Conheça alguns compositores que passaram pela ECA
Celebramos a criatividade de artistas da ECA a partir de uma seleção feita com a ajuda do professor Silvio Ferraz
Silvio Ferraz

Silvio Ferraz Mello Filho é compositor, pesquisador e professor de Composição no CMU. Formado em Música pela USP, estudou com Gilberto Mendes e Willy Corrêa. Seus trabalhos artísticos foram performados pelo Brasil, em seus principais festivais de música, e pela Europa. Já colaborou com diversos grupos internacionais, como o Ictus Ensemble, Contrechamps e Nash Ensemble. Também foi o primeiro diretor artístico da Camerata Aberta.
Até o dia 27 de março, estarão abertas as inscrições para o concurso público para um cargo de professor do Departamento de Música (CMU), na área de conhecimento da Composição.
Desde a criação do departamento, em 1971, uma série de compositores e compositoras passaram por seus corredores e salas de aula, seja como estudantes, docentes ou pesquisadores. Muitos são reconhecidos pelo seu impacto na música brasileira e suas produções no exterior.
A seguir, conheça alguns desses artistas da ECA, que, com suas melodias, pesquisas e performances, contribuem para a diversidade da música brasileira.
A lista foi organizada com a ajuda do professor Silvio Ferraz, docente do CMU e atual coordenador da habilitação em Composição, levando em conta a representatividade desses artistas no meio artístico atual, sua presença em festivais nacionais consolidados e premiações.

Arrigo Barnabé
É cantor, compositor, instrumentista e ator.
Formou-se em Música na ECA e participou de diversos festivais com suas obras.
Nome importante da Vanguarda Paulista, uma das características de sua obra é a fusão da música erudita com o rock e a MPB.

Aylton Escobar
É professor, compositor e maestro. Estudou piano, música eletrônica e eletroacústica. Suas obras já foram interpretadas internacionalmente e premiadas pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). É membro da Academia Brasileira de Música, ocupando a cadeira de número 25.
Teve uma carreira intensa como regente, trabalhando na Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, na Filarmônica Norte/Nordeste do Brasil e na Orquestra Sinfônica de Campinas.
Denise Garcia

Formada em Música pela ECA, realizou estudos de composição na Academia de Música Detmold e na Escola de Música de Munique. Sua pesquisa se concentra na análise de música eletroacústica, dedicando-se, nos últimos anos, à música eletroacústica brasileira.
Compôs músicas para as produções teatrais do Lume Teatro, Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp. Foi coordenadora de pesquisa no Instituto de Artes da Unicamp. Tem dois álbuns solos e obras em coletâneas. Compôs também para orquestras sinfônicas.

Fernanda Aoki Navarro
É artista, compositora e educadora, com trabalhos de música acústica e eletroacústica, intermídia, instalações e performances. Formada em Música pela ECA, fez seu doutorado no Instituto Radcliffe de Estudos Avançados, da Universidade de Harvard. Atualmente, trabalha como professora assistente na Universidade do Estado do Arizona.
Suas composições já foram performadas em vários países. Além disso, trabalha como produtora, organizadora e curadora de festivais de música contemporânea.

Flo Menezes
É músico, compositor, pianista e condutor. Estudioso de música acústica e eletroacústica, já ganhou prêmios variados com suas composições.
Entre eles estão o Prix Ars Electronica, na Áustria, o 1º Prêmio no Luigi Russolo Electroacoustic Music Contest, na Itália, e o Prêmio Cultural Sérgio Motta.
É fundador do Studio PANaroma de Música Eletroacústica da Unesp.

Gabriel Duarte
É compositor, músico e pesquisador. Formou-se em Música pela ECA em 2022. Seus trabalhos de pesquisa abrangem diversas áreas da composição musical, como teoria e análise musical, orquestração e arranjo. Participa com frequência de simpósios e festivais de música contemporânea, além de já ter recebido prêmios, como o Call for Scores Pure Winds Quintet, o 4º Concurso de Composição da Academia de Flautas do Verão e o 2º Concurso de Composição Eduardo Álvares da EMESP Tom Jobim.

Gilberto Mendes
É considerado um dos mais importantes nomes da música brasileira. Compositor, professor e jornalista, criou o Festival Música Nova e foi pioneiro da música aleatória e concreta no Brasil. Com produção artística significativa, recebeu diversos prêmios e homenagens em vida.
Foi professor de disciplinas ligadas à composição e linguagem musical no CMU por mais de 30 anos.

