CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

Primeiro longa de ex-aluna faz sua pré-estreia no Festival do Rio

O filme Diário de Viagem, de Paula Kim é exibido publicamente pela primeira vez.

Comunidade
A 23ª edição do Festival do Rio, uma das mais tradicionais mostras de cinema do Brasil, foi encerrada no último domingo, dia 19, e teve entre as suas atrações a primeira exibição pública do filme Diário de Viagem, dirigido por Paula Kim, formada pela segunda turma do Curso Superior do Audiovisual do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA-USP, após a junção do antigo curso de Cinema e Vídeo com o curso de Rádio e TV. O veterano jornalista e crítico de cinema Luiz Carlos Merten participou de um debate sobre o filme no Festival e comentou em seu blog no Twitter.
Pôster do filme Diário de Viagem, de Paula Kim.

Diário de Viagem narra a história de Liz, uma adolescente vivendo na São Paulo de 1995 que é mandada para um intercâmbio na Irlanda por seus pais de classe média emergente, que se beneficiaram da estabilidade econômica advinda do Plano Real. Mas a viagem é, para ela, um total fracasso, e em seu retorno ao Brasil ela passa a desenvolver um transtorno alimentar que limita sua vida em todos os âmbitos.

Ingressante no Curso Superior do Audiovisual em 2001, Paula Kim fez mestrado na Korea National University of Arts. Com apenas 17 anos de idade, conquistou o prêmio de audiência no Festival Mundial do Minuto com o curta-metragem animado Sexo Explícito – que também participou do AnimaMundi e ganhou o prêmio de melhor curta de escolas latinas do Festival de Montevideo. Foi roteirista e diretora dos curtas-metragens Chu Mar, 26, Best Korean Girl e Gonnyon’s First Drive, rodados na Coréia do Sul e selecionados para importantes festivais de cinema, como o Palm Springs ShortFest, o Expresión en Corto, o Festroia e o Asian American International Film Festival, entre outros.

Diário de Viagem,  sua estreia na realização de longas-metragens, foi o único projeto brasileiro a participar do Atelier do Cinéfondation no Festival de Cannes de 2015, além de inaugurar a participação brasileira no ACE MUNDUS (Paris e Pisa, 2015). Também participou do Workshop de Design de Audiência, parceria do BRLab com o Torino Film Lab, e da Clínica de Projetos do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, ambos em 2017, e foi o projeto que representou o Brasil no Encuentro de Productores do Festival Internacional de Cine de Cartagena de Indias e no Fórum de Coprodução do Festival de San Sebastian, ambos em 2018.

O Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA-USP congratula sua ex-aluna Paula Kim por mais esta conquista e deseja ao filme Diário de Viagem uma próspera carreira no circuito comercial.