Institucional



Retrospectiva: ECA no Portal de Livros Abertos da USP em 2023

Confira os 13 livros organizados e publicados por pesquisadores ligados à ECA em diferentes áreas do conhecimento

 

Vida acadêmica

Experiências anímicas, possibilidades de ser: boneco, objeto e máscara

Trata-se de um livro escrito por Felisberto Sabino da Costa, professor do Departamento de Artes Cênicas (CAC) e pesquisador-orientador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da ECA. Dividida em três seções, a obra aborda a escrita dramatúrgica para teatro com bonecos, aspectos da obra do pintor polonês Tadeusz Kantor, teatro de objeto documental, treinamento artístico com características do movimento commedia dell’arte, dramaturgias difundidas na cidade, entre outros. 

Lançamento: 17 de fevereiro de 2023
Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/963

 

Cadernos aplicados de turismo: estudos de demanda turística - Volume 2

O livro é dividido em cinco capítulos e busca discorrer sobre a demanda turística, como planejá-la, como coletar dados, analisá-los e apresentá-los, além de apresentar métodos e modelos de investigação para que a troca de informação sobre tal demanda seja mais abrangente e acessível. Foi organizado por Debora Cordeiro Braga, professora do bacharelado em Turismo na ECA, Gleice Regina Guerra e Thais Spiezzi Rinaldi. 

Lançamento: 06 de abril de 2023
Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/978

 

A ciência do jornalismo (& muito mais) - Volume 2

Os assuntos principais do livro são as temáticas discutidas na disciplina A Ciência do Jornalismo, ministrada no segundo semestre de 2022, no programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM).  É o segundo volume da Série Alterjor – Grupo de Pesquisa em Jornalismo Popular e Alternativo da ECA-USP e reúne textos como Jornalismo Especializado e o Papel da Divulgação Científica Durante e Pós-pandemia, Jornalismo no Brasil: Existe uma esfera pública Brasileira? e O Jornalismo sobre Ciência na Agência Brasil:  101 Uma análise das reportagens sobre o PL dos Agrotóxicos no Congresso Nacional. Os organizadores são Luciano Victor Barros Maluly, professor do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da ECA, Daniel Azevedo Muñoz, Carla de Oliveira Tôzo e Felipe Parra Alves de Oliveira.

Lançamento: 09 de maio de 2023
Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/993

 

Sonoridades midiáticas: rádio, música e cinema

O livro, primeira obra produzida pelo Grupo de estudos de produções em mídia sonora (MidiaSon) do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) e Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA), reúne 12 textos sobre diferentes possibilidades de presença do som (rádio, podcasts, audiolivros, entre outros) no universo midiático. Entre eles, estão: Vozes periféricas: sonoridades e visibilidades em podcasts jornalísticos, A voz feminina negra em Era uma vez Brasília: uma perspectiva de análise e Cena pagotrap e indústria fonográfica. O organizador da coletânea é Eduardo Vicente, professor do CTR e do PPGMPA.
Lançamento: 07 de julho de 2023
Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1037.

 

Avaliação de uso de periódicos (Manual de Procedimentos SIBIUSP N. 5)

A obra é a digitalização de um manual feito em 1987, que busca avaliar o uso de periódicos (livros, revistas, boletins, etc, que são periodicamente e ilimitadamente editados com novas publicações e exigem uma organização específica de seus fascículos) nas bibliotecas da USP. O manual é de autoria de pessoas que trabalham em diversas bibliotecas da Universidade, entre elas Rosa Tereza Tierno Plaza, que fez parte do grupo de trabalho que formulou o livro e era bibliotecária da ECA na época de seu lançamento.
Lançamento: 11 de julho de 2023
Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1054.

 

Cultura (i)material e rituais de consumo: perspectivas semiopsicanalíticas - Volume 2 

Imagem de capa do  livro Cultura (I)material e rituais de consumo. Todos os escritos estão na cor rosa fuschia e em letras maiúsculas. No alto, estão os símbolos do curso Cultura Material & Consumo e da ECA. No centro, sobre a silhueta de uma cabeça em roxo, está o título da obra com um código de barras e o dizer “perspectivas semiopsicanalíticas” em seguida. Logo depois estão escritos os nomes dos pesquisadores e dos autores. Ao fundo estão um iPad, um smartwatch, uma moeda, um celular e uma pasta de documentos.
Capa do livro Cultura (I)material e rituais de consumo. Imagem: Reprodução/ Portal de livros abertos da USP

Este livro busca debruçar-se sobre a premissa do consumo como fenômeno de circulação de ideias, signos, identificações, entre outros, em sociedades e culturas, além do consumo financeiro propriamente dito. Foi elaborado por docentes e palestrantes do curso de pós-graduação em nível de especialização Cultura Material & Consumo: perspectivas semiopsicanalíticas da ECA e inclui textos como Moda e feminismo de mercado: apontamentos desde as ondas feministas, Balenciaga e a espetacularização da moda como estratégia de comunicação por meio dos rituais de consumo e Ritual de consumo de alimentos orgânicos no segmento de hortaliças e frutas. Os organizadores são Clotilde Perez, professora do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) e Rafael Orlandini, mestrando do PPGCOM.
Lançamento: 01 de agosto de 2023
Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1075.
 

