O Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) se abre para diferentes perspectivas de abordagem da configuração das imagens técnicas audiovisuais a saber: das articulações poéticas; da significação semiótica; das expressões estéticas; dos experimentos e das realizações audiovisuais; das implicações críticas; da documentação, das transformações e da análise histórica; das articulações entre produção e difusão do conhecimento; das políticas públicas; das prospecções econômicas do setor. O trabalho realizado no programa desenvolvese no sentido de articular essas perspectivas nas práticas acadêmicas que se estruturam em aulas e seminários; nas atividades de grupos de pesquisa; na orientação de projetos; na produção escrita; e no estímulo a produções que enriqueçam as formas de expressão audiovisual e a reflexão crítica sobre as diferentes dimensões da vida social.
Suas pesquisas abordam o cinema e os meios audiovisuais como um sistema diversificado de práticas e ideias, envolvendo seus processos específicos de reflexão, criação, produção e difusão.
Considerando sua inserção no campo da Comunicação, sua tradição junto aos estudos de pós-graduação na ECA/USP e as dinâmicas transformações ocorridas no campo de estudos das mídias, os pesquisadores pertencentes ao PPGMPA, reunidos a partir de diferentes perspectivas teóricas, compartilham o entendimento de que as articulações formais que singularizam obras audiovisuais e sua recepção histórica constituem o cerne de sua investigação. Assim, trata-se de um programa estruturado em torno das diversas manifestações audiovisuais, entendendo que a partir dessas especificidades é possível investigar injunções culturais e artísticas que se relacionam com outros campos do conhecimento.
Essas especificidades circunscrevem o Programa, diferenciando-o e, simultaneamente, valorizando o intercâmbio com outras áreas, tais como as de artes e ciências humanas. Seu desafio é consolidar e ampliar, tendo em vista a contemporaneidade, a linhagem de pesquisa iniciada por inúmeros professores e professoras. A trajetória, produção intelectual e inserção desses pesquisadores contribuíram para mantê-los como referência em sua área de conhecimento, bem como para a formação de novas gerações, consolidando e renovando seu legado.
Consideramos que o campo da pesquisa audiovisual, com as ramificações e especializações diversas que o compõem, possui amplo potencial de intervenção social e política. Assim, uma formação crítica e ética, aliada ao repertório historiográfico e teórico. e ao estímulo à realização criativa, pode contribuir para produzir obras diferenciadas que ofereçam balizas que desafiem a produção hegemônica existente. Consideramos também o potencial do Programa em formar profissionais que contribuam para um adensamento mais que necessário da paisagem audiovisual brasileira. Tal perspectiva atesta a vocação do Programa em não apenas relacionar teoria e prática mas, sobretudo, lançar um novo modo de articulação entre esses polos, conjugando os sistemas de produção, recepção e as obras neles inseridas e, desse modo, dinamizando as teorias por meio dos desafios a elas lançados pelas práticas audiovisuais.
São objetivos do PPGMPA:
Consolidar e incrementar a tradição iniciada na ECA no desenvolvimento dos Estudos de cinema, televisão, rádio, vídeo e mídias digitais e na formação dos quadros da área atuantes nas universidades brasileiras e nas diferentes esferas da produção audiovisual contemporânea;
Investigar injunções culturais e históricas que se relacionam com outras áreas do conhecimento; transdisciplinaridade que incorpora diálogos com a filosofia, história, antropologia, música, artes visuais, artes cênicas, artes do corpo, bem como arquitetura e as diferentes disciplinas tecnológicas que situam as imagens e sons no centro da pesquisa humanística, partindo da tradição de uma matriz privilegiada, que é o cinema e a análise fílmica;
Potencializar o legado pedagógico da ECA, estimulando a atividade de pesquisa universitária de ponta;
Promover a internacionalização do programa, por intermédio de convênios com universidades estrangeiras. Deve ser salientado, nesse sentido, que, por meio do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão, os professores do atual programa participam da Associação Internacional de Escolas de Cinema (CILECT);
Consolidar os grupos de pesquisa já existentes e propor a criação de novos grupos em torno das temáticas desenvolvidas pelo programa;
Fomentar a proposição de mais projetos de pesquisa junto às agências de fomento;
Ampliar a participação já consistente do corpo docente e discente em encontros da área, como os promovidos pela Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema (SOCINE), pela Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS) e pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), dentre outros;
Consolidar a produção bibliográfica e artística do corpo docente e discente do programa;
Incentivar a realização de seminários interdisciplinares com a participação do corpo docente e discente, dos pós-doutores e pesquisadores convidados;
Tornar mais ágil e contribuir para a descentralização dos procedimentos de gestão administrativa, potencializando o nosso convívio acadêmico e contribuindo de maneira significativa para o aprimoramento da pós-graduação na Escola de Comunicações e Artes.
