CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

ECA indica Arlindo Machado para o Prêmio USP de Inovação

Falecido no ano passado, Arlindo Machado foi pioneiro no estudo das mídias e das artes digitais

Vida acadêmica

Arlindo Machado – professor e pesquisador da área de Audiovisual – é o indicado da ECA para o Prêmio USP de Inovação na categoria In Memoriam, destinado a docentes que tenham se destacado na sua trajetória pela inovação. A indicação ao prêmio foi aprovada pela Congregação da ECA em reunião realizada no dia 25 de agosto.

A morte do docente, em julho de 2020, comoveu a comunidade acadêmica, gerando manifestações e homenagens em diferentes campos do conhecimento. “Todas as gerações de pesquisadores e profissionais formados nos últimos 40 anos nas áreas de Comunicação e Artes que se ativeram a estudar a produção e as linguagens de fotografia, cinema, televisão, videoarte, artemídia, entre outras, foram beneficiadas pela produção intelectual de Arlindo Machado”, escreveu o professor Luciano Guimarães, vice-presidente da Comissão de Pesquisa, ao indicar o docente ao prêmio.

Arlindo Machado foi professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) por 30 anos. Seu campo de pesquisa abrangia a leitura crítica das imagens técnicas, particularmente em torno da fotografia, televisão, cinema e na intersecção entre arte e vídeo, por meio dos estudos de videoarte e artemídia, sendo autor de diversos livros sobre a temática. Fora da sala de aula, atuou como curador de arte, diretor de curtas-metragens e crítico de fotografia e vídeo.

Para saber mais sobre a trajetória e o pensamento do professor Arlindo Machado, leia o dossiê temático publicado no volume 48, número 56, da Revista Significação.

Foto em primeiro plano de Arlindo Machado - homem branco, cabelos brancos, veste uma camisa polo vermelha
Arlindo Machado foi professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR). Foto: Reprodução Youtube/Canal Sonhar
Prêmio USP de Inovação

O Prêmio USP de Inovação é bianual e possui duas categorias: Trajetória pela Inovação e In Memoriam. A primeira busca reconhecer os docentes que fizeram carreira buscando a inovação dentro da universidade. A segunda homenageia docentes já falecidos cujo trabalho teve grande impacto para os avanços científicos e tecnológicos desenvolvidos na USP.
Cada unidade, incluindo os museus e os institutos especializados, podem indicar até dois docentes, um para cada categoria. Depois de aprovadas pela unidade de ensino e encaminhadas para avaliação da Comissão Coordenadora do prêmio, as indicações passam pelo Conselho de Pesquisa, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, que faz a seleção de cinco docentes a serem premiados. A decisão final fica a cargo do reitor.

O resultado desta edição será divulgado no começo de 2022. Acesse o site da Agência USP de Inovação para ter mais informações sobre a premiação