha. A imagem é dividida em duas partes. Na primeira, um fundo preto com os dizeres em branco “‘Barravento’ é o momento de violência, quando as coisas de terra e mar se transformam, quando no amor, na vida e no meio social ocorrem súbitas mudanças”. Na segunda parte, uma imagem em preto e branco do mar. As figuras são retiradas do filme “Barravento”, de 1962.
O docente Mateus Araujo analisa em seu artigo as dimensões transatlânticas na obra do cineasta brasileiro Glauber Rocha. Foto: Reprodução/Transatlantic Cultures

O coordenador também reitera que o projeto está apenas começando e muitos conteúdos merecem atenção em futuras produções. “Um deles são os festivais de cinema, pois são espaços de reunião, circulação e projeção. Outro tema que se encontra no horizonte é a atuação da Cinemateca, que por meio de uma rede chamada Federação Internacional de Arquivos de Filmes, também compõe esse espaço institucional de trocas”, diz.

O mundo transatlântico em um clique

Além da produção intelectual, o projeto previa a construção de uma plataforma digital. O processo exigiu uma reflexão sobre a figura do leitor/usuário e a criação de recursos, como o uso de tags e do Zotero (um organizador de bibliografias), que facilitassem as trocas entre pesquisadores e estudantes. Sendo assim, o site foi organizado em três vertentes: espaços, temas e períodos.

O espaço foca nas Américas, Europa e África, enfatizando o Atlântico Norte e a americanização, os laços entre países africanos e latino-americanos, a formação intercultural do Atlântico Negro e o papel central do espaço caribenho, e os intercâmbios culturais entre a Europa e a América Latina.

Além disso, os estudos são construídos sob olhares “que se contrapõem a perspectivas eurocêntricas ou que possuem os Estados Unidos como referência”, diz Gabriela.

“O que acredito dar originalidade ao projeto é trabalharmos a historiografia atlântica e a globalização cultural a partir de estudos de casos concretos. E também o fato de reunirmos uma equipe transatlântica para produzir uma história transatlântica.”

Professora Anaïs Fléchet, da Université Paris-Saclay, uma das coordenadoras da equipe francesa.

Reprodução de um mapa-múndi em fundo azul claro. O foco é a região transatlântica (África, Europa, Américas, Caribe, Atlântico Norte e Atlântico Sul). As regiões e continentes estão demarcados com pontos coloridos e o número de artigos publicados sobre cada local.
Mapa interativo do site permite que o usuário faça uma navegação não linear pelos textos. Foto: Reprodução/Transatlantic Cultures

A navegação também permite a leitura por temas e por períodos, que se dividem em Revoluções Atlânticas e Colonialismo, Um Atlântico de Vapor, A Consolidação das Culturas de Massa e O Espaço Atlântico na Globalização.

A plataforma publica ensaios e textos de natureza enciclopédica, todos em inglês e na língua original do autor. Futuramente, a ideia é disponibilizar traduções para as quatro línguas cobertas pelo projeto (português, espanhol, francês e inglês).

O projeto conta ainda com um blog, organizado pela equipe francesa, onde são divulgados  encontros para discutir os artigos produzidos e outras atividades

A cerimônia de inauguração da plataforma Transatlantic Cultures ocorreu no dia 25 de abril e contou com a participação dos coordenadores, dos membros da equipe brasileira e de dois pesquisadores estrangeiros. A gravação está disponível no canal da ECA no YouTube.

Imagem de capa: Reprodução/Blog Transatlantic Cultures Hypotheses