São três linhas de pesquisa, a saber:
História, teoria e crítica
A linha de pesquisa História, teoria e crítica reúne pesquisadores dedicados ao estudo das formas e temas da mídia audiovisual tal como organizada nos seus diversos gêneros e suportes, com atenção aos seus modos de produção e recepção, ou com ênfase na análise e interpretação de imagens e sons em conexão com a sua dimensão de conteúdo e de experiência estética, mutável no plano da história e de suas condições técnicas, incluindo segmentos correlatos, como as modalidades da fotografia (visual) e da programação sonora (mídia sonora).
Poéticas e Técnicas
A linha reúne estudos teórico-práticos dos processos de realização de obras audiovisuais, sejam elas contemporâneas ou históricas. Competências específicas, relacionadas a procedimentos de criação em seus aspectos técnicos e conceituais, constituem matéria de reflexão formalizada em objetos de arte ou comunicacionais. A poética de formas expressivas audiovisuais voltada para espaços canônicos, como a sala de cinema e a televisão, além de outros meios envolvendo experimentação, criatividade e invenção de linguagem, constituem objeto de investigação da linha. Busca-se assim, pensar a pesquisa científica no âmbito das artes audiovisuais, tendo como perspectiva as mudanças em curso e porvir, contemplando abordagens transdisciplinares.
Cultura Audiovisual e Comunicação
A Linha investiga fatos, ocorrências e fenômenos da comunicação e da cultura audiovisual nos quais se desenvolvem prioritariamente meios e processos audiovisuais. Dedica especial atenção a diferentes abordagens epistemológicas bem como às mediações e interações nos processos comunicacionais, nos sistemas de linguagem, nas práticas mediáticas do espaço público e de redes sociais.
Comissão Coordenadora do Programa PPGMPA (mandato de 15/11/2023 a 14/11/2025):
Coordenação:
Mateus Araújo Silva - Coordenador
Eduardo Simões dos Santos Mendes - Vice-Coordenador
Composição:
Titular: Mateus Araújo Silva / Suplente: Rosana de Lima Soares
Titular: Eduardo Simões dos Santos Mendes / Suplente: Atilio José Avancini
Titular: ..................... / Suplente: Mauro Wilton de Sousa
Representantes Discentes (mandato 2023):
Titular: Mariana Queen Ifeyinwaeze Nwabasil / Suplente: Juliana Magalhães e Ribeiro Gusman
Secretária: Márcia Ferreira
Estagiária: Vitória Bezerra Soares
Contato:
Telefone: +55 11 3091 4286
E-mail: ppgmpa@usp.br
Ás terças-feiras – 14h - Local: Sala 130 – CTR
19/03/24 |
14h |
23/04/24 |
14h |
20/05/24 |
14h |
25/06/24 |
14h |
27/08/24 |
14h |
24/09/24 |
14h |
22/10/24 |
14h |
26/11/24 |
14h |
10/12/24 (a confirmar) |
14h |
Atas das Reuniões 2022 :
10a. Reunião Ordinária de 2022
Atas das Reuniões 2023 :
5a. sessão ordinária de 2023
6a. sessão ordinária de 2023
7a. sessão ordinária de 2023
8a. sessão ordinária de 2023
9a. sessão ordinária de 2023
Atas das Reuniões 2024 :
1a. sessão ordinária de 2024
Eleição para a nova composição da CCP-MPA (mandato de 15/12/2023 a 14/12/2025):
Portaria interna com as regras
Eleição para compor mandato da CCP-MPA (mandato de 01/12/2022 a 14/12/2023):
Eleição para a nova composição da CCP-MPA (mandato de 15/12/2021 a 14/12/2023):
Corpo Docente
São orientadores do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais:
Eduardo Simões dos Santos Mendes
Disciplinas
Disciplinas oferecidas no 2o. Semestre de 2024
Disciplinas oferecidas no 1o. Semestre de 2024
Disciplinas oferecidas no 2º Semestre de 2023
Disciplinas oferecidas no 1º Semestre de 2023
Disciplinas oferecidas no 2º Semestre de 2022
Processo Seletivo
Alunos Regulares
Seleção para Ingresso no 1º semestre de 2025
- Edital com regras para seleção
- Ficha de inscrição - disponível de 26 de agosto a 06 de setembro de 2024
- Lista de Inscritos(as) (13/09/2024)
- Prova escrita dissertativa remota e síncrona (30/09/2024 das 14h às 17h);
- Divulgação da lista de aprovados na Prova Dissertativa (17/10/2024)
- Envio pelos candidatos dos Projetos de Pesquisa, Currículo Lattes e Histórico Escolar (29 e 30/10/2024)
- Divulgação das lista dos aprovados a etapa de análise de projetos de pesquisa, Curriculum Lattes e Histórico Escolar (15/11/2024)
- Prova Oral e Remota (os horários serão informados por e-mail) - 02 a 05/12/2024
- Divulgação do Resultado final do Processo seletivo (13/12/2014)
- Comprovação Documental (03 a 04/02/2024)