Crônicas para ler e ouvir - Volume 2

Livro de crônicas dos alunos da disciplina Radiojornalismo do CJE, desenvolvidas no primeiro semestre de 2023. Organizadores: Luciano Victor Barros Maluly, professor do CJE, Daniel Azevedo Muñoz, pesquisador do Alterjor e Carla de Oliveira Tôzo, doutoranda do PPGCOM.
Lançamento: 17 de agosto de 2023
Disponível em:
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1095.

 

Dos bastidores eu vejo o mundo: cenografia, figurino, maquiagem e mais - Volume IX: edição especial teatros pretos II

Este livro busca analisar a trajetória do teatro preto no Brasil, investigando como os figurinos, cenografias, maquiagens e demais elementos da cena surgiram, mudaram e se mantêm presentes na atualidade. Possui textos como Um roteiro autobiográfico de trajes no teatro negro: um mergulho na criação das vestimentas que entrelaçam a primeira e a segunda pele, Roteiro autobiográfico no candomblé: resgate da ancestralidade por meio do traje e Jongo, o sentido de comunidade enlaçado pela indumentária. Seus organizadores são: Fausto Viana, docente no CAC, Maria Eduarda Borges e Adriana Perrella Matos, ambas doutorandas do PPGAC.
Lançamento: 15 de setembro de 2023
Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1109

 

Dos bastidores eu vejo o mundo: cenografia, figurino, maquiagem e mais: vol. VIII: edição especial teatralidades indígenas

Esta obra discute o olhar que se tem sobre as artes indígenas e suas visualidades, investigando filmes, teatros, shows musicais, óperas e folguedos populares. Ou seja, entender o universo indígena e suas obras artísticas que são cotidianas, não eventuais, sob a visão das exposições em galerias de arte. Há entrevistas com pessoas indígenas e não indígenas. Entre os textos publicados, encontram-se: “Fantasia de índio”. Pode isso?, Cantos de Yube Kene: a malha da jiboia no desenho e na música Huni Kuin e Yanomamis em cena: peles que cantam. Seus organizadores são: Fausto Viana, Carolina Bassi de Moura, Amilton Pelegrino de Mattos e Maria Eduarda Borges.
Lançamento: 15 de setembro de 2023
Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1108

 

Bem estar na cultura: consumo de satisfações?

Imagem de capa do livro Bem-estar na cultura: consumo de satisfações?. O fundo é cinza e  todo texto está em fonte branca. Na parte de cima consta o título e, logo abaixo, os nomes dos organizadores. No centro da imagem, está a figura de uma cadeira branca com um balão amarelo amarrado a ela e suspenso. Em seguida, constam os nomes de todos os autores, e, embaixo desta lista, estão os logotipos do curso Cultura Material & Consumo e o da ECA.
Imagem de capa do livro Bem-estar na cultura: consumo de satisfações?. Imagem: Reprodução/ Portal de livros abertos da USP
 

Este livro explora os sentidos psicanalíticos da propaganda e publicidade na contemporaneidade. É fruto do trabalho de professores e pesquisadores relacionados ao curso Cultura Material e Consumo: perspectivas semiopsicanalíticas, sediado no CRP. Entre os textos publicados, estão: Os usos do fetichismo pelo discurso capitalista, Consumo escópico: uma abordagem semiopsicanalítica e O bem-estar no tempo e no consumo express. O livro foi organizado por Clotilde Perez e Oscar Angel Cesarotto
Lançamento: 20 de setembro de 2023
Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1118.

 

Crônicas esportivas dos tempos mágicos de Londrina

Recheado de crônicas esportivas, este livro é baseado na vivência do autor, Luciano Maluly, professor do CJE, e reflete suas experiências na cidade de Londrina - PR, onde cursou jornalismo na Universidade Estadual de Londrina (UEL). As histórias estão situadas entre 1991 e 1995, e, entre elas, encontra-se: O Brasil acorda campeão do mundo, Telê Santana, uma homenagem ao futebol-arte e O último semestre do resto de nossas vidas
Lançamento: 17 de outubro de 2023
Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1137.

 

Crônicas para ler e ouvir - Volume 3

Livro de crônicas dos alunos da disciplina Radiojornalismo do CJE, desenvolvidas no segundo semestre de 2022. Organizadores: Carla de Oliveira Tôzo, doutoranda do PPGCOM, Daniel Azevedo Muñoz, Deyse Alini de Moura, Felipe Parra, pesquisador do Alterjor, Luciano Victor Barros Maluly, professor do CJE, e Thais May Carvalho.
Lançamento: 12 de dezembro de 2023
Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1199.

