Filmes ecanos são exibidos no Festival Internacional de Curtas-Metragens
As produções abordam temas como amor, luto e medo; programação do evento é híbrida e gratuita
Os curtas-metragens Batimentos (2022), Jib (2022) e Olhares Trêmulos (2023), produções de estudantes do curso de Audiovisual da ECA e resultantes de atividades da graduação, fazem parte da 34º edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum, um dos maiores eventos voltados para filmes de pequena duração.
Batimentos (2022) é fruto dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de Clara Dias e Pedro Petriche, escritores e diretores da obra. Ambos ingressaram no curso de Audiovisual, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), em 2016. A trama retrata a noite de dois irmãos em uma festa. Enquanto um deles se vê intimidado por um novo integrante em seu grupo, a outra, uma DJ amadora, precisa enfrentar o medo de se expor.

O curta faz parte da programação da sessão Cinema em Curso e será exibido no dia 26 de agosto (sábado), às 19h, no Centro Cultural São Paulo (CCSP).
Jib (2022) é resultado de um exercício livre do terceiro ano da turma ingressante do curso de Audiovisual de 2018. O curta é escrito e dirigido por Lira Kim e produzido por Letícia Maiumi Mendonça e Samara Ribeiro Gonçalves. O filme aborda a relação de uma mãe e sua filha, enquanto lidam com a ausência da matriarca da família, recém-falecida.

A produção está inclusa na programação da sessão Cinema em Curso 2, e será exibida no dia 27 de agosto (domingo), às 17h, no CCSP.
Olhares Trêmulos (2023) é fruto dos TCCs de Leno Taborda, roteirista e diretor, e Victor Stoll, produtor — ingressantes do curso de Audiovisual em 2019 e 2018, respectivamente. O curta retrata o relacionamento de um jovem artista com seu namorado de 65 anos e o abalo devido à descoberta de que seu parceiro sofre de uma doença degenerativa.

A obra será exibida na Mostra Brasil no dia 30 de agosto (quarta-feira), às 20h na Cinemateca - Sala Oscarito.
Ainda este ano, Olhares Trêmulos foi eleito o melhor filme de ficção latino-americano no 18º Prêmio Ciba/Cilect, premiação criada pela Associação Internacional das Escolas de Cinema, Audiovisual e Mídia (Cilect). É a primeira vez que a ECA conquista esse prêmio por dois anos seguidos — em 2022, o curta vencedor foi Como Respirar Fora d'Água, escrito e dirigido por Júlia Fávero e Victoria Negreiros.
Ao todo, 301 filmes, representando 53 países, compõem o Festival. Os curtas serão exibidos em salas de cinema e pontos de exibição de São Paulo, entre os dias 24 de agosto e 3 de setembro. Toda a programação é gratuita. O evento também conta com uma seleção de filmes transmitidos no formato online.
A programação completa e mais informações podem ser acessadas no site do festival.
Serviço
Batimentos
Data: 26 de agosto
Horário: 19h
Local: Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Endereço: R. Vergueiro, 1000, Paraíso, São Paulo
Jib
Data: 27 de agosto
Horário: 17h
Local: Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Endereço: R. Vergueiro, 1000, Paraíso, São Paulo
Olhares Trêmulos
Data: 30 de agosto
Horário: 20h
Local: Cinemateca - Sala Oscarito
Endereço: Lgo. Sen. Raul Cardoso, 207, V. Mariana, São Paulo
Imagem de capa: montagem com imagens de reprodução/Kinoforum e Leno Taborda