Alunos Especiais
As normas para o processo seletivo visando o ingresso de alunos(as) especiais no PPGMPA são disponibilizadas, semestralmente, via edital, na primeira quinzena de janeiro e na segunda quinzena de maio:
Processo Seletivo - 2o. Semestre de 2024
Projetos de Pesquisa
Docente | Projeto de pesquisa | Apoio |
---|---|---|
Cecília Antakly Melo | Os Modos Operísticos do Cinema Chinês: Formas e Funções da Civilização Imaginada (2016-atual) | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro |
Eduardo Victorio Morettin | Transatlantic Cultures - Dicionário de História Cultural Transatlântica, sécs. XVIII-XXI (2015-atual) | Agence Nationale de la Recherche - Cooperação / (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. |
Eduardo Victorio Morettin | Imagem-documento, imagem-monumento e cinema de arquivo: cruzamentos históricos em tempos de formação, engajamento e propaganda (2016-atual) | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. |
Esther Império Hamburger | Encenação no Cinema e na Televisão (2014-atual) | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa PQ-1D |
Henri Pierre Arraes de Alencar Gervaiseau | Transcultur@ - Dicionário de História Cultural Transatlântica, sécs. XVIII-XXI (2015-atual) | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. |
Ismail Norberto Xavier | O motivo temático 'o passado no presente' no cinema brasileiro contemporâneo: estudo comparativo (2016-atual) | (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa PQ-1A |
Mateus Araújo Silva | "Glauber Rocha prismático: ensaios de cinema comparado" (2014-atual) | |
Rubens Luís Ribeiro Machado Júnior | A presença da cidade nos discursos audiovisuais (2014-atual) |
Docente | Projeto de pesquisa | Apoio |
---|---|---|
Almir Antonio Rosa | Criação de conteúdos audiovisuais digitais interativos emmultitelas, multiplataformas e ambientes imersivos (2014-atual) | Universidade de São Paulo - Remuneração |
Atílio Avancini | Diante dos clássicos da fotografia (projeto de livre-docência) (2014-atual) | FAPESP |
Atílio Avancini | Rastros (2016-atual) | Universidade de São Paulo - Bolsa. |
Atílio Avancini | Comunicação intercultural e artística entre o Japão e o Brasil (2017-atual) | Kyoto University of Foreign Studies - Auxílio financeiro |
Eduardo Simões dos Santos Mendes | O que os teóricos e críticos brasileiros do cinema brasileiro pensam sobre a trilha sonora dos filmes brasileiros (2014-atual) | |
Patrícia Moran Fernandes | Estratégias Expressivas para além da Representação na Performance Audiovisual |
Docente | Projeto de pesquisa | Apoio |
---|---|---|
Ciro Marcondes Filho | Comunicação do sensível (2016-atual) | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa PQ-1A |
Ciro Marcondes Filho | Comunicação - Um olhar renovado e abrangente (2016-atual) | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa PQ-1A |
Ciro Marcondes Filho | Pequenas percepções - Comunicação do sensível II (2018-atual) | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa PQ-1A |
Eduardo Vicente | Em busca do rádio possível: as novas configurações da produção radiofônica independente na Europa | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo |
Eduardo Vicente | Rádio de autor: as experiências criativas no rádio paulistano das décadas de 1970 e 1980 | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa PQ-2 |
Gilson Schwartz | Comunicações Móveis e Desenvolvimento Sócio-Econômico na América Latina | |
Irene de Araújo Machado | Tradução Intersemiótica no/do Espaço Cinemático da Cultura | (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa PQ-1D |
Marilia da Silva Franco | Comunicação: um olhar renovado e abrangente (2015-atual) | |
Mauro Wilton de Sousa | Mídias Sociais e o Espaço Público Tensionado (2015-atual) | |
Rosana de Lima Soares | Crítica de Mídia e Cultura Audiovisual: visibilidades periféricas e reconhecimento social (2018-atual) | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa PQ-2 |
Rosana de Lima Soares | Crítica de Mídia e Estigmas Sociais: visibilidades juvenis em narrativas audiovisuais (2016-atual) |
Produção intelectual
O Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais possui uma ampla produção acadêmica que inclui as teses e dissertações defendidas junto aos programa, eventos acadêmicos e publicações - revistas, e-books e livros.
