CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

Filmes de ex-alunos se destacam no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

M8 - Quando a Morte Socorre a Vida, escrito e dirigido por Jefferson De, e 10 Horas para o Natal, escrito por Bia Crespo, conquistaram três troféus Grande Otelo

Comunidade

Criado em 2002 pela então recém-fundada Academia Brasileira de Cinema, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro se consolidou como um dos mais importantes do audiovisual no país, concedido anualmente pelos sócios da Academia – profissionais dos mais diversos ramos do setor membros da associação. Realizadores votando em seus pares, nos mesmos moldes do Oscar, portanto.

Na 20ª edição da cerimônia de entrega dos troféus Grande Otelo, realizada de forma remota pelo segundo ano consecutivo no último domingo, dia 28, e transmitida ao vivo pela TV Cultura, mais uma vez o talento de egressos do Departamento de Cinema, Rádio e TV (CTR) da ECA foi contemplado.

Jeferson De, formado ainda pelo antigo curso de Cinema e Vídeo do CTR, levou duas estatuetas – desenhadas por Ziraldo e esculpidas por Altair Souza – por seu drama de suspense M8 – Quando a Morte Socorre a Vida: a de Melhor Direção (categoria na qual já tinha sido contemplado no Festival Sesc de Melhores Filmes deste ano) e a de Melhor Roteiro Adaptado, escrito em parceria com Felipe Sholl.

Arte oficial da 20ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro mostra fotografia do diretor Jefferson De, um homem negro, de cabelos crespos pretos e curtos e óculos de armação retangular na cor preta. Ele usa uma camiseta preta e olha para a câmera de braços cruzados. Na sua frente aparecem os pés de um homem negro, identificado pela etiqueta M-8 presa em um dos dedões. Na parte inferior da imagem aparecem o logo do Prêmio e os dizeres em letras brancas e amarelas sobre um retângulo preto: Melhor Direção: Jefferson De, por M8 - Quando a Morte Socorre a Vida. Na parte esquerda da imagem, sobre um fundo retângulo laranja em letras brancas, aparecem os dizeres Vencedor 2021 ao lado de uma reprodução do Troféu Grande Otelo.Arte oficial da 20ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro mostra fotografia de uma cena do filme M8 - Quando a Morte Socorre a Vida. Um médico legista negro, de cabelos pretos crespos e curtos, usando jaleco e luvas brancas, realiza uma autópsia no corpo de um jovem negro de cabelos raspados. Na parte inferior da imagem aparecem o logo do Prêmio e os dizeres em letras brancas e amarelas sobre um retângulo preto: Melhor Roteiro Adaptado: Jefferson De e Felipe Sholl, adaptado da obra M8 - Quando a Morte Socorre a Vida, de Salomão Polakiewicz por M8 - Quando a Morte Socorre a Vida. Na parte esquerda da imagem, sobre um retângulo roxo em letras brancas, aparecem os dizeres Vencedor 2021 ao lado de uma reprodução do Troféu Grande Otelo.

Este quarto longa-metragem de Jeferson De, que está disponível na Netflix desde fevereiro e foi um dos lançamentos nacionais mais vistos da plataforma de streaming em 2021, já tinha vencido também em duas categorias na premiação de cinema da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte, em janeiro: Melhor Filme e Melhor Ator (para Juan Paiva).

Outro Troféu Grande Otelo que reconheceu o trabalho de um ex-aluno do CTR foi o de Melhor Longa-Metragem Infantil, entregue a 10 Horas para o Natal, dirigido por Cris D’Amato. O filme, lançado nos cinemas em dezembro de 2020 e atualmente disponível no catálogo da plataforma de streaming Amazon Prime Video, tem como uma de suas roteiristas Bia Crespo, da turma de 2008 do Curso Superior do Audiovisual. Bia e sua coautora, Flávia Guimarães, já tinham sido reconhecidas com o troféu de Melhor Roteiro de Obra Infanto-Juvenil no Prêmio ABRA 2021, concedido pela Associação Brasileira de Autores Roteiristas no começo de novembro.

Arte oficial da 20ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro mostra fotografia de uma cena do filme 10 Horas para o Natal. Três crianças, duas meninas e um menino, usam roupas de frio e estão em uma rua movimentada de uma cidade. Elas olham com espanto para algo fora dos limites da fotografia. Na parte inferior da imagem aparecem o logo do Prêmio e os dizeres em letras brancas e amarelas sobre um retângulo preto: Melhor Longa-Metragem Infantil: 10 Horas para o Natal, de Cris D'Amato. Produção: Marcio Fraccaroli, Sandi Adamiu e André Fraccaroli por Paris Produções. Na parte esquerda da imagem, sobre um retângulo roxo em letras brancas, aparecem os dizeres Vencedor 2021 ao lado de uma reprodução do Troféu Grande Otelo.Arte oficial do Prêmio ABRA de Roteiro. Sobre um fundo na cor mostarda que simula uma folha de papel com marcas de amassado, aparecem em letras brancas e pretas os dizeres: Na parte superior: Vencedores: Melhor Roteiro de Obra Infantil/ Infanto Juvenil. No centro da imagem, entre dois ramos de folhas de louro na cor branca, os dizeres 10 Horas para o Natal: Roteiro de Bia Crespo e Flávia Guimarães. Na parte inferior, o logo do Prêmio ABRA de Roteiro.

Confira a reportagem do Jornal da USP sobre as premiações dos ex-alunos da ECA no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.