Guilherme Ribeiro
Formou-se em Música pela ECA em 2019 e, atualmente, desenvolve pesquisa de mestrado na área de Processos Criativos, Composição e Sonologia. Também estuda no Conservatório de Strasbourg, na França. Suas composições foram apresentadas em espaços como a Sala Cecília Meirelles, o Theatro São Pedro, o Theatro Municipal, entre outros. Já recebeu prêmios nacionais e internacionais por suas composições, como a 23ª Bienal de Música Brasileira Contemporânea, o 2º Atemporánea Festival, da Argentina e o 28º Panorama da Música Brasileira Atual.

Hélio Ziskind
Formado pela ECA, possui extensa discografia infantil, que marcou a infância de uma geração de pessoas. Consultor musical na TV Cultura, compôs temas e canções para programas como Castelo Rá-Tim-Bum, Cocoricó, Roda Viva, Repórter Eco e X-Tudo.
Já ganhou diversos prêmios por suas composições, além de ter lançado seis álbuns.

Luca Raele
É compositor, clarinetista, pianista e arranjador. Já se apresentou internacionalmente com os conjuntos dos quais faz parte, o Nouvelle Cuisine e o Sujeito a Guincho.
Atua como camerista e já se apresentou na Sala São Paulo, no Teatro Cultura Artística, na Sala Cecília Meirelles, entre outros. Também atua como diretor musical e produtor da gravadora paulista independente YB Music.

Marcus Siqueira
Compositor e violonista.
Suas composições têm sido tocadas em eventos nacionais e internacionais. Participa regularmente como compositor em festivais diversos pelo país.
Já foi do corpo docente da EMESP Tom Jobim e, atualmente, leciona em conservatórios na Itália.
Recentemente, foi indicado ao Prêmio Concerto na categoria Ópera.
Mário Ficarelli

Foi professor, compositor e educador musical. Lecionou em diversas escolas e institutos, incluindo a USP.
Compôs diversas produções camerísticas, além de outros formatos como sinfonias, cantatas, solos, obras didáticas e infanto-juvenis.
Também foi membro da Academia Brasileira de Música.

Foto: Reprodução/Spotify
Mário Manga
É músico, compositor e guitarrista, com mais de 30 anos de carreira na produção musical.
Sua trajetória artística está intimamente ligada com a participação nos grupos Premeditando o Breque e Música Ligeira.
Recebeu o Prêmio de Melhor Música no Festival de Gramado por No Rio das Amazonas, filme dirigido por Ricardo Dias.

Paulo Chagas
Formado em Música pela ECA, já criou obras para formatos diversos, como palco, orquestra, câmara, coral, percussão, entre outros.
O compositor recebeu prêmios e comissões de órgãos como a Ópera Autrement do Centro Acanthes, o Festival Ars Musica, o Moscow Autumn, o Oper Bonn etc.
É professor de composição na Universidade da Califórnia e fundou um estúdio chamado Studio de Pesquisa e Experimentação Acústica.

Silvia Berg
É compositora, professora e regente. Formada em Música pela ECA, viveu por 24 anos na Dinamarca, onde aprimorou seus estudos em regência nas Universidades de Copenhague e Oslo. Foi regente do Ensemble Øresund e esteve à frente do Ensemble AmaCantus, ambos da Dinamarca.
Suas composições já foram tocadas em festivais na América Latina, Estados Unidos e Europa. Foi a primeira chefe do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), de 2011 a 2013.
Valéria Bonafé

É artista, pesquisadora e educadora. Estudou Música na USP e também foi aluna na Universidade Estadual de Música e Artes Cênicas de Stuttgart, na Alemanha. Como artista, trabalha com composição de música vocal, instrumental e eletroacústica.
É fundadora da Sonora: músicas e feminismos, integrante do Núcleo de Pesquisa em Sonologia (NuSom) e desenvolve o projeto de pesquisa-criação Microfonias: invenção e compartilhamento de escuta.

Willy Corrêa de Oliveira
É compositor, pianista e professor.
Foi um dos articuladores para a criação do grupo da Música Nova, alinhado com artistas do concretismo. Pelo conjunto de sua obra e influência no meio artístico, Willy é reconhecido como representante da vanguarda musical no Brasil.
Willy Corrêa foi um dos primeiros professores do CMU.