-
Teses e dissertações
-
Consulte as teses e dissertações defendidas junto ao PPGMPA na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.
-
Eventos do PPGMPA
-
Aula Magna “Cineastas negros/as no Brasil e a trajetória singular de Cristina Amaral”, ministrada em 14/05/2024, às 14h30, no Auditório .A do Prédio do CTR - Escola de Comunicação de Artes da Universidade de São Paulo
Jornada Discente 2023 - Link: https://we.tl/t-
a5P8a705gK
Palestra inaugural "Rotação, Dilação, e Encenação nas Artes Visuais"
Convidadas: Ana Maria Tavares e Raquel Garbelotti
6 de agosto de 2019, às 14h40
Seminário de Pesquisa Crise e Crítica
Convidadas: pesquisadoras Daniela Giovana Siqueira e Mariana Souto
Data: 22 de outubro, das 15h às 17h
Exibição do projeto Televizinho
Convidadas: Veridiana Zurita e Esther Hamburger
13 de Outubro às 18h
Publicações
Significação - Revista de Cultura Audiovisual
Revista científica com conselho editorial internacional e freqüência semestral engajada na temática dos estudos das linguagens verbais e não-verbais. Foi fundada na década de 1970.
Revista Movimento
Periódico científico semestral, organizado pelos alunos do Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA/USP. A Revista Movimento pretende ampliar o debate, nas mais variadas áreas e linhas de pesquisa, sondando as possíveis interfaces entre as atividades docentes, discentes e o cotidiano imediato da universidade. Abrindo-se ao seu tempo/espaço de origem, o nome da revista rememora dois eventos marcantes. Em 1935, o periódico Movimento; experiência juvenil de Paulo Emilio Salles Gomes, de importância para o contato do jovem crítico com a geração de Oswald de Andrade. Ao longo dos anos 1970, o jornal de propriedade coletiva Movimento, local de reorganização da esquerda e espaço de discussão estética, que contribuiu para a luta da sociedade civil contra a ditadura militar.
Clique e acesse o site da publicação.
Revista Laika
Clique e acesse o site da publicação.
Revista Novos Olhares
É uma publicação da linha de pesquisa "Cultura Audiovisual e Comunicação" e do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA-USP. Divulga resultados de estudos acadêmicos do campo da cultura audiovisual e das práticas de recepção. A Revista Novos Olhares tem Eduardo Vicente e Mauro Wilton de Sousa como editores e é de periodicidade semestral.
Clique e acesse o site da publicação.
Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias
Publicada por MidiAto - Grupo de Estudos de Linguagem e Práticas Midiáticas e voltada para a divulgação de artigos científicos e resenhas que contribuam para o debate sobre comunicação, cultura, mídias e linguagem.
História
O PPGMPA foi criado em 2009 a partir de uma divisão do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), da ECA, primeiro programa de pós-graduação da área de Comunicação do Brasil. A criação do PPGMPA partiu da compreensão de que a particularidade das pesquisas desenvolvidas por grande parte dos docentes da área de concentração do programa de origem, denominada Estudo dos Meios e da Produção Midiática, poderia ser melhor atendida em um programa de pós-graduação autônomo, dedicado de forma exclusiva às temáticas relacionadas à produção audiovisual e seus desdobramentos.
