CMU | Departamento de Música

Cursinho popular oferece aulas para provas específicas aos vestibulandos de Música

Iniciativa é fruto de projeto inserido no Programa Unificado de Bolsas do Departamento de Música, e tem reserva de vagas para vestibulandos pretos, pardos, indígenas e trans

Comunidade

Pensando em auxiliar na preparação para as provas de habilitações específicas dos vestibulandos de Música, o Cursinho Popular Allegro, do Departamento de Música (CMU) da ECA, está com inscrições abertas até o dia 28 de setembro. Para se inscrever nas 20 vagas disponíveis, basta acessar o formulário disponibilizado pelos organizadores.

Foto em formato circular de uma mulher que sorri para a câmera. Ela é branca, tem cabelos escuros lisos e curtos e usa batom avermelhado e uma blusa estampada de manga média em tons de branco, verde, laranja, vinho e verde escuro. Atrás dela. Um piano marrom e uma janela ladeada por cortinas brancas.
Ana Fridman, professora do Departamento de Música. Foto: reprodução/ Univ. Fed. do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Segundo a direção do cursinho, a proposta é “oferecer as bases teóricas e práticas essenciais para que os futuros ingressantes consigam acompanhar e vivenciar plenamente suas trajetórias acadêmicas ao ingressarem na Universidade.” Aos participantes, as aulas ocorrerão a partir de outubro presencialmente no CMU nas terças e quintas-feiras, das 17h às 20h30. Em formato de curso intensivo, serão ofertados oito encontros. As disciplinas contemplam o ensino de apreciação historicamente guiada; percepção musical e rítmica; estruturação e teoria musical; práticas musicais em conjunto; práticas em composição e práticas musicais educacionais.

Há alguns anos, a iniciativa já era pensada entre os graduandos, mas somente este ano foi colocada em prática com a chegada de Ana Fridman, coordenadora do projeto e docente recém-contratada do CMU. Além dela, há seis bolsistas, estudantes de graduação em Música, que serão os responsáveis por ministrar as aulas no cursinho, inserido no eixo Cultura e Extensão do Programa Unificado de Bolsas (PUB) presente na ECA. O intuito é fornecer as bases necessárias para o sucesso acadêmico dos futuros integrantes do curso de graduação em Música, mas também contribuir para o desenvolvimento acadêmico dos bolsistas-professores, aprimorando suas habilidades pedagógicas e seu desenvolvimento técnico-profissional.

De acordo com Ana, “o cursinho é diferenciado, pois representa mais que um preparatório, é um espaço de inclusão e conhecimento. Mesmo que você não vá prestar composição, por exemplo, é importante que você participe da disciplina para vivenciar o que estará presente na graduação. (...) É um encontro entre futuros profissionais da música e aspirantes que desejam ingressar nesse ambiente”, completa.

Em 52 anos de existência, o curso de Música da USP conta com a presença de docentes que figuram entre os que mais se destacam no cenário nacional e internacional. Além do programa de pós-graduação, o departamento contempla seis habilitações, Sendo elas:

• Fotomontagem digital. Sobre um fundo roxo e texturizado com uma espécie de pulverizado na cor dourada, destacam-se, ao centro, recortes de fotografias de uma partitura, do teclado de um cravo, dos tubos de um órgão e de uma mão que aciona as teclas de uma flauta. Sobre esses recortes, um círculo roxo com um ícone de notação musical em seu interior, na cor dourada.
    Fotomontagem: Jornal da USP – Imagens: Cecília Bastos/USP Imagens e Flaticon.

Licenciatura em Música;

• Composição;
  • Regência;
  • Canto;
  • Sopros (clarone, oboé, clarinete, flauta, trompa, trompete, tuba);
  • Cordas Friccionadas (violino, violoncelo, viola de arco);
  • Cordas Dedilhadas (violão e viola brasileira);
  • Teclas (órgão, piano);
  • Percussão.

Saiba mais:

allegrocurso.usp@gmail.com, com o Cursinho Popular Allegro

*Estagiário sob supervisão de Antonio Carlos Quinto e Tabita Said

Publicado originalmente no Jornal da USP

Imagem de capa: estudante do curso de Música da ECA durante aula aberta realizada na I Semana de Cultura e Extensão. Foto: Amanda Ferreira/LAC