CMU | Departamento de Música

Departamento de Música e Comunicantus homenageiam maestro Samuel Kerr

Organista e maestro falecido em maio foi docente da ECA e da Unesp e impulsionou o repertório de arranjos nos corais brasileiros

Comunidade

No dia 17 de maio faleceu o professor, organista e maestro Samuel Kerr. Nascido em 1935, dedicou sua vida à música coral, notabilizando-se por seu trabalho como arranjador e  pela experimentação em expressão vocal. Embora seja mais conhecido por sua ligação com a música erudita, em especial a sacra, Kerr foi um dos primeiros maestros a fazer arranjos de canções da MPB para corais, ainda nos anos 1960.

Formado nos anos 1970 em Composição e Regência pelo Instituto Musical de São Paulo, lecionou no Departamento de Música (CMU) da ECA e foi um dos fundadores do Departamento de Música da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ele também foi um dos responsáveis pela criação do coral da Unesp.

Foto em preto e branco de um homem branco, de cabelos e barba grisalha. Ele olha para a câmera e é possível ver parte da gola de sua camisa branca e de um terno escuro. O fundo é desfocado e majoritariamente escuro.
Imagem: reprodução

Kerr também foi diretor da Escola Municipal de Música, entre 1980 e 1984, e do Coral Paulistano, de 1990 a 2001. Pela atuação nos dois cargos, recebeu prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). O maestro ainda  atuou como regente da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal de São Paulo.

No ano passado, Kerr foi homenageado pelo Conservatório de Tatuí por sua contribuição à música coral, como regente e arranjador. Na ocasião, foi lançado o volume Samuel Kerr: Arranjos Corais, organizado por Mônica Thiele e Paulo Cesar Moura.

Confira a seguir a homenagem do CMU e do Comunicantus - Laboratório Coral a Samuel Kerr

Homenagem do CMU e do Comunicantus a Samuel Kerr (1935-2023)

É com enorme pesar e emoção que o Departamento de Música (CMU) da ECA-USP e os professores do Comunicantus: Laboratório de Música do CMU-ECA-USP trazem a notícia do falecimento do Maestro e Professor Samuel Kerr e no mesmo movimento presta homenagens a este regente, professor, organista e arranjador, juntando-se à comunidade coral brasileira que vai sentir muito a sua ausência.

Ele foi professor na ECA, no então Curso de Música, de 1974 a 1976, quando tomou a decisão de se transferir para o Instituto de Artes do Planalto, atual IA da UNESP.

Foi professor a esse tempo dos Professores Marco Antonio da Silva Ramos e Fabio Cardoso de Mello Cintra e participou sempre das atividades corais do CMU.  Muitos de nossos professores, formados pela UNESP, foram também seus alunos.

Samuel Kerr era o decano dos regentes corais paulistas e teve uma carreira importantíssima para o canto coral no Brasil. Regeu coros universitários, profissionais, comunitários, religiosos, em eventos de formação de regentes.

Participou de inúmeros cursos e oficinas por todo o Brasil.

Como professor universitário, teve uma marcante atuação na Unesp, coordenando um projeto com coros regidos por alunos em diversas cidades do Estado de São Paulo.

Foi autor de grande quantidade de arranjos. Incentivou o repertório de arranjos nos corais brasileiros, entusiasmando muitos regentes jovens a experimentarem também escrever os seus próprios arranjos.

Escreveu sobre canto coral em diversos espaços, sempre com ideias renovadoras para a expansão do Canto Coral. Foi também tema de pesquisas.

Em 2018, foi o convidado de honra do I Congresso de Canto Coral: formação, performance e pesquisa na atualidade, realizando a palestra de abertura e o último ensaio do Grande Coro do Congresso.

Sua palestra de abertura está publicada nos Anais do congresso.

Samuel deixa muitas saudades, com uma vida dedicada ao canto coral.”

Professores Marco Antonio da Silva Ramos e Susana Cecília Almeida Igayara
Comunicantus — Laboratório Coral
Departamento de Música (CMU)

Imagem de capa: Adriana Elias