Como parte do atual quadro docente do PPGMPA pertenceu ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação, ele também contribuiu para o legado de pesquisa histórica e estética desenvolvido ao longo das várias fases pelas quais passou a área de concentração dedicada aos estudos de cinema, rádio, televisão e, no início, também de teatro. Ao longo de suas diferentes formulações, a área contribuiu tanto para a institucionalização acadêmica do campo na ECA e nas agências financiadoras (CNPq, CAPES e FAPESP), especialmente por meio da atuação de professores como Eduardo Peñuela Cañizal, Arlindo Machado e Ismail Xavier, quanto para a consolidação de um corpus bibliográfico e conceitual. Ela foi ainda responsável pela titulação de grande número de docentes hoje atuantes em outras universidades brasileiras.
Além de vencer barreiras e disputar espaço com os objetos canônicos das artes – literatura, teatro, artes visuais –, os estudos de cinema, desde que surgiram, abriram caminhos para a investigação da linguagem, do discurso e da produção de sentido em esferas midiáticas que não cessaram de se multiplicar no cenário da comunicação a partir da segunda metade do século XX.
Normas
Regulamento PPGMPA-USP (para ingressantes a partir de 2024)
Regulamento PPGMPA-USP (para ingressantes a partir de 2020 até 2023)
Regulamento PPGMPA-USP (para ingressantes a partir de 25.08.2014 até 2019)
Regulamento PPGMPA-USP (para ingressantes até 24.08.2014)
Área do Aluno
Informações importantes para os alunos de mestrado e doutorado dos alunos do PPGMPA:
VIII Jornada Discente do PPGMPA
contatol: discentesppgmpa@gmail.com.
Anais: https://drive.google.com/file/
Procedimentos para qualificação
Veja as instruções da ECA para qualificação.
Depósito de tese/dissertação
Confira os procedimentos necessários para o depósito de tese/dissertação.
Bolsas de estudo
Edital Seleção de Bolsas do PPGMPA 2024
Critérios para Seleção de Bolsas 2024
Critérios para acúmulo de bolsas
Links relacionados:
Auxílio financeiro
Clique para conferir o Edital de Bolsas CAPES/CNPQ 2023.
Relatório da Comissão e Resultado da Seleção PPGMPA 2023
- Requisitos
-
- Ser aluno(a) regularmente matriculado(a) no mestrado ou no doutorado do Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP;
- Participação em eventos científico-acadêmicos com apresentação de trabalho;
- Participação em Festivais
Não poderá solicitar auxílio:
- Discente sem matrícula semestral, com matrícula trancada, em prorrogação de prazo ou que depositou a dissertação/tese;
- Para pesquisa de campo ou investigação prática;
- Caso já tenha solicitado no mesmo ano.
- Valores
-
Valores concedidos pela CCP (atualizado em 11/07/2023):
- Eventos no Brasil – para alunos de MESTRADO e DOUTORADO – até R$ 1.000,00
- Eventos no Exterior – apenas para alunos de DOUTORADO – até R$ 1.400,00
Observação: O pagamento é feito através de reembolso após a apresentação do comprovante de apresentação do trabalho ou participação no evento.
- Itens financiáveis
-
- Inscrição no evento;
- Hospedagem;
- Alimentação (exceto bebidas alcoólicas);
- Despesas com locomoção (Ônibus e/ou Táxi).
- Solicitação
-
Solicitação do auxílio financeiro - Brasil e exterior:
A solicitação deverá ser feita conforme modelo (pdf);
Encaminhar a solicitação para o e-mail ppgmpa@usp.br.As reuniões da CCP ocorrem na última terça-feira de cada mês. As solicitações de financiamento devem ser entregues até a terceira terça-feira de cada mês para entrar na reunião daquele mês. Não há reunião em janeiro e julho.
- Prestação de contas
-
A prestação de contas com a verba CAPES-PROAP deverá estar de acordo com as portarias 227/2017 e 34/2016 da CAPES. O ressarcimento das despesas será feito após entrega e aprovação da prestação de contas.
As notas fiscais devem:
- Ser entregues no original;
- Ser datadas no período de ocorrência do evento;
- Estar em nome e CPF do(a) aluno(a) ou do coordenador do programa;
- Ser coladas em folhas sulfites;
- Ser digitalizadas em PDF.
- Após o evento
-
O setor financeiro da ECA/USP entrará em contato por e-mail, com o aluno, apresentando as instruções finais.