 

Lazer e turismo: perspectivas no âmbito da pós-graduação no Brasil

O livro traz a proposta de apresentar “temas atuais e relevantes da investigação e das práticas de lazer e turismo”. O curso de Turismo completou 51 anos de criação na ECA e o curso da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) tem 19 anos. Ambos contam com turmas de pós-graduação e a publicação busca fazer uma interface entre os assuntos abordados nas disciplinas cursadas com as demais áreas do conhecimento. Os textos foram organizados por: Alexandre Panosso Netto e Ricardo Ricci Uvinha, ambos da EACH, e entre eles estão: Alimentação e lazer: o prazer à mesa brasileira, Animação  sociocultural  e  desenvolvimento local: a ação comunitária como alternativa de ação em políticas públicas  de  lazer  e  turismo  —  limites,  desafios, possibilidades e Turismo  em  áreas  protegidas  —  uma contribuição do turismo de base comunitária para a diminuição de conflitos socioambientais
Lançamento: 12 de dezembro de 2023
Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1198.

 

Confira outros livros que não estão no Portal mas também foram publicados por ecanos em 2023

Entre eles, está Incerteza, um Ensaio: Como pensamos a ideia que nos desorienta (e orienta o mundo digital), lançado em 10 de junho e escrito por Eugênio Bucci, professor do Departamento de Informação e Cultura (CBD). Ele discute a ideia de como o capital rege o mercado de informações e pode ameaçar o regime democrático. É sobre a incerteza que se tem quanto ao avanço da tecnologia, dissipação da informação e impactos na vida moderna, uma vez que os interesses das grandes companhias são a produção de “resultados privados e privativos, jamais públicos”, segundo o autor.

O livro Plinio Martins Filho, por sua vez, teve um ecano como tema central. Lançada no dia 24 de junho, a obra escrita por Ulisses Capozzoli é uma biografia do professor Plinio Martins Filho, ex-diretor da Editora da Universidade de São Paulo (Edusp), fundador do Ateliê Editorial e docente do curso de Editoração no CJE. Trata-se de um livro que aborda a trajetória de Plinio, especialista em técnicas de edição de livros, e o cenário da mudança do mercado editorial diante da crescente digitalização da leitura.  

Por uma teoria latino-americana e decolonial do jornalismo, escrito por Alexandre Barbosa, professor do CJE, e lançado no dia 31 de junho, expõe, desenvolve e incita o debate acerca da decolonialidade no meio jornalístico. Aborda desde a escolha de fontes de informação à relevância da América Latina no cenário midiático, muitas vezes ignorada pela mídia hegemônica. O livro é resultado da pesquisa de pós-doutorado de Alexandre na Universidade Estadual Paulista (Unesp), entre 2021 e 2022.

Charles Sanders Peirce - A Fixação da Crença, lançado no dia 12 de setembro, retrata a atualidade que os escritos de Peirce tem no que diz respeito a como construímos nossas convicções. Foi organizado por Clotilde Perez, professora do CRP. 

No dia 20 de setembro, houve o lançamento de Construir Currículos, Formar Pessoas e Constituir Comunidades Educadoras, escrito por Luiz Roberto Alves, professor do Departamento de Comunicações e Artes (CCA). A obra estuda as Diretrizes Curriculares Nacionais do Conselho Nacional de Educação (CNE), do Ministério da Educação (MEC).

Latinidades: 100 anos em 100 discos contou com a participação de um professor ecano, Waldenyr Caldas, docente sênior do CCA. Lançado em 12 de dezembro, é uma obra que conta a história da música na América Latina através da seleção de 100 discos, um por ano, dos anos de 1922 a 2022. Waldenyr foi responsável pela curadoria do ano de 1922 ao ano de 1941, e foi co-autor ao lado de Juca Novaes, Willy Verdaguer, João Barone e Felipe Machado.

 

Portal de livros abertos da USP

O Portal de Livros Abertos da USP reúne publicações de 78 categorias do conhecimento diferentes, divididas em 9 grandes áreas: livros sobre a USP, ciências biológicas, ciências humanas, ciências da saúde, ciências sociais aplicadas, ciências exatas e da terra, engenharias, ciências agrárias e linguística, letras e artes. Todos os livros são de acesso gratuito e são produções de membros da comunidade acadêmica uspiana. Acesse-o aqui: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/index. 
 

 


Imagem de capa: Reprodução das obras Dos bastidores eu vejo o mundo: cenografia, figurino, maquiagem e mais: vol. VIII: edição especial teatralidades indígenas, Lazer e turismo: perspectivas no âmbito da pós-graduação no Brasil, Crônicas para ler e ouvir - Volume 2, Bem estar na cultura: consumo de satisfações?, Cultura (i)material e rituais de consumo: perspectivas semiopsicanalíticas - Volume 2, Crônicas para ler e ouvir - Volume 3, Experiências anímicas, possibilidades de ser: boneco, objeto e máscara, Dos bastidores eu vejo o mundo: cenografia, figurino, maquiagem e mais: vol. VIII: edição especial teatralidades indígenas/ Portal de Livros Abertos da USP.