CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

Filmes ecanos são exibidos no Festival Internacional de Curtas-Metragens

As produções abordam temas como amor, luto e medo; programação do evento é híbrida e gratuita

Comunidade

Os curtas-metragens Batimentos (2022), Jib (2022) e Olhares Trêmulos (2023), produções de estudantes do curso de Audiovisual da ECA e resultantes de atividades da graduação, fazem parte da 34º edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum, um dos maiores eventos voltados para filmes de pequena duração.

Batimentos (2022) é fruto dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de Clara Dias e Pedro Petriche, escritores e diretores da obra. Ambos ingressaram no curso de Audiovisual, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), em 2016. A trama retrata a noite de dois irmãos em uma festa. Enquanto um deles se vê intimidado por um novo integrante em seu grupo, a outra, uma DJ amadora, precisa enfrentar o medo de se expor.

Frame do curta-metragem Batimentos. A imagem é escura, tem tons roxos e pretos. Uma mulher de cabelo cacheado está com uma mão encostada no rosto. Ela tem um headphone pendurado no pescoço. As feições dela estão escuras como o fundo. Atrás dela, quatro faixas diagonais de luzes brancas.
Cena do curta-metragem Batimentos. Imagem: reprodução/Kinoforum

O curta faz parte da programação da sessão Cinema em Curso e será exibido no dia 26 de agosto (sábado), às 19h, no Centro Cultural São Paulo (CCSP).

Jib (2022) é resultado de um exercício livre do terceiro ano da turma ingressante do curso de Audiovisual de 2018. O curta é escrito e dirigido por Lira Kim e produzido por Letícia Maiumi Mendonça e Samara Ribeiro Gonçalves. O filme aborda a relação de uma mãe e sua filha, enquanto lidam com a ausência da matriarca da família, recém-falecida.

Frame do curta-metragem Jib. Uma moça de cabelos lisos e escuros usando regata preta está de perfil falando ao telefone em um cômodo. À frente da moça há um móvel e sobre ele estão objetos e um vaso com plantas. Parte de uma bancada de cozinha e uma janela iluminada formam o plano de fundo.
Cena do curta-metragem Jib. Imagem: reprodução/Kinoforum

A produção está inclusa na programação da sessão Cinema em Curso 2, e será exibida no dia 27 de agosto (domingo), às 17h, no CCSP.

Olhares Trêmulos (2023) é fruto dos TCCs de Leno Taborda, roteirista e diretor, e Victor Stoll, produtor — ingressantes do curso de Audiovisual em 2019 e 2018, respectivamente. O curta retrata o relacionamento de um jovem artista com seu namorado de 65 anos e o abalo devido à descoberta de que seu parceiro sofre de uma doença degenerativa.

Cena do curta-metragem Olhares Trêmulos. Um homem de idade, pele branca e sem cabelos, está sentado em uma cama com as pernas cobertas por lençóis brancos. Ele veste uma camiseta vermelha de mangas compridas. Ao lado dele, em cima da cama, uma caixa vermelha está aberta. À sua frente, sentado na cama, um rapaz de pele branca, cabelos escuros e lisos olha para um objeto e sorri levemente. O rapaz veste uma camisa de botões escura sobre uma camiseta marrom.
Cena do curta-metragem Olhares Trêmulos. Imagem: reprodução/Leno Taborda

A obra será exibida na Mostra Brasil no dia 30 de agosto (quarta-feira), às 20h na Cinemateca - Sala Oscarito.

Ainda este ano, Olhares Trêmulos foi eleito o melhor filme de ficção latino-americano no 18º Prêmio Ciba/Cilect, premiação criada pela Associação Internacional das Escolas de Cinema, Audiovisual e Mídia (Cilect). É a primeira vez que a ECA conquista esse prêmio por dois anos seguidos — em 2022, o curta vencedor foi Como Respirar Fora d'Água, escrito e dirigido por Júlia Fávero e Victoria Negreiros.

Ao todo, 301 filmes, representando 53 países, compõem o Festival. Os curtas serão exibidos em salas de cinema e pontos de exibição de São Paulo, entre os dias 24 de agosto e 3 de setembro. Toda a programação é gratuita. O evento também conta com uma seleção de filmes transmitidos no formato online

A programação completa e mais informações podem ser acessadas no site do festival

Batimentos

Data: 